Como escolher o melhor spray fixador para seu projeto de arte?

Você já trabalhou tanto em um projeto de arte, que gastou dias e até meses nele. Você finalmente tem a obra pronta na sua frente, mas teme que ela se estrague com o tempo. É aí que entra o spray fixador. Os sprays fixadores são uma opção popular entre artistas, porque ajudam a proteger o trabalho de arte contra o desbotamento, desgaste e deterioração geral.

Mas com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher qual é a melhor para seu projeto. Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que você precisa considerar ao escolher um spray fixador para seu projeto de arte.

O que considerar ao escolher um spray fixador para o seu projeto artístico?

O spray fixador é um composto químico utilizado para proteger a superfície da sua obra. Ele adere à sua arte e cria uma camada protetora que ajuda a prevenir a perda de cor, danificações e protege contra os efeitos do tempo.

Os sprays fixadores estão disponíveis em várias fórmulas e marcas, e cada uma delas oferece características únicas. É importante entender que não há uma resposta definitiva quando se trata de escolher o spray fixador certo, porque cada marca oferece um conjunto de recursos exclusivos.

Para escolher o melhor para o seu projeto, é preciso entender como cada um deles funciona e quais são os principais benefícios. Listamos para você os principais fatores a serem considerados.

1. Nível de Fixação

Você já experimentou o desastre de trabalhar com lápis de cor ou pastel e vê-los desaparecer ou borrar na primeira fricção? Ou teve sua tinta aquarela se misturar indesejadamente no papel após a aplicação? Um spray fixador pode ser crucial para lidar com essas situações e o nível de fixação é uma das coisas mais importantes a se considerar.
Aqui estamos algumas dicas para escolher entre os diferentes níveis de fixação oferecidos pelos sprays fixadores:

Materiais secos: pastéis e lápis de cor, por exemplo, exigem um spray fixador com alta fixação. É importante garantir que o fixador seja forte o suficiente para preservar a integridade de sua obra de arte, mantendo as cores e texturas exatamente onde você os quer.

Materiais molhados: aquarela e aquarela líquida precisam de um fixador com menor fixação. Isso permitirá que a tinta seque adequadamente e não quebre. É essencial encontrar um spray fixador que forneça uma fixação suficiente para preservar a pintura ainda molhada, mas não tanto que impeça o processo de secagem.

O fixador à base de água tende a ser mais seguro para o pastel oleoso, mas certifique-se de escolher um spray que seja compatível com o seu material específico.
Lembre-se de que escolher o spray fixador certo impacta na preservação e qualidade da sua obra de arte. Verifique cuidadosamente as informações do fabricante e considere a natureza do seu projeto para encontrar o produto com o nível de fixação certo.

2. Acabamento

O acabamento é um dos aspectos mais visíveis da sua obra de arte, é ele que define a primeira impressão que as pessoas terão dela. Se você trabalhou duro para criar uma textura específica ou se deseja enfatizar certas áreas de seu projeto, é importante escolher um spray fixador que ofereça o acabamento adequado.

Você está procurando uma superfície fosca, acetinada ou brilhante para o seu projeto? Cada acabamento oferece um efeito visual diferente à sua obra de arte e pode ser usado em diferentes tipos de materiais.

  • Acabamento fosco: ideal para as obras de arte que precisam evitar o brilho inteiramente. Certifique-se de escolher um spray fixador com acabamento fosco se você está trabalhando com um projeto que precisa ignorar a luz. As superfícies foscas também são ótimas para corrigir áreas em sua obra de arte que são muito brilhantes ou reflexivas.
  • Acabamento acetinado: é um meio termo de acabamento. O acabamento acetinado é um acabamento popular para o uso em muitos tipos de trabalhos de arte, ele é muito versátil e se encaixa em vários projetos de arte diferentes, como desenhos com tinta ou aquarelas.
  • Acabamento brilhante: é ideal para os projetos que precisam de um aspecto mais intenso, com um brilho acentuado e uma aparência quase molhada. Esses sprays fixadores vão criar um resultado intenso e são muitas vezes utilizados em trabalhos de arte como pinturas abstratas ou obras que exigem uma aparência molhada. O acabamento brilhante também é bastante útil na criação de um detalhismo, como em trabalhos de tinta guache ou aquarela.

3. Material da superfície

Qual é o material de superfície que você está usando? O spray fixador precisa ser adequado para o material que você está aplicando, seja papel, tela ou qualquer outra coisa.

Para começar, vamos falar sobre o papel. Alguns fixadores podem ser usados em todos os tipos de papel, enquanto outros são mais específicos. Se você está trabalhando com papel aquarela, por exemplo, é importante usar um spray fixador adequado que não altere o acabamento ou a textura do papel.

Falando em tela, é importante prestar atenção à textura da superfície. Tela de algodão e linho são exemplos de diferentes texturas que podem afetar a aderência do fixador. Alguns fixadores são formulados especialmente para tecidos, como a tela, enquanto outros podem ser usados em uma variedade de superfícies.

E o que dizer de outros materiais, como madeira e metal? Embora não sejam tão comuns na arte, podem ser usados ocasionalmente. Para esses materiais, é importante escolher um spray com acabamento claro e resistente à corrosão, para o material permanecer protegido por mais tempo.

Lembre-se: ao utilizar um spray fixador, espere secar completamente antes de manipular a obra de arte fixada, e lembre-se de trabalhar em um espaço bem ventilado.

Na Grafitti Artes você encontra spray fixador e outros materiais artísticos.

Acesse nossa loja virtual, escolha o que você precisa e receba em casa. Enviamos para todo o Brasil.

Quer ficar por dentro das dicas e novidades em produtos para seus projetos artísticos?

Acompanhe nosso blog e siga-nos no Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...