Qual a melhor borracha para desenhos técnicos?

Quem trabalha com arquitetura ou ainda está estudando a profissão sabe da importância dos trabalhos manuais para a compreensão de espaços e objetos. Croquis e desenhos técnicos, por exemplo, fazem parte do dia a dia da profissão e demandam ferramentas próprias para garantir a qualidade final do trabalho. 

Considerando isso, você já se perguntou quais são os materiais mais adequados para os trabalhos de arquitetura?

Confira hoje uma seleção das melhores borrachas para desenhos técnicos.

Os desenhos técnicos
De modo geral, os desenhos técnicos são representações gráficas de ambientes e objetos, e apresentam características como escalas, cortes e perspectivas.

Este tipo de desenho é muito utilizado na arquitetura e em áreas da engenharia para a criação de plantas e projetos.

Por representar formas, posições e dimensões de espaços e objetos conforme as necessidades de uma determinada situação, o desenho técnico abrange geometria e noções matemáticas, apresentando elementos, numerações e símbolos que auxiliam no entendimento do projeto pelo profissional responsável pela execução.

O desenho técnico é bastante versátil e pode ser utilizado para representar:

  • projetos de móveis e interiores;
  • edificações;
  • detalhamentos elétricos;
  • indústrias mecânicas;
  • sistemas de infraestrutura;


E muito mais!

Devido à importância do desenho técnico para a execução dos projetos — ele demonstra com exatidão as características da obra — este tipo de trabalho é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina as nomenclaturas, os tipos de desenhos, os materiais e técnicas de execução utilizados, entre outras questões.

Conhecendo as necessidades específicas
Enquanto o desenho artístico é utilizado para explorar a criatividade do artista, sendo, portanto, um trabalho mais livre (pode apresentar diversas interpretações de acordo com quem o observa), o desenho técnico é repleto de normatizações e procedimentos que auxiliam na representação e no entendimento de uma ideia.

Dessa forma, o desenho técnico arquitetônico demanda a utilização de materiais específicos que ajudam o profissional a ter mais firmeza e precisão nos traços, além de facilitar a leitura do projeto pelo responsável pela execução da obra. 

Confira quais são os principais materiais necessários para realizar um trabalho de desenho técnico:

  • Folhas vegetal, sulfurizê e sulfite (dimensões A0 a A5);
  • Escalímetros de 15 e 30 cm;
  • Transferidor;
  • Jogo de esquadros;
  • Compasso;
  • Réguas comuns e em T;
  • Gabaritos;
  • Lapiseiras 0.3, 0.5 e 0.7;
  • Borracha;
  • Canetas nanquim.

Qual a melhor borracha para desenhos técnicos?
Como você conferiu acima, a borracha é um item indispensável durante a criação de um desenho técnico.

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o modelo mais adequado para este tipo de trabalho?

Confira os tipos de borracha mais indicados para desenhos técnicos:

  1. Borracha natural ou de látex
    Conhecida como a tradicional borracha escolar, a borracha de látex é muito utilizada para apagar lápis e lapiseira em diversas superfícies. 

    Este modelo é ideal para a realização de desenhos técnicos, já que a borracha é macia e suave, não danificando a superfície do desenho durante os movimentos de apagar.
  2. Borracha plástica
    A borracha plástica, fabricada em vinil, é suave e menos abrasiva, sendo capaz de limpar qualquer tipo de papel sem a necessidade de aplicar muita pressão ao movimento de apagar.

    Esse tipo de borracha é indicado para desenhos técnicos, pois não mancha o trabalho e elimina menos resíduos, facilitando a limpeza da superfície.
  3. Caneta borracha
    Práticas e fáceis de usar e armazenar, as canetas borracha são macias e apresentam baixa abrasividade, não danificando a superfície do papel.

    A caneta protege a ponta da borracha e permite o ajuste do tamanho da parte exposta, auxiliando no manuseio e evitando a quebra da ponta.

Disponível em diversos diâmetros, a caneta borracha é ideal para apagar detalhes e traços de desenhos técnicos sem borrar nem eliminar muitos resíduos.

  1. Borracha elétrica
    Ideal para desenhos técnicos, pois oferece maior precisão de movimentos e facilidade de apagar, a borracha elétrica é suave e oferece o mínimo de impacto com a superfície, evitando que o papel amasse ou rasgue.


Onde comprar borracha para desenhos técnicos
As melhores borrachas para trabalhos de arquitetura estão na Grafitti Artes!

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Confira uma seleção de borrachas para desenho técnico:

Você encontra todos estes produtos e muitos outros na Grafitti Artes!

Acesse nossa loja virtual e confira a variedade de materiais.

Você pode gostar de...