O que é quilling?

Você sabe o que é quilling? Apesar de não ser um termo tão popular, esta técnica artística que utiliza papel vem conquistando cada vez mais adeptos e curiosos.

Afinal, através do quilling é possível dar vida a uma série de trabalhos decorativos e artísticos, como mandalas, painéis, quadros, convites, cartões, scrapbooks, caixas de presente e muito mais!

Se você não sabe o que é quilling e quer conhecer mais sobre a técnica, continue acompanhando o artigo.

O que é quilling?
O quilling é uma técnica artesanal que utiliza tiras de papel para criar diferentes imagens detalhadas em 3D. Neste processo, as tiras são enroladas em espirais, coladas e moldadas em diversos tamanhos e formatos sobre uma superfície.

O quilling é considerado por muitos como a arte de trabalhar com papel, pois utiliza tiras de papel de diferentes cores e gramaturas para criar as ilustrações.

No entanto, o quilling não se restringe apenas a folhas de papel, outros materiais podem ser utilizados na técnica, como fitas de cetim e cartolinas.

A origem do quilling é incerta, porém, estudos apontaram que a técnica já era realizada em países como Itália, França e Inglaterra na Idade Média.

Já durante o Renascimento, monges e freiras da França e da Itália utilizavam o quilling para decorar capas de livros religiosos e ornamentar gravuras sagradas.

A técnica se popularizou na Europa no século 18 e, mais tarde, chegou às Américas. Artistas como Yulia Brodskaya e irmãos Campana trouxeram maior notoriedade para a prática.

Quais os materiais necessários?
O quilling é um trabalho manual que exige tempo, paciência e criatividade. Afinal, as tiras de papel precisam ser enroladas e moldadas uma a uma para compor as imagens desejadas.

Dessa forma, a técnica de quilling é ideal para quem gosta de trabalhos delicados e bem detalhados. 

Para praticar o quilling e criar novos trabalhos através da técnica é preciso contar com alguns materiais básicos, como:

  • papel para quilling em diferentes cores;
  • tesoura ou estilete;
  • cola branca;
  • pinça (opcional);
  • palitos de madeira (opcional);
  • cartolina (opcional).

Quem já está mais avançado na técnica de quilling e deseja um efeito mais sofisticado ao trabalho pode apostar em outros materiais, como fitas de cetim e uma ferramenta específica para auxiliar na hora de enrolar e moldar as fitas.

Como fazer quilling?Com os materiais necessários em mãos, é hora de começar a desenvolver as imagens e criar trabalhos em quilling.

Pessoas que ainda não tem muita experiência podem encontrar certa dificuldade para fazer os desenhos e moldar o papel corretamente.

Nesses casos, a dica é imprimir a imagem escolhida ou desenhá-la no papel — com um traço fraco —, criando um molde para facilitar o contorno e o preenchimento com o papel enrolado.

Confira o exemplo abaixo:

Fonte: The Spruce Crafts

Fonte: The Spruce Crafts

  Fonte: The Spruce Crafts

Onde encontrar materiais para quilling?
Na Grafitti Artes, loja especializada em materiais para artesanato, pintura e desenho, você encontra todos os itens necessários para criar os mais diferentes trabalhos em quilling.

Confira uma seleção de produtos especiais:

Precisa de mais materiais, como cola, tesoura e diferentes papéis? Encontre na Grafitti Artes!

Acesse nossa loja virtual e adquira todos os produtos necessários para os seus próximos trabalhos artísticos.

Você pode gostar de...