Como conservar tinta aquarela?

Quem trabalha com tinta aquarela sabe que esses materiais podem representar um investimento e tanto. Afinal, estojos e tintas aquareláveis de alta qualidade costumam ser mais caros do que tintas escolares, por exemplo.

E considerando que os artistas utilizam diversas cores e tipos de tinta aquarela para realizar os trabalhos, como é possível aumentar a durabilidade e funcionalidade desse material tão essencial no universo da pintura?

Confira no artigo dicas de como conservar diferentes tipos de tinta aquarela de forma correta, garantindo que os materiais estejam sempre adequados para o uso.

Um pouco sobre a tinta aquarela
Basicamente, a tinta aquarela é produzida a partir de goma arábica e pigmento bem triturado, formando uma substância que pode ser comercializada em diferentes formatos, como em bisnaga ou pastilha.  

Ao contrário das demais tintas, a aquarela apresenta maior transparência e harmonia entre as tonalidades, já que os trabalhos com esse tipo de tinta podem misturar tons claros e escuros, criando diversas camadas e efeitos em degradê.

Contudo, vale ressaltar que a forma de trabalho com a tinta aquarela deve seguir uma determinada ordem de camadas, indo da mais clara para a mais escura. 

Por ser utilizada em conjunto com a água, a tinta aquarela deve ser aplicada apenas em papéis de alta gramatura, que suportam melhor a mistura entre pigmento e água.

Além disso, a diluição da tinta na água confere à aquarela um efeito de transparência. No entanto, a tonalidade final do trabalho só será observada após a secagem completa da tinta, processo que pode variar conforme a quantidade de água utilizada. 

Como conservar tinta aquarela
Confira algumas dicas simples, porém eficientes, para conservar a tinta aquarela por mais tempo e garantir a economia do material.

  • Aquarela em pastilha
    A aquarela em pastilha deve ser protegida da poeira, da luz e do calor excessivo. Por isso, este tipo de tinta deve ser armazenado em um local fechado e longe da luz solar ou de altas temperaturas.
  • Aquarela em bisnaga
    Além de não ser exposta à luz solar, calor ou umidade excessivos, a tinta aquarela em bisnaga requer mais alguns cuidados.

    As bisnagas devem sempre estar bem fechadas, para evitar que a tinta resseque, e devem ser armazenadas de forma que não fiquem dobradas ou amassadas. 

Outra dica importante é não limpar o godê. Afinal, mesmo depois de secas, as tintas aquarelas podem ser reaproveitadas com um pouco de água.

E o processo de reutilização é muito simples!

Após o uso, basta proteger o godê com o restante das tintas com um plástico ou pano, evitando que a poeira se misture com os pigmentos. No próximo uso, vale acrescentar uma pequena quantidade para que a tinta se torne maleável novamente. 

Onde encontrar tinta aquarela?
Agora que você já aprendeu como guardar e conservar as tintas aquarela, que tal renovar os seus materiais de pintura com a Grafitti Artes?

Na Grafitti, você encontra diversas opções de produtos para desenho, pintura e artesanato para os mais diferentes estilos de trabalho e níveis profissionais.

Confira uma seleção de materiais para pintura com aquarela da Grafitti Artes.

Quer conferir mais opções?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes, conheça nossa variedade de materiais artísticos e boas compras!

Você pode gostar de...