Plastilina: o material versátil para a criação de modelos realistas

A modelagem oferece uma série de possibilidades dentro das suas características de tridimensionalidade, que envolve a largura, altura e profundidade de um objeto.

Com criatividade e imaginação, ela pode envolver a coordenação motora e explorar técnicas com texturas e diferentes linguagens artísticas.

Com a modelagem existe percepção de diferentes formas, que auxiliam a melhorar a precisão dos movimentos e habilidades estruturais.

Neste artigo, vamos explorar o uso da plastilina, continue a leitura!

Entenda o que é plastilina

A plastilina é um tipo de argila sintética que não seca e é constituída à base de óleos.

A massa considerada mais macia é chamada de plastilina no Brasil, contudo, as oilclay são todas da mesma categoria: clay, oilclay, modelling clay e massa clay são alguns sinônimos para ela.

O seu uso é popular e bastante utilizado para crianças que desenvolvem a coordenação motora, mas é popular também no uso de esculturas mais elaboradas ou ainda como base para a confecção de moldes como o de silicone, por exemplo.

Uma das principais características da plastilina é a de não secar, o que possibilita trabalhar em uma mesma peça durante diversos dias, já que o objeto pode ser guardado sem que a massa deixe de apresentar a sua principal característica: flexibilidade.

Como esculpir com a plastilina ou oilclay

O uso da plastilina ou oilclay é considerado bastante simples.

É preciso acrescentar poucas quantidades e misturar com a mão ou uma espátula para constituir um grande bloco único.

A partir dessa etapa a imaginação pode entrar em ação e conseguem ser desenvolvidas diversas formas de rostos, flores, árvores e até mesmo arquitetura.

A consistência ideal da massa

Para artistas iniciantes, o ideal é investir em uma massa de consistência média, em que existe uma facilidade maior para modelar com as mãos.

Uma boa indicação para isso é a massa de modelar Clay.

Ela conta a mesma particularidade da plastilina que é a de não secar, o que facilita o processo de modelagem.

Para poder moldar uma escultura em oilclay, é possível usar rastelo, que é uma ferramenta que se deve passar na estrutura para manter a superfície bem uniforme.

Quando as áreas em excesso são niveladas, o rastelo desempenha um papel fundamental e isso resulta em uma superfície uniforme e plana.

Após esse processo de nivelamento, é necessário aplicar um solvente delicadamente com um pincel suave para remover quaisquer marcas deixadas pelo rastelo.

Nessa etapa, podemos considerar que a escultura estará concluída.

Uma alternativa interessante é participar de cursos e workshops, onde um professor poderá ensinar técnicas apropriadas.

As vantagens da plastilina em relação à argila

Ao compararmos a plastilina com argila, ela apresenta uma série de vantagens relevantes.

  • Maleabilidade da plastilina

A primeira delas é a sua maleabilidade, que permite a moldagem com facilidade e extrema precisão.

A plastilina, como mencionamos, é macia e flexível, o que acaba facilitando muito a criação de detalhes delicados e a realização de ajustes durante o processo de escultura.

Diferentemente disso, a argila pode ser mais difícil de moldar e requer um certo nível de força para manipulá-la da forma adequada.

A plastilina, com a sua textura suave e homogênea, resulta em superfícies uniformes e de acabamento refinado.

  • Presença de pequenos grãos na argila

Um outro aspecto que pode atrapalhar na criação de objetos com argila são os pequenos grãos encontrados que interferem no resultado da escultura.

A plastilina, por sua vez, oferece uma consistência estável, garantindo uma escultura muito mais precisa e esteticamente.

  • A plastilina mantém a forma da escultura ao longo dos anos

Outro benefício da plastilina quando comparada com a argila é a sua capacidade de manter a forma original da escultura ao longo do tempo.

Enquanto a argila tende a secar e encolher, a plastilina permanece flexível e maleável, permitindo que o artista faça alterações e retoques mesmo após longos períodos de trabalho.

Isso proporciona uma maior liberdade criativa e a possibilidade de experimentar diferentes ideias sem o receio de comprometer a integridade da escultura.

Independentemente de qual alternativa você considera a melhor para explorar as suas habilidades artísticas, a Grafitti Artes conta com os materiais necessários para isso.

Aproveite também para ler outros artigos interessantes com dicas relevantes sobre técnicas no nosso blog.

Você pode gostar de...