O que é esboço e como ele pode te ajudar a desenhar melhor

Seja de forma profissional ou apenas por hobbie, desenhar exige prática e muito estudo. Por isso, treinar um pouco todos os dias é essencial. Através do esboço (sketch) é possível melhorar o traço, desenvolver diferentes técnicas e compreender diversos conceitos dos desenhos artísticos. 

Confira hoje como o esboço pode auxiliar os artistas na prática do desenho! 

Entendendo melhor o esboço 

O esboço ou sketch é um desenho feito rapidamente, à mão livre e sem muitos acabamentos e detalhes. Este tipo de trabalho normalmente serve para estudos preliminares, para registrar algo que o artista está observando ou para desenvolver uma ideia. 

Basicamente, o esboço é um rascunho realizado em blocos, sketchbooks ou até mesmo em pedaços de papel. Este tipo de trabalho é caracterizado pela informalidade, liberdade de traços e por representar o desenho em sua forma básica.  

É importante mencionar que o esboço é composto por traços soltos e livres, sem muita preocupação com a beleza do acabamento. Afinal, é isso que dá naturalidade ao desenho. 

Ao fazer o rascunho, o artista deve ter liberdade para rabiscar e montar as composições como achar melhor. 

Como praticar desenho com a ajuda do esboço 

Agora que você entendeu melhor o que é um esboço e para que ele serve, confira algumas dicas de como melhorar as técnicas de desenho através dos esboços: 

 

  • Tenha sempre papel à vista
    Fatos do dia a dia e paisagens podem despertar a criatividade para um desenho. Por isso, nada melhor do que ter sempre um bloco ou até um pedaço de papel por perto para começar a rabiscar.
    O mais indicado é treinar por, pelo menos, 15 minutos todos os dias para exercitar diferentes técnicas e conceitos de luz, sombra, profundidade, etc.
  • Permita que a mão trabalhe livremente
    Como mencionamos, o esboço deve ser criado com traços livres e soltos. Ao permitir que a mão trabalhe livremente, o artista cria desenhos com mais naturalidade e não se preocupa tanto com erros e equívocos que possam surgir durante os rascunhos. Mas para isso, é importante desenhar diariamente.
  • Visualize objetos e paisagens
    Observar pinturas, fotos, paisagens e objetos e copiar no papel é uma excelente técnica para quem deseja aprender a representar o 3D em uma superfície plana, como papel e telas.
    Ao realizar esboços a partir da observação, o cérebro é estimulado a compreender as melhores maneiras de “transferir” um objeto para o papel de forma realista e proporcional, considerando perspectiva, sombras, luz, etc.
  • Encontre seu estilo
    Todo artista possui um estilo próprio e maneiras únicas de aplicar as técnicas. Ao treinar todos os dias os diferentes conceitos de desenho e formas de aplicação, é possível chegar a um estilo próprio que servirá de ponto de partida para a criação dos próximos trabalhos artísticos.

 

Contar com os materiais mais adequados é essencial para garantir os melhores resultados durante a prática diária do desenho. Na Grafitti Artes, você encontra uma grande variedade de materiais para desenho, como papéis, lápis, borrachas e sketchbooks.
Confira nossa seleção de produtos:

Precisa de mais materiais? 

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e encontre tudo para desenho, pintura e artesanato! 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *