Dicas para começar na Aquarela

Se você acompanha o blog da Grafitti Artes, já conferiu por aqui diversos conteúdos voltados à pintura com tinta aquarela, como escolha de materiais, dicas para aquarela, etc. Hoje, este assunto volta a ser tema em nosso blog, mas com o foco em quem está começando a se aventurar neste universo.

Isso porque o uso de tintas diluídas em água pode trazer algumas dificuldades específicas para os artistas iniciantes.

Se você deseja aprender mais sobre a tinta aquarela e conferir dicas de como utilizar esse tipo de material nos seus trabalhos artísticos, continue acompanhando o artigo que preparamos.

A pintura com tinta aquarela

A principal característica da pintura com tinta aquarela é a possibilidade de dissolver os pigmentos em água, criando efeitos únicos e inconfundíveis.

Mas é importante ressaltar que por ser uma pintura essencialmente de base aquosa, a aquarela deve ser feita em papéis mais grossos, com gramatura acima de 250g/m², para evitar que a folha rasgue devido à água.

Outra característica marcante dos trabalhos com tinta aquarela é a transparência das cores, uma vez que a água deixa as tonalidades mais claras e diluídas. Mas se o artista desejar, é possível deixar os pigmentos mais intensos e vivos adicionando menos água à mistura.

Mesmo depois de seca, a pintura com aquarela pode ser retocada com a aplicação de um pouco de água. Contudo, este processo deve ser feito com cuidado, já que é necessário saber dosar a quantidade de líquido ideal para retocar o trabalho sem apagar as camadas de tinta já secas.

Dicas para pintar com aquarela

Se você está começando a praticar a pintura com aquarela e quer aprender a trabalhar com a tinta e a água, confira algumas dicas fundamentais que separamos:

1. Abuse da água

Como já mencionamos, a água é a base da pintura com aquarela, é ela que possibilita a versatilidade dos trabalhos com esse tipo de tinta.

Ao misturar água às tintas, é possível criar tonalidades de diferentes intensidades — mais claras ou mais intensas — dependendo da preferência do artista, ou até mesmo criar novas cores a partir da mistura dos pigmentos.

Mas quem está começando na aquarela, muitas vezes tem receio de exagerar na quantidade de água e acabar estragando o papel.

Na pintura com aquarela, a água é a principal aliada para dar transparência às cores e criar efeitos diferentes e únicos aos trabalhos. Por isso, a dica é não ter medo de testar e abusar da água!

2. Utilize os pincéis adequados

Quando o assunto é pintar com aquarela, é fundamental priorizar o uso das ferramentas adequadas, pois elas facilitam o trabalho e melhoram a precisão dos traços.

Dito isso, na hora realizar a pintura com tinta aquarela, recomenda-se utilizar pincéis de ponta arredondada e de diferentes tamanhos, já que eles são adequados tanto para fazer traços grandes quanto para finalizar o trabalho com detalhes.

3. Teste as cores

Apesar de ser bastante versátil e proporcionar grande liberdade ao artista, a aquarela também é uma técnica de pintura um tanto quanto imprevisível, pois a mistura das cores, a aplicação da água e até mesmo o processo de secagem podem gerar resultados diferentes a cada trabalho.

Por isso, antes de iniciar a pintura no desenho, a dica é testar todas as tonalidades e diluições em uma folha separada e, com base nos resultados, repetir o processo no trabalho original.

4. Trabalhe em camadas

A aquarela é uma pintura feita em camadas, que podem ser utilizadas para criar diferentes efeitos e sobreposições no trabalho artístico.

Mas para conseguir o resultado desejado, é preciso esperar cada camada secar para começar uma nova.

Este processo pode ser feito naturalmente ou com a ajuda de um secador de cabelo. Vale observar como a tinta seca durante cada processo e como o papel se comporta depois de seco.

Estes testes são fundamentais durante o treino da pintura com aquarela, pois ajudam o artista a conhecer melhor a prática e entender quais métodos funcionam melhor.

Materiais para aquarela é na Grafitti Artes!

Agora que você já conferiu algumas dicas essenciais para começar a pintar com aquarela, que tal contar com os melhores materiais para artes?

A Grafitti Artes é uma loja especializada em artigos para pintura, desenho e artesanato e possui tudo o que você precisa para desenvolver os seus trabalhos artísticos com aquarela.

Em nosso site, você encontra diversas opções de tintas aquarela em pastilha ou tubo, além de papéis de alta gramatura, pincéis e muito mais.

Com entrega em todo o Brasil, a Grafitti Artes leva até você as melhores marcas de materiais artísticos.

Acesse nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...