Como criar texturas em sua pintura

A presença de diferentes texturas em pinturas é um elemento visual que se destaca e traz para a obra uma característica única.

Existem muitas técnicas que exploram essa possibilidade que variam de acordo com os materiais escolhidos, como é o caso de técnicas trompa l’oiel e sobreposição de camadas e aplicação de vernizes localizadas.

A textura é o aspecto da superfície e pode ser comparada com a pele, por exemplo.

No momento em que tocamos ou olhamos para algum tipo de objeto ou superfície sentimos se aquela textura é lisa, rugosa, macia, áspera ou até mesmo ondulada.

A textura é, portanto, uma sensação visual ou táctil e, como explicamos, na arte, ela ocupa um lugar muito importante.

Neste texto, vamos explicar como criar texturas em sua pintura.

Tipos de textura

Antes de nos aprofundarmos sobre as maneiras de criar texturas em pintura, é importante explicar quais são os principais tipos existentes.

As texturas

Uma das definições de textura é que elas se relacionam com a forma que determinadas superfícies possuem.

O reconhecimento delas é feito por meio da visão e também pela visão.

Dessa maneira, as texturas podem ser classificadas em: texturas táteis e texturas visuais.

Texturas táteis

Texturas táteis são características físicas presentes em superfícies que são sentidas com o tato.

Essas características incluem suavidade, aspereza, rugosidade, dureza, maciez, entre outras e podem ser encontradas em pinturas, materiais, como tecidos, madeira, plástico, metal, vidro, entre outros.

Essa percepção transmitida pelas texturas é crucial em muitas áreas, como no design de produtos, na indústria alimentícia, na moda, na arquitetura e na arte.

Um produto pode ser desenvolvido com uma textura que o torne mais agradável ao toque, ou um chef pode usar texturas diferentes em seus pratos para proporcionar uma experiência melhor.

Além disso, a percepção tátil das texturas também é importante para pessoas com deficiência visual, que usam o tato como um dos principais sentidos para compreender o mundo ao seu redor.

Texturas visuais

A percepção de textura visual tem origem daquelas experiências que temos com o mundo e a forma que enxergamos e interpretamos os objetos à nossa volta.

Essa percepção é baseada tanto na visão quanto na observação, permitindo que possamos “sentir com os olhos” as diferentes características das superfícies.

Quando combinamos as informações visuais com nossas memórias sensoriais, podemos reconhecer e diferenciar as texturas de diferentes objetos, desde as superfícies mais suaves e brilhantes de um metal polido até as superfícies ásperas e porosas de uma pedra natural, por exemplo.

Por que as texturas são importantes na pintura?

As texturas são elementos muito criativos na composição de uma obra de arte, em especial nas pinturas.

As técnicas aplicadas permitem que o artista crie diferentes sensações táteis e visuais que podem desencadear emoções e conceitos específicos.

Os artistas podem transmitir profundidade, movimento, luz e sombra, além de adicionar interesse e dinamismo à pintura.

Outro papel essencial das texturas são as camadas e profundidade à pintura, criando uma sensação de tridimensionalidade.

Com elas pode-se criar diferentes planos na pintura, fazendo com que o espectador sinta que a obra possui uma profundidade maior do que a sua superfície plana e isso se reflete nos diferentes significados que um quadro pode ganhar.

Materiais e ferramentas necessárias para criar texturas em pintura

O universo de possibilidades de texturas é muito amplo e os artistas podem contar com muitos materiais para as suas necessidades.

Com telas de textura líquida, é preciso alguns materiais básicos, incluindo tinta acrílica, pincéis, espátulas, paletes, papel ou tela para pintar, algodão ou pano para limpeza e água.

Alguns materiais criativos como areia e gesso, esponjas e rolos, raspagem e carimbos também podem ser empregados.

Técnicas para criar texturas

Existem muitas formas de criar texturas em pinturas. Abaixo citamos as principais:

  • Técnica de pincel seco: essa técnica demanda o uso de um pincel seco e para aplicar uma camada de tinta em pequenos traços ou pontos, criando uma textura áspera e granulada.
  • Técnica de impasto: nesta técnica a tinta é aplicada em camadas espessas e densas, o que resulta em uma textura tridimensional e pesada na superfície da pintura.
  • Técnica de espatulado: esse método aplica a tinta com uma espátula, criando uma textura suave e densa.
  • Técnica de esfregação: com um pedaço de pano ou papel, essa técnica envolve a aplicação de tinta com um criando uma textura sutil.
  • Técnica de lavagem: nesse tipo, é feito a aplicação de tinta diluída em água na pintura, oferecendo textura suave e uma divisão interessante de intensidades de cor.
  • Técnica de pontilhismo: são feitos pequenos pontos de tinta em uma superfície, criando uma textura granulada.

Para acessar outras dicas sobre artes e técnicas, continue a leitura em nosso blog!

E caso precise de materiais, acesse a loja virtual da Grafitti Artes e faça as suas compras! Enviamos para todo o Brasil.

Você pode gostar de...