Guia completo: como escolher materiais artísticos para desenho e pintura

Se você é um artista em busca de orientações sobre como escolher materiais artísticos para desenho e pintura, este guia completo é para você. Escolher os materiais certos é um passo importante para produzir obras de qualidade e explorar diversas técnicas criativas, que inclusive vamos descrevê-las aqui para você.

São tantas opções disponíveis no mercado, que pode ser um pouco difícil saber por onde começar. Por isso, neste guia vamos ajudá-lo a conhecer as mais variadas técnicas de desenho e pintura e os materiais artísticos ideias para cada uma delas. Continue a leitura!

Desenho: conheça as principais técnicas e os materiais artísticos ideais

Existem várias técnicas de desenho e cada uma delas pode ser realizada com seus próprios materiais. Confira a seguir algumas das principais técnicas de desenho e os materiais artísticos usados.

  • Desenho a lápis

Técnica de desenho muito comum e que envolve o uso de lápis grafite para criar linhas e sombreamentos. No desenho a lápis, você pode usar diferentes durezas de lápis para criar efeitos distintos de sombra, textura, linhas e esboços. As durezas dos lápis podem variar de macio (como o 6B) a duro (como o 6H).

Além dos lápis, outros materiais artísticos utilizados nessa técnica são o apontador, borrachas (comum, plástica, maleável) e esfuminhos (bastão cilíndrico feito de papel macio ou feltro comprimido), que servem para misturar e suavizar as linhas, criando assim efeitos de sombreamento, transições suaves entre tons e detalhes mais realistas para os desenhos.

  • Desenho a carvão

Na técnica de desenho a carvão, você utiliza um bastão de carvão para criar traços mais escuros e densos do que o lápis.

Nesse caso, o carvão é usado, geralmente, em conjunto com um fixativo para evitar que ele se desfaça ou borre com facilidade. Existem dois tipos principais de carvão para desenho: o carvão vegetal e o carvão comprimido. Mas, também é possível utilizar o chamado lápis carvão para desbravar as possibilidades da técnica.

As borrachas de diferentes tipos e os esfuminhos também são bem-vindos para suavizar as linhas e criar efeitos de sombra no seu desenho.

  • Desenho à caneta

As canetas também são bastantes utilizadas nos desenhos. Para essa técnica, use canetas com ponta fina para criar linhas precisas e detalhadas, sombreamentos, texturas e padrões diferenciados.

Existe uma infinidade de tipos de canetas, como as canetas-tinteiro e canetas nanquim, e o artista pode usar sua criatividade para abusar dessa variedade e criar diferentes efeitos visuais.

  • Desenho a pastel

Para os desenhos a pastel, o artista deve usar giz pastel para a criação de linhas e sombreamentos. Este material artístico está disponível em uma ampla variedade de tons e pode ser utilizado para criar desenhos com cores vivas e vibrantes.

Ainda assim, o giz pastel é um material artístico que pode ser aplicado diretamente no papel para obter cores mais vivas, ou então, esfregado com um esfuminho. Nesse caso, o desenho ganha uma aparência mais suave e aveludada.

  • Desenho esboço ou croqui

A técnica de desenho de esboço ou croqui envolve a criação de um desenho rápido e solto, usado principalmente como uma etapa inicial para desenvolver ideias e compor um trabalho mais detalhado posteriormente.

Os materiais artísticos que podem ser usados na técnica de esboço/croqui incluem lápis de grafites variados, canetas nanquim, carvão, marcadores, giz pastel e diversos outros. A escolha do material dependerá do estilo do artista e da finalidade do esboço.

  • Desenho técnico, industrial ou arquitetônico

O desenho técnico, industrial ou arquitetônico tem o objetivo de representar objetos ou projetos com formas detalhadas e precisas. Essa técnica é frequentemente usada por engenheiros, arquitetos e designers.

Os materiais artísticos que podem ser usados no desenho técnico, industrial ou arquitetônico incluem lápis de grafite de diferentes durezas, canetas técnicas, réguas, esquadros, compassos e papel de desenho técnico.

  • Hachura

A hachura é uma técnica de desenho que envolve a criação de linhas paralelas para criar sombreamento e texturas.

É uma técnica comum para desenhos a lápis de diferentes durezas e pode ser usada para criar uma ampla gama de efeitos de sombreamento.

