Quais os melhores papéis para lettering?

Se você acompanha nosso blog, já conferiu por aqui diversos conteúdos para ajudar na prática do lettering. Hoje, este assunto volta a ser tema por aqui, já que vamos falar sobre os melhores papéis para lettering.

Afinal, de nada adianta contar com as melhores canetas e aprender as técnicas mais avançadas, se na hora da prática o papel usado não é o mais indicado.

Por isso, se você tem dúvidas sobre este assunto e quer descobrir os papéis mais adequados para lettering, não deixe de acompanhar este artigo!

Melhores papéis para lettering

O lettering é composto por diversas técnicas, como o lettering normal, o brush lettering, entre outras. E cada método necessita de materiais específicos, como canetas de ponta normal e porosa, caneta pincel (brush pen) e assim por diante.

Mas além das canetas ideais, é preciso se atentar ao tipo de papel utilizado. Afinal, técnicas distintas requerem papéis específicos.

Mas como escolher o melhor papel?

Para lettering, o mais indicado é investir em blocos de papel para desenho, com gramatura acima de 140g. No entanto, para treino e esboço é possível utilizar um papel mais fino e até mesmo as tradicionais folhas sulfite.

Dito isso, confira a seguir uma seleção dos melhores papéis para praticar as técnicas de lettering:

  • Bloco Lettering Canson

Os Blocos Lettering da Canson fazem parte de um linha especial da marca voltada para os praticantes da arte de desenhar letras.

Com diferentes gramaturas, como 200 g/m² e 180 g/m², esta linha de papel pode ser utilizada com canetas pincel, de ponta porosa, marcadores, canetas tradicionais, entre outras.

Por apresentar um papel menos poroso, extremamente liso e super branco, os Blocos Lettering da Canson proporcionam um efeito profissional aos trabalhos artísticos.

  • Papel Canson Mix Media Aquarelável

Com 300 g/m², o papel Mix Media pode ser utilizado em trabalhos de lettering com aquarela, além de ser uma ótima opção para a criação de degradês e mistura de cores.

A fibra 100% de madeira utilizada na fabricação do papel é tratada quimicamente, aumentando a durabilidade do material. Já o PH neutro evita o amarelamento das folhas.

O leve granulado deste papel ainda realça os efeitos de luz da aquarela, criando um trabalho de lettering aquarelável ainda mais nítido e profissional.

  • Papel Opaline 180g

Ótima opção para praticar brush lettering, o papel Opaline 180g permite que a caneta deslize com mais facilidade — característica que preserva as canetas de ponta pincel —, além de apresentar uma boa gramatura, que facilita a absorção da tinta e evita manchas.

  • Bloco Croquis 90g XL Canson

Ideal para treinos e esboços, o Bloco Croquis da Canson contém folhas de papel branco médio para desenho livres de ácido e sem branqueadores ópticos.Este bloco pode ser utilizado tanto por estudantes de artes quanto por profissionais, além de ser adequado para uso com lápis, carvão, pastel e canetas de ponta porosa.

  • Papel Kraft

Muito comum em embalagens, o papel kraft também pode ser utilizado no lettering, principalmente com o uso de canetas brancas e metálicas, cores que criam um efeito diferente no papel.

Contudo, é importante ter em mente que o papel kraft é um pouco mais áspero que os demais. Por isso, é preciso ter maior delicadeza nos traços a fim de evitar que as canetas sejam danificadas.

O papel kraft é mais indicado para a prática do brush lettering.

Onde encontrar materiais para lettering

Todos os materiais que você precisa para praticar lettering estão na Grafitti Artes, loja especializada em produtos para desenho, pintura e artesanato.

Na Grafitti, você encontra uma ampla variedade de papéis, canetas, lápis e marcadores para treinar as técnicas de lettering e criar trabalhos ainda mais profissionais.

Confira uma seleção de produtos:

Quer ver mais opções?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e confira uma ampla variedade de materiais para lettering.

Você pode gostar de...