Introdução à cerâmica fria: o que é e como começar?

O termo cerâmica fria pode parecer distante, mas, na verdade, essa é uma expressão artística que está ao alcance de todos e vem se popularizando muito, principalmente no TikTok.

Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre essa técnica, demonstrando como é possível começar a criar peças incríveis sem a necessidade de um forno ou equipamentos especializados.

Desde a escolha dos materiais até as infinitas possibilidades de design, prepare-se para descobrir tudo sobre essa técnica. Continue a leitura!

Mas afinal, o que é a cerâmica fria?

A cerâmica fria é uma técnica que permite a criação de peças cerâmicas sem a necessidade da estrutura de um forno.

Para criar as peças, é necessário usar uma massa que pode ser modelada à mão e que endurece apenas com a temperatura ambiente, facilitando muito o processo.

É essa versatilidade da cerâmica fria que faz com que ela seja a escolhida por muitos artistas e artesãos, uma vez que não exige equipamentos caros e que ocupam muito espaço.

A diferença entre a cerâmica tradicional e a cerâmica fria

Em entrevista para a Revista Casa e Jardim, a ceramista e artista visual Katarina Martins explica que: “a cerâmica fria é uma massa sintética, composta por água, alguns minerais e aditivos químicos. Ela é atóxica e não causa alergia respiratória nem ao toque, então pode ser usada por qualquer pessoa”.

Já a massa da cerâmica de alta temperatura é a argila extraída da terra, ou seja, é um mineral.

Depois de passar pelo processo de modelagem, a argila precisa ser levada ao forno para que suas partículas se solidifiquem e a massa perca água. Essa etapa chama-se “queima de biscoito” e faz com que a peça criada se torne impermeável.

“Depois há outra queima, a do esmalte, que é quando se pinta a peça com pigmentos sintéticos ou minerais, que se tornam vidrados no forno de alta temperatura”, conta Katarina.

A cerâmica fria, como já mencionamos, não vai ao forno e seca naturalmente com o calor do ar e pode ser pintada com tinta acrílica ou PVA.

Assim, a principal diferença entre esses dois tipos de criações artísticas está no processo de queima, esse que somente a cerâmica de alta temperatura demanda.

Como começar a explorar a técnica de cerâmica fria

A primeira dica para começar a explorar as possibilidades da técnica de cerâmica fria é colocar uma roupa confortável e que poderá ser descartada depois.

Também é importante amarrar o cabelo antes de começar os trabalhos para não correr o risco de encostar no cabelo com as mãos sujas.

Os materiais básicos para as criações são:

Quando começar a criar a sua escultura, mesmo nas criações com pequenos detalhes, tenha em mente que peças muito finas podem despedaçar e criar rachaduras no processo de secagem.

Nesse sentido, para auxiliar a criar formas arredondadas ou quadradas, por exemplo, utilize moldes para fazer as peças nos formatos que você tem interesse.

A água serve apenas para ser borrifada e auxiliar no manuseio da massa, que também precisa ser amassada para que fique no ponto ideal para a modelagem.

Tampas de garrafas de refrigerante, um copo e a régua podem ajudar a recortar a massa em formatos simétricos.

Usar objetos com textura para criar padrões na peça é também uma ótima dica, assim como misturar elementos com a massa, como o café, pode ajudar a criar uma coloração diferente também.

Então, quando a peça já estiver pronta e completamente seca, é neste momento em que as tintas e pincéis serão usados para dar vida à criação.

A peça também pode ser lixada antes da pintura com tinta acrílica que proporciona uma boa cobertura. Você pode encontrar uma grande variedade de cores desse tipo:

Se desejar um acabamento brilhante ou fosco, você pode aplicar uma camada de verniz após a pintura estar completamente seca. O verniz ajuda a proteger a pintura e a peça em geral.

Nesta etapa, recomenda-se o uso de uma máscara como a PFF2, pois esses materiais têm odores fortes e podem causar dor de cabeça e alergias respiratórias.

O que é possível criar com cerâmica fria?

Depois de anotar quais são os materiais para começar a criar com cerâmica fria, a imaginação e a criatividade é que entram em cena.

Esse material é extremamente versátil e possibilita criar desde objetos decorativos até brincos e colares, por exemplo.

Exemplo de modelo de brinco criado com cerâmica fria

brinco criado com cerâmica fria
Fonte: www.lyradasfadas.com.br

Peça Decorativa com cerâmica fria

Peça Decorativa com cerâmica fria
Fonte: www.elo7.com.br

Decoração para casa de relógio Salvador Dali

 relógio Salvador Dali
Fonte: www.shopee.com.br

Acesse o site da Grafitti Artes para comprar os materiais necessários e começar a criar com cerâmica fria.

Siga-nos também nas redes sociais para não perder outras dicas e atualizações: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...