Pintura: conheça as principais técnicas e os materiais artísticos ideais

Assim como os diversos tipos de técnicas de desenho, também existem as mais variadas técnicas de pintura. Cada tipo de pintura utiliza materiais artísticos específicos.
Veja a seguir as principais técnicas e quais materiais você deve usar para cada uma delas.

  • Pintura em aquarela

Na aquarela, a tinta é diluída em água para criar diferentes tonalidades e efeitos de transparências.

É importante salientar que os papéis utilizados na aquarela devem ser específicos para essa técnica, já que possuem texturas e gramaturas diferentes para cada tipo de trabalho.

  • Pintura a óleo

A pintura a óleo é uma técnica em que se utiliza tinta a óleo e pincéis sobre uma tela. A tinta pode ser diluída em óleo de linhaça, papoula ou outro solvente, o que permite a criação de camadas e misturas de cores.

Outros materiais artísticos ideais para pintura a óleo são as telas preparadas com gesso ou outras preparações para dar textura e aderência à tinta.

  • Pintura acrílica

Nessa técnica, você utiliza a tinta acrílica, pincéis ou espátulas para criar camadas e texturas em uma tela, ou até mesmo em papel.

A tinta acrílica pode ser diluída em água, permitindo diferentes efeitos e misturas.

  • Pintura com guache

O guache é uma técnica que utiliza tinta opaca e água para criar camadas e cores sobre papel ou tela. A tinta é diluída em água e pode ser aplicada com pincéis ou espátulas, permitindo diferentes efeitos de textura e mistura de cores.

Nas técnicas mencionadas acima, além dos diversos tipos de tintas existentes, é importante utilizar outros materiais artísticos para desenvolver sua pintura com qualidade.

São eles: os diferentes tipos de pincéis existentes no mercado, as espátulas (para aplicar a tinta de forma mais espessa), a paleta (superfície para você misturar as cores), os solventes (para diluir e alterar as características da tinta) e o suporte (papel, tela, madeira e outros materiais).

O que levar em consideração ao escolher os materiais artísticos para a sua arte?

Escolher os materiais artísticos certos pode fazer uma grande diferença no resultado final de uma obra de arte, seja ela um desenho ou uma pintura.

Listamos abaixo algumas dicas valiosas que podem ajudar você a escolher os materiais artísticos ideais para a técnica de sua preferência. Confira!

  1. Considere o seu nível de habilidade

Se você é iniciante, pode ser melhor começar com materiais mais simples e acessíveis e ir testando diversos tipos, enquanto artistas mais experientes podem investir em materiais artísticos de alta qualidade.

  1. Escolha a técnica que você quer usar

Como você pôde perceber até aqui, cada técnica de desenho ou pintura exige materiais diferentes. Por exemplo, a aquarela requer tintas aquareláveis e papel apropriado, enquanto os lápis e canetas podem ser usados em uma ampla variedade de papéis.

  1. Considere o tipo de superfície

Alguns materiais funcionam melhor em determinados tipos de superfície. Isto é, as tintas acrílicas aderem melhor em superfícies lisas, como telas e painéis de madeira, enquanto tintas a óleo são mais adequadas para superfícies absorventes, como a tela preparada com gesso.

4. Pense na paleta de cores

Escolha materiais que permitam criar a paleta de cores desejada. Por exemplo, tintas a óleo possuem uma ampla gama de cores disponíveis, enquanto aquarela pode ser mais limitada, ainda que crie um visual diferenciado no resultado.

5. Experimente, solte sua criatividade e divirta-se!

A melhor maneira de escolher os materiais certos é experimentando e testando. Aposte em diferentes marcas, cores e texturas para encontrar os que melhor atendem às suas necessidades e gostos.

Lembre-se de que a escolha dos materiais artísticos é uma questão pessoal e pode variar de acordo com as preferências de cada artista. Deixe sua criatividade fluir!

Encontre os melhores materiais artísticos para seus desenhos e pinturas

Com um super guia como esse em mãos, você poderá tomar as melhores decisões e escolher materiais artísticos ideais para o seu estilo e técnica de desenho e pintura.

Na Grafitti Artes você encontra uma ampla variedade de materiais e as melhores marcas do mercado com envio para todo o Brasil.

E aí? O blog Grafitti Artes te ajudou nessa empreitada? Não deixe de ler outros artigos e ficar por dentro dos melhores materiais artísticos para suas artes.

Você pode gostar de...