Como usar spray na pintura artística?

Quando pensamos em pintura com spray, a primeira associação que vem à cabeça da maioria das peças é o grafite que vemos nos muros e prédios de grandes cidades. No entanto, esse tipo de tinta já possui uma vertente voltada exclusivamente para seu uso em superfícies como papel ou tela. É o chamado “Spray Paint Art”!

Spray Paint Art: conheça a arte de pintar com tinta spray

Em sua tradução literal, “Spray Paint Art” significa “pintura artística com spray”. Trata-se de uma técnica de pintura na qual o material principal é a tinta em spray, mas não tem relação com o grafite. As pinturas são feitas em papel (cartolina e papel glossy) ou tela previamente preparada.

Vamos, agora, entender os aspectos técnicos que envolvem esse estilo de pintura artística? Continue a leitura!

A escolha da tinta spray para pintura

O primeiro passo é escolher a tinta spray correta para esse estilo de arte. Em lata, existem as que são para uso geral e as para fins artísticos. Ambas podem ser usadas na Spray Paint Art, pois a mecânica é a mesma.

A lata de tinta spray caracteriza-se pela presença do propelente – um gás em formato de líquido, por conta da pressão interna, e que se expande quando apertamos a válvula – e a tinta em si. Depois, percebe-se uma pequena bolinha de metal que tem como função misturar bem o produto e o propelente, para que sejam expelidos na mesma proporção.

Uma diferença importante entre as latas de tintas spray para uso geral e as tintas spray para pintura artística é o bico de saída, também conhecido como “cap”. O segundo possui um formato mais anatômico, que facilita o uso prolongado do spray quando acionamos a válvula.

Outro ponto a se considerar é a pressão interna, que costuma ser maior nas tintas de uso geral e dificulta a precisão na hora de pintar. Já no que diz respeito ao produto em si, as tintas de uso geral costumam ser mais ralas.

Mas, de forma geral, ambos os tipos são indicados para a Spray Paint Arte e apresentam diversas vantagens em relação a outros tipos de tintas:

  • Secagem rápida: a tinta em spray não demora para secar, o que otimiza o trabalho sem perder a qualidade da pintura;
    É fácil de ser usada: basta pegar o “jeito” e comprovar o quanto é fácil pintar com tinta spray;
  • Técnica de custo baixo: em comparação à outras técnicas de pintura, a tinta spray exige poucos acessórios complementares, o que reduz o investimento do artista;
  • Poucos respingos: o uso de tinta em spray tende a fazer menos “sujeira” do que as tintas que exigem misturas e pincéis.

Para acertar no tipo e na marca que melhor se adequa às suas criações, a melhor dica é experimentar, especialmente porque há uma considerável diferença de preço entre as tintas nacionais e importadas.

Atenção à escolha do papel para pintura em spray

Chegou o momento de falarmos sobre os demais materiais para pintar com tinta spray. No caso das telas, basta seguirmos a mesma premissa das técnicas gerais de pintura. Inclusive, temos um artigo com várias dicas sobre a preparação de telas.

No caso do papel, a gramatura é um dos pontos mais importantes. Para que o acabamento com tinta spray fique adequado, recomenda-se investir nos que estão acima de 200 m/g². Conforme já citado, utiliza-se normalmente a cartolina e o papel glossy, sendo a segunda opção mais recomendada.

O stencil (fala-se também “estêncil”) também é essencial para a pintura em tinta spray. Se você ainda não conhece esse nome, trata-se de uma espécie de molde utilizado em cima da superfície que será pintada para que o desenho seja criado sem que borre.

Ele pode ser adquirido pronto ou pode-se criar o próprio molde com um estilete, utilizando materiais rígidos como o acetato. Artistas mais experientes podem utilizar objetos do cotidiano como stencil também.

Além desses materiais, esponjas, escovinhas e espátulas são auxiliares para criar efeitos diversos na obra, além de “pesos” para segurar o stencil na posição correta. Não há regras, o que conta é a criatividade na hora de criar!

Dicas para pintar com tinta spray

Com os materiais em mãos, chegou o momento de pintar! A tinta em spray possui algumas características que podem dificultar o trabalho do artista nos primeiros usos. Por isso, reunimos algumas dicas que vão ser muito úteis para quem está iniciando na técnica:

1) Escolha bem o local

Você pode pintar com tinta spray em lugares fechados, mas o espaço precisa ser bem ventilado para evitar o acúmulo de gases. Os locais abertos seguem sendo os mais recomendados.

2) Forre muito bem

Quem trabalha com tinta já sabe que forrar o chão é primordial antes de começar a pintar. No caso da tinta spray, esse cuidado deve ser ainda maior, inclusive com paredes, móveis e objetos que possam estar atrás de telas em cavaletes.

3) Use equipamentos de proteção individual

Acredite, esse não é um cuidado exagerado. Quando utilizar tinta spray, proteja a sua saúde com luvas (nitrílica), óculos e máscara (com filtro para vapores orgânicos e partículas). Também vale a pena investir em macacões para proteger a roupa. Esse último item não é obrigatório, mas lembre-se que as manchas serão garantidas.

4) Tire um pouco da pressão da lata antes de usar

É natural que as latas de tinta spray venham com mais pressão do que o necessário. Para resolver, vire a lata de ponta cabeça e pressione o bico por um minuto. Assim, você terá mais controle e precisão quando começar a pintar.

5) Evite o entupimento da válvula

Outra dica importante para lidar com as latas de tinta spray é evitar o entupimento da válvula, que pode levar ao descarte do material. Para não ter esse prejuízo, utilize o mesmo processo recomendado no tópico anterior – para retirar a pressão da lata. Dessa forma, você elimina o excesso de tinta na válvula e minimiza o risco de entupir.

6) Lembre-se de misturar sempre o produto

Já falamos sobre a função daquela bolinha de metal que vem dentro da lata. Sempre que a tinta permanecer em “repouso”, agite muito bem a lata antes de utilizar para garantir um acabamento perfeito na sua obra.

Tinta spray na decoração

Para quem está se perguntando se é possível utilizar a tinta spray na decoração, a resposta é: com certeza! Uma das possibilidades mais interessantes da tinta em spray é o seu excelente acabamento em paredes, móveis e objetos em geral.

Nas paredes e portas, o artista pode utilizar a própria superfície como tela ou criar grafismos com stencils diversos. No caso dos móveis, a técnica é excelente para renovar o aspecto envelhecido, amarelado ou desbotado. Basta fazer a preparação natural que as peças podem exigir – como limpar, lixar e aplicar um primer – e soltar a criatividade com as latas.

Vasos, molduras de quadros e espelhos, luminárias, cadeiras, nichos, prateleiras e outras peças em geral também podem ganhar um toque extra de originalidade com a Spray Paint Art.

Onde encontrar materiais para pintar com tinta spray?

Se você está em busca de materiais para aperfeiçoar sua técnica ou começar a desbravar o apaixonante mundo da pintura com tinta spray, vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.

Você pode gostar de...