Conceitos básicos da teoria das cores

As cores sempre estiveram presentes em peças de publicidade e comunicação e em trabalhos artísticos. Mas você já se perguntou como são feitas as escolhas e combinação das tonalidades? A resposta está na teoria das cores!

Quem é designer ou artista sabe o quanto as tonalidades são importantes para compor peças e transmitir mensagens ao público. Afinal, as cores representam um dos principais elementos de trabalho destes profissionais.

Nesse sentido, conhecer o conceito por trás de cada combinação é essencial para aplicar as cores de forma harmônica e transmitir ao público o resultado desejado.

O que é a teoria das cores?
A teoria das cores é um conceito que estuda as cores sob diferentes perspectivas, analisando desde a maneira como as tonalidades são interpretadas pelo cérebro e como influenciam o observador até as formas de aplicação e utilização em trabalhos de comunicação visual, por exemplo.

O estudo da teoria das cores permite entender como a cor afeta o comportamento humano, e quais sensações cada tonalidade é capaz de provocar nas pessoas.

Dessa forma, é possível determinar as melhores maneiras de utilizar as cores, manipulando as tonalidades para transmitir ao público uma determinada mensagem ou sensação.

Como já mencionamos, compreender a teoria das cores é fundamental para designers e artistas. Mas esse estudo também é essencial para publicitários e profissionais que atuam com comunicação visual em geral.

Os conceitos básicos
A teoria das cores possui uma série de regras básicas que são aplicáveis às cores e auxiliam no entendimento da combinação de tonalidades.

Conheça um pouco mais sobre estes conceitos básicos:

O círculo cromático
O círculo cromático é a representação simplificada das 12 cores que o olho humano é capaz de perceber e reconhecer.

Neste círculo, as tonalidades são distribuídas de forma invariável, e podem ser combinadas entre si através da ligação entre lados opostos, cores vizinhas, etc.

  • As cores do círculo cromático
    Como mencionamos acima, o círculo cromático possui 12 cores, sendo dividido em três primárias, três secundárias e seis terciárias.

    Confira o que são estas nomenclaturas:
  1. Cores primárias: são as cores básicas, ou seja, que não podem ser criadas a partir da mistura de nenhuma outra tonalidade.

    As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul.  
  2. Cores secundárias: são as cores obtidas através da mistura de duas cores primárias.

    As cores secundárias são: laranja (amarelo + vermelho), verde (azul + amarelo) e roxo (vermelho + azul).

  3. Cores terciárias: são as cores obtidas através da mistura de uma cor primária com uma secundária.
  • A combinação de cores
    Através da análise do círculo cromático é possível compreender a combinação das cores, identificando quais matrizes podem gerar contraste, harmonia e similaridade.

    Mas para realizar a combinação é preciso entender alguns termos, como:
  1. Cores complementares
    As chamadas cores complementares são aquelas que estão posicionadas em lados opostos do círculo cromático.

    Nos trabalhos de Design, a dica é utilizar uma das cores como dominante e a outra apenas para finalizar com toques mais sutis, já que as tonalidades complementares contrastam bastante.
  2. Cores análogas
    As cores análogas são aquelas posicionadas lado a lado no círculo cromático.

    Quando combinadas no Design, as cores análogas transmitem a sensação de calma, harmonia, tranquilidade e uniformidade.
  3. Escala monocromática
    Por fim, a escala monocromática representa a graduação de uma cor e seus diferentes tons, demonstrando a intensidade de uma matriz — da tonalidade mais luminosa para a mais “escura”.

    A escala monocromática não apresenta muito contraste entre as tonalidades, mas o resultado da sua aplicação é elegante e simples.


                                                                        Fonte: L’Aquarela

Compreender os conceitos apresentados acima é fundamental no universo do Design, uma vez que as cores e suas combinações influenciam diretamente no resultado do projeto e na mensagem que o profissional pretende transmitir ao público.

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