Quais as vantagens de utilizar tinta acrílica

O mundo da pintura oferece diversas opções de tintas para artistas dos mais diferentes estilos darem vida às suas obras. A tinta acrílica, por exemplo, é um dos materiais mais conhecidos no meio artístico, pois ela oferece versatilidade e pode ser utilizada tanto por pintores profissionais quanto amadores.

Se você precisa de uma tinta para os seus trabalhos artísticos, mas ainda tem dúvidas quanto às vantagens de utilizar a tinta acrílica, continue a leitura.

A tinta acrílica

Ao contrário da tinta a óleo e da aquarela, que surgiram há muitos séculos, a tinta acrílica possui uma história relativamente recente.

A utilização deste material como ferramenta artística começou por volta da primeira metade do século 20, com muralistas mexicanos.

Já no final dos anos 1940, foi lançada o que seria a primeira versão da tinta. Na época, pintores de renome, como Roy Lichtenstein, Mark Rothko e Barrett Newman experimentaram essa “nova” tinta em seus trabