Como fazer caligrafia para convites?

A caligrafia artística sempre esteve bastante presente em convites de casamentos, eventos e outras celebrações importantes. Afinal, esta técnica de escrita artística transmite toda a elegância e sofisticação necessárias para os momentos especiais. 

Ao contrário dos modelos feitos em gráficas, os convites decorados com caligrafia são todos feitos à mão, recebendo cuidados e atenção redobrados.

Se você gostaria de aprender caligrafia ou já teve contato com a prática e quer saber mais sobre este universo, confira hoje como fazer escrita artística para decorar cartas e criar convites personalizados.

O conceito de caligrafia
A caligrafia é definida como a técnica de escrever de forma bela e legível. Ela se diferencia do lettering na forma de criação, pois as palavras não são desenhadas no papel, mas sim escritas de maneira fluida e elegante. 

A partir da caligrafia tradicional, surgiu outra vertente chamada de caligrafia artística. Nesta técnica, o calígrafo — profissional que trabalha com as letras —, incorpora elementos e metodologias da arte para dar vida a uma escrita única e totalmente personalizada.

Apesar de não ser muito utilizada no dia a dia, a caligrafia é uma técnica bastante popular entre profissionais que ilustram convites de casamentos e demais eventos importantes.

Além disso, a caligrafia também pode ser usada em cartas e para a criação de tipografias, anúncios e logotipos.

Para realizar a caligrafia artística e obter bons resultados com o trabalho final, é necessário utilizar materiais e instrumentos específicos, como canetas com bicos de pena e tintas especiais.

A caligrafia artística ainda apresenta diferentes estilos, influenciados por questões históricas e geográficas. Os principais estilos que compõem esta técnica são:

  • caligrafia inglesa: deriva da caligrafia irlandesa e possui muitos ângulos e inclinações;
  • caligrafia comercial: estilo mais utilizado atualmente, sofreu várias mudanças e continua se adaptando ao uso comum;  
  • caligrafia comercial alemã: possui traços finos que conferem maior elegância, além de apresentar formatos diferentes para letras minúsculas e maiúsculas.
  • caligrafia italiana: já foi a caligrafia oficial da Itália, e hoje é utilizada quase que exclusivamente em lápides e documentos oficiais.
  • caligrafia coulée: estilo bastante utilizado na França, possui hastes mais alongadas e uma suave inclinação para o lado esquerdo.
  • caligrafia ronde: estilo francês de caligrafia com letras retas e redondas, sem nenhuma inclinação para os lados.

Como fazer caligrafia para convites
Confira algumas dicas úteis para aprender a técnica da caligrafia artística e criar convites para casamentos e demais eventos totalmente personalizados.

  1. Escolha um estilo
    O primeiro passo para começar a desenvolver a caligrafia é escolher um estilo e focar em suas características e formas de escrita.

    Neste primeiro momento, basta escolher um dos seis estilos de caligrafia que mostramos acima, adquirir os materiais adequados e seguir para a próxima etapa!   
  2. Pratique os movimentos
    Cada estilo de caligrafia possui formatos diferentes e variações que exigem movimentos distintos, por isso, a prática da escrita é tão importante.

    Somente através de treinos recorrentes é possível dominar as técnicas e realizar os movimentos de antebraços e ombros corretamente.

    Para ajudar nesta etapa, a dica é utilizar um caderno próprio para caligrafia, treinando círculos e ondas em um primeiro momento.

    Após adquirir segurança para treinar as letras, o indicado é escrever todo o alfabeto, experimentando tamanhos e espessuras diferentes e inclinações variadas.
  3. Tenha paciência
    Por fim, seja paciente! Ao treinar a caligrafia artística, é preciso escrever com calma e não ter pressa.

    Escrever rápido demais pode fazer com que a tinta falhe, sendo necessário a criação de “remendos” nos traços.

    Já para evitar que a escrita saia torta no papel sem pautas, a dica é fazer um traço bem fino com o grafite para servir de orientação. Depois que a tinta secar, é só apagar o traço com uma borracha macia e pronto!

Materiais para caligrafia
Quer contar com os melhores materiais para praticar caligrafia e elaborar cartas e convites personalizados? Então, conheça a Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, e conta com uma grande variedade de produtos para caligrafia e lettering.

Confira alguns de nossos materiais para caligrafia e escrita artística:

Para conhecer toda a variedade de produtos da Grafitti Artes, acesse a loja online e boas compras!

Clique aqui para acessar a loja. 

Você pode gostar de...