Como fazer desenhos perfeitos em lousa com giz líquido?

Se depois de ver uma imagem incrível no Pinterest você já se perguntou: Como alguém consegue fazer desenhos tão perfeitos em lousa? Saiba que existe um pequeno truque que pode te ajudar a obter um ótimo resultado: o uso de giz líquido para finalização da arte. Neste post, você aprenderá a utilizá-lo para obter resultados incríveis.

O que é giz líquido?

Trata-se de um cilindro com formato semelhante a uma canetinha escolar, mas ao invés de uma tinta de difícil remoção, o produto pode ser facilmente removido com o auxílio de água ou um paninho limpo levemente umedecido. Graças a essa facilidade na remoção ele acabou se tornando uma ótima ferramenta para escrever em lousas.

Para usá-lo basta tirar a tampa e pressionar a ponta do giz líquido contra a superfície, o cartucho liberará uma tinta instantânea com textura porosa, semelhante a de giz de cera molhado.

Para que serve o giz líquido?

É possível utilizar o giz líquido em artesanatos, que podem ser usados para transformar a aparência da casa e do trabalho em ambientes mais divertidos, vívidos e alegres. Outra vantagem desse produto é a sua consistência líquida, que pode ser aplicada em diferentes superfícies, tais como:

  • Vidros;
  • Lousas;
  • Espelhos;
  • Quadros brancos;
  • Potes plásticos e demais superfícies lisas.

#DicaGrafittiArtes: Caso a tinta comece a falhar devido a inclinação do giz, basta fechar a tampa, sacudir o bastão e fazer pressão na ponta para que a tinta volte a escorrer normalmente.

O uso de giz líquido

De acordo com a blogueira Flávia Ferrari, recorrer aos giz líquidos profissionais para finalizar os artesanatos é um truque especial, que dá um toque pessoal e único em lousas. 

Por isso, ao utilizá-los você poderá surpreender todas as pessoas amadas com mensagens carinhosas e positivas, as quais podem ser usadas em ocasiões especiais como aniversários, aprovação em testes, dia dos namorados, festas de casamento e comemorações em geral.

Apesar das cores atraentes, este não é um produto atóxico, por isso não deve ser usado sobre a pele ou ingerido. Todo o giz líquido deve ser mantido fora do alcance de crianças menores de três anos e animais pequenos.

Como fazer desenhos perfeitos em lousa com giz líquido passo-a-passo

Se você ainda não domina as técnicas de desenho a mão livre, o grande segredo para desenhar perfeitamente é criar em um editor de texto do seu computador modelos diferentes com fontes bonitas.

A técnica conhecida como hand lettering é utilizada para criar combinações harmônicas entre diferentes fontes, as quais produzem resultados únicos, dando um tom mais artístico aos seus desenhos em lousa.

Caso não saiba manipular esses softwares, você também pode optar por baixar modelos pré-definidos, que estão disponíveis para download gratuito 

Lista de materiais necessários:

Primeiro passo: Semelhante ao que ensinamos sobre pintura em tecidos, você vai utilizar o giz “como um carbono” para criar uma espécie de molde. Assim, ao invés de tentar desenhar direto na lousa, você irá primeiro passar o giz em todo o verso da folha escrita (na parte branca).

Segundo passo: Depois vire a folha já colorida com giz e posicione em cima da lousa. Utilize a caneta velha para contornar letra por letra em cima do papel, como mostra imagem abaixo.

Terceiro passo: O resultado serão linhas levemente traçadas, que servirão como um guia para desenvolver o trabalho de forma mais precisa na lousa. Se for necessário contorne mais uma ou duas vezes até obter um resultado semelhante a imagem abaixo.

Quarto passo: Utilize o giz líquido para preencher as letras da lousa com as cores desejadas.  Espere secar bem e finalize o trabalho limpando as partes que ficarem borradas. A Flávia ficou super feliz em aprender essas dicas, segundo ela: “De agora em diante as minhas plaquinhas ficarão muito mais caprichadas”. Que tal tentar?

Não se esqueça que essas são apenas sugestões. Você pode adequar as frases conforme às suas necessidades, utilizando diferentes ideias e deixando a sua imaginação voar.

Onde comprar giz líquido?

Aqui na Grafitti Artes, nós temos uma grande variedade de cores que estão disponíveis em nossa loja virtual. Leve agora mesmo o seu giz líquido para casa e crie desenhos perfeitos com as técnicas que te ensinamos.

Você pode gostar de...