Como escolher um bom papel para aquarela?

Você está começando a estudar aquarela ou até já conhece o método há algum tempo, mas sempre fica em dúvida sobre qual tipo de papel usar? Saiba que a escolha do papel para aquarela pode influenciar bastante o trabalho final.

Por isso, neste post, ajudaremos você a encontrar o papel ideal para o seu trabalho. Confira!

Leia o rótulo

A dica número um é começar lendo a embalagem do papel. Procure por palavras como aquarela, aquarelável ou mesmo a tradução delas em outros idiomas. É a forma inicial de saber se aquele papel é indicado para o que você precisa.

Escolha a gramatura

A gramatura representa o peso do papel. No caso da aquarela, a mais utilizada é 300g/m². Também podem ser usadas gramaturas mais altas.

Mas tenha cuidado: não é só porque o papel possui alta gramatura que ele é indicado para aquarela. Lembre-se da dica anterior e procure, na embalagem, indicações de que ele serve para esta técnica.

Tenha atenção à superfície

Os papéis feitos de algodão são os mais utilizados pelos artistas em geral. Eles absorvem a tinta mais rapidamente e em maior quantidade.

Mas você também pode experimentar papéis de fibra de bambu, cânhamo e outros para criar suas artes. Use a criatividade!

Encontre a textura ideal

Você já deve ter reparado que o papel para aquarela possui uma textura diferente de outros papéis. Isso é preciso para evitar que a tinta escorra durante a pintura, evitando o aparecimento de manchas. São 4 os tipos mais comuns:

Cold pressed ou prensado a frio

Este é o tipo de textura mais utilizado para aquarela. Não é muito rugoso e não seca depressa.

Hot pressed ou prensado a quente

Este tipo de papel é quase liso, o que faz com que a tinta escorregue e seque depressa.

Soft grain ou fin

Este papel é levemente rugoso, o que faz com ele seja conhecido como liso, mesmo não sendo.

Rough grain ou torchon

Este papel possui textura áspera. É conhecido como papel rugoso. Sua granulação permite que a água não escorra, demorando mais para secar.

Escolha a cor do papel

A cor do papel para aquarela pode variar de acordo com a marca e o material do qual ele é feito. Isso faz com que você encontre papéis brancos, azulados ou em tons de creme indicados como sendo de cor branca.

Por isso, preste atenção na hora da escolha. Além disso, algumas marcas disponibilizam papéis coloridos em tons suaves.

Prefira papéis Acid Free

Os papéis Acid Free são aqueles livres de ácidos, o que evita que o papel fique amarelado com o passar do tempo. A maioria dos papéis profissionais possuem essa característica. Você deve encontrar esta informação no rótulo.

Nesse post, você aprendeu a importância do tipo de papel para o trabalho desejado e como escolher um bom papel para aquarela. Preste atenção principalmente ao tipo, à textura e à gramatura deles, pois essas características afetam diretamente o resultado do trabalho final.

Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode gostar de...

2 Respostas

  1. Francisco Clbr disse:

    Muito obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *