Conheça a fanart: arte criada pelos fãs

Os artistas apaixonados por filmes, cantores, animações, jogos, livros ou séries podem expressar todo o seu amor por meio das fanarts. Esse tipo de criação artística se baseia em personagens mas também está ligada com a imaginação e criatividade do artista.

Ao criar um desenho de um personagem que já existe, é possível trazer novos elementos a ele e fazer uma releitura mais abrangente dele, levando em consideração também os sentimentos que o personagem desperta.

Os vilões, por exemplo, na maioria dos desenhos, são preenchidos com cores escuras e sombras.

Venha conhecer as incríveis possibilidades da fanart; continue a leitura!

Qual é a definição de fanart?

Fanart é uma forma de expressão artística que homenageia ou celebra uma obra de ficção que o artista admira ou se inspira.

Geralmente, a fanart é feita por fãs que querem mostrar sua paixão, criatividade e talento, como já mencionamos.

Para isso, são usados os personagens, cenários, objetos ou histórias da obra original como referência. Aqui é importante destacar também que a fanart não engloba apenas pinturas ou ilustrações.

Ela inclui também as esculturas, fotografias, colagens, bordados e até mesmo tatuagens.

Veja alguns exemplos:

Spider-Gwen – Feito por @emillyzanettiart

Spider-Gwen
Fonte: https://www.instagram.com/p/C3JWw7JxK_A/

Kurama Youko – Feito por @nadiart_s

Kurama Youko
Fonte: https://www.instagram.com/p/C2OcPG-tpL7/

Djonga – Feito por @moisescrivelaro

Djonga
Fonte: https://www.instagram.com/p/C11uOxbOI_X/

Como criar uma fanart?

O primeiro passo para começar a criar uma fanart é escolher os personagens, bandas ou filmes que você deseja homenagear.

Você pode optar por aqueles que marcaram a sua infância, ou aproveitar a expectativa em relação ao lançamento de uma nova temporada para desenhar uma série específica.

Diante disso, existem muitas possibilidades que podem ser exploradas e todas dependem da sua preferência.

Crie uma lista das figuras que vão estimular a sua prática artística, seja por meio de ilustração, pintura ou colagem.

Assim que decidir qual será o personagem, separe os materiais que irá utilizar no processo, que sejam adequados ao estilo que pretende criar.

Depois, busque referências na internet.

Existem diversos canais no Youtube com tutoriais que oferecem dicas específicas, além de conteúdos no Instagram, TikTok e Pinterest.

Reúna todas essas dicas e comece o esboço da sua criação, com um lápis ou caneta.
Se você for criar uma aquarela, separe os seguintes materiais:

Tinta: compre tinta para aquarela em pastilhas ou bisnagas. Existe a possibilidade de comprar estojos com inúmeras cores, o que permite criar variações de tons:

Pincéis: para a aquarela, os pincéis precisam ser macios e segurar bem a tinta, independente de serem sintéticos ou naturais:

Papel: um detalhe crucial sobre os papéis para aquarela é que eles devem ter pelo menos 50% de algodão em sua composição, para auxiliar na absorção da tinta.

Se você for criar uma fanart com lápis de cor, é importante escolher lápis que sejam macios, de boa qualidade e duráveis, já que uma ilustração demanda o uso de muitas cores diferentes:

Onde divulgar a fanart quando ela estiver pronta?

Existem muitas maneiras de divulgar uma fanart, principalmente nas redes sociais.

O Instagram é uma das redes favoritas de artistas para apresentar seus trabalhos para o maior número de pessoas possível.

Assim que terminar de criar a sua fanart, a fotografe com o celular em um local com um fundo neutro e com uma boa iluminação.

Use hashtags relacionadas ao desenho, livro ou personagem e marque na publicação a loja a qual comprou os materiais para fazer a sua ilustração.

Essa é uma maneira de engajar a publicação, mas não esqueça também de enviar para amigos e compartilhar nos stories.

Qual loja comprar os melhores materiais para fazer uma fanart?

Deixe a sua imaginação e criatividade fluírem e não tenha dores de cabeça para encontrar os melhores materiais para criar uma fanart.

Na loja online da Grafitti Artes você encontra uma seleção incrível de marcas separadas por categorias, assim fica muito mais fácil escolher os produtos.

Seguindo as nossas redes sociais você também pode acompanhar o compartilhamento nos stories de fanarts criadas pelos nossos seguidores: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...