5 artistas contemporâneos que você precisa conhecer

Você certamente já ouvir falar de movimentos artísticos como surrealismo, dadaísmo e pop art, não é mesmo? Muito aclamados, estes movimentos se tornaram clássicos da história da arte. Mas o cenário artístico de hoje, dominado por artistas contemporâneos, ainda causa certa estranheza na sociedade.

Para tentar mudar esta visão que muitas pessoas têm da arte contemporânea, nós apresentamos hoje o trabalho de cinco artistas contemporâneos para você conhecer e se inspirar!

A arte contemporânea

Criada por volta da década de 1950, no período pós-guerra, a arte contemporânea, também conhecida por “arte pós-moderna”, é um movimento artístico caracterizado por se desconectar de velhos padrões.

Seguindo um pensamento menos ortodoxo, a arte contemporânea expressa a busca por novas linguagens e técnicas experimentais.

Contando com o auxílio da tecnologia e utilizando os mais diversos materiais, os artistas contemporâneos criam obras que expressam livremente sua liberdade artística e percepção sobre a sociedade.

Os trabalhos contemporâneos tendem a interagir com o espectador, provocando o questionamento, a reflexão e a quebra de paradigmas.

A arte contemporânea reúne algumas expressões de vanguarda que dão vida aos trabalhos de diversos artistas.

Conheça quais são elas:

Artistas contemporâneos

Agora que você já sabe mais sobre a arte contemporânea, confira cinco artistas representantes desta corrente para você se inspirar e dar vida a novos trabalhos.

Jeff Koons

Considerado um dos artistas contemporâneos mais populares dos Estados Unidos, Jeff Koons se firmou no meio artístico durante os anos 1980, quando montou seu próprio “ateliê de artes”.

Koons é conhecido no mundo todo por criar esculturas extravagantes e grandiosas, que transformam as fantasias do cotidiano em arte.

Controverso e polêmico, Jeff Koons é amado e odiado pelo público. Enquanto alguns o consideram intrigante e provocador. Outros o enxergam como um artista sem imaginação, que banaliza as temáticas de suas obras.

Mas seja como for, Koons produziu trabalhos que chamam a atenção pela dimensão e presença marcante.

Yayoi Kusama

Yayoi Kusama é uma artista plástica japonesa, considerada um dos maiores nomes da arte contemporânea mundial.

Responsável por criar obras com padrões repetitivos, a artista de 91 anos é conhecida no mundo todo pelas famosas polka dots, bolinhas coloridas que estão presentes em grande parte de seus trabalhos.

Autodeclarada uma “artista obsessiva”, Yayoi Kusama faz da arte uma expressão de sua doença mental, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

 

 

Anselm Kiefer

Nascido em 1945, Anselm Kiefer é um pintor e escultor alemão conhecido por retratar em suas obras o passado sombrio da cultura e história de seu país.

Utilizando materiais como madeira, palha, areia e chumbo, Kiefer contrapõe a temática pesada da obra com a delicadeza e a fragilidade dos materiais.

Além de representar o passado, o artista também aborda em seus trabalhos temáticas da civilização, cultura e espiritualidade.

Ai Weiwei

Ai Weiwei é um artista plástico contemporâneo nascido na China, filho de pai também artista e poeta.

Mundialmente reconhecido por seu ativismo em favor dos direitos humanos e da liberdade, Weiwei retrata em suas obras questões culturais de seu país no passado e hoje.

Questionador das tradições, o artista procura evocar o novo através da capacidade de destruir as coisas para se libertar do velho.

 

David Hockney

Considerado um dos artistas britânicos mais influentes do século 20, David Hockney é desenhista, pintor e fotógrafo.

Suas obras retratam o mundo e exaltam de maneira nítida a dualidade, ou seja, lados diferentes para se observar a mesma coisa.

As criações de Hockney levam o público a refletir sobre a maneira de ver o mundo e como ele pode ser representado a partir de duas dimensões.

 

O que achou do artigo de hoje? Que tal se inspirar nestes artistas para produzir seus próximos trabalhos?

Na Grafitti Artes você encontra todos os materiais adequados para produzir pinturas, esculturas, colagens e diversos outros projetos artísticos.

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e confira a enorme variedade de produtos para artesanato, desenho e pintura.

Expanda sua criatividade  e crie trabalhos incríveis com o auxílio da Grafitti Artes.

Você pode gostar de...