Esquadro: o que é, principais tipos e como a ferramenta é utilizada

O esquadro é uma ferramenta de medição bastante utilizada em projetos de arquitetura, design, marcenaria e engenharia civil, sendo um dos materiais primordiais em desenhos técnicos e artesanatos com madeira.

Quando usado corretamente, o esquadro é um aliado para otimizar o tempo no cálculo de ângulos e medidas, além de ser utilizado para fazer linhas retas com precisão. Vamos conferir mais alguns aspectos importantes sobre o uso do esquadro? Continue a leitura!

O que é um esquadro?

O primeiro ponto é saber o que define um esquadro. Seu formato em L remete a um triângulo, com arestas em ângulos de 45° e 90°. Atualmente, o mais comum é encontrar esquadros de acrílico, mas o material também pode ser feito de madeira, alumínio e aço, assim como o seu tamanho.

Existem dois tipos de esquadro básicos:

  • Esquadro isósceles (formado por um ângulo de 90° e dois de 45°.)
  • Esquadro escaleno (formado por um ângulo de 90°, um de 60° e um de 30°)

O esquadro isósceles serve para o traçado de linhas inclinadas e perpendiculares. Já o escaleno é comumente utilizado em conjunto com o isósceles para traçar as perpendiculares e também paralelas.

Esse é o par de esquadros mais utilizado como instrumento de desenho técnico, além de ser parte da lista de material escolar para a resolução de problemas de geometria.

Além do ângulo, o esquadro também pode ser escolhido de acordo com o vértice – ponto onde as linhas retas do esquadro se unem e formam os ângulos do material. É possível encontrar esquadros com dois ou três vértices.

Já a escala define os valores das medições gravadas em um dos lados do esquadro. O mais comum é encontrar o sistema métrico, mas também há modelos que utilizam a numeração em polegadas.

Também é importante lembrar que existe um outro tipo de esquadro que é adaptável com um transferidor. Com esse material, pode-se medir qualquer ângulo com mais facilidade, sendo bastante utilizado na engenharia civil para a verificação de paredes.

Para que serve um esquadro?

Por dezenas de anos, o esquadro foi utilizado especialmente para a marcação de ângulos precisos na construção civil. Hoje, ele se mantém como um material essencial em projetos desse tipo, mas também ganhou relevância para medir distância, inclinações e ângulos em outros escopos de trabalho.

Ou seja, conforme já citado no início do artigo, o esquadro também é um material utilizado em marcenaria, carpintaria e metalurgia, além de ser um instrumento importante para designers, arquitetos e engenheiros em desenhos técnicos.

Também pode ser bastante útil para artistas terem maior precisão em trabalhos de artesanato com papel, tecido, papelão e outros materiais. Nesse sentido, o esquadro é utilizado para a marcação de riscos, cortes e dobras em peças de cartonagem, patchwork, scrap e desenho artístico em geral.

Como usar um esquadro?

Agora que você já sabe o que é um esquadro, os principais tipos e em quais trabalhos pode ser aplicado, vamos aprender a forma básica de como utilizá-lo.

Para usar um esquadro, use a margem da folha, madeira ou tecido para orientar a posição de apoio do esquadro. Também é possível definir esse ponto com uma linha já feita com uma régua.

Conforme o ângulo desejado para fazer o traço, um esquadro serve de apoio para o outro. Alinhe o que ficará de apoio à reta e deslize o esquadro com o ângulo desejado para fazer linhas paralelas.

Onde encontrar esquadros?

Agora, você já sabe mais sobre o esquadro, aproveite a variedade da Grafitti Artes para adquirir os modelos que você precisa com mais praticidade.

Em sua loja virtual, você encontra esquadros de tamanhos diversos, além de outros materiais para artesanato, desenho e pintura. Clique aqui e confira!

Você pode gostar de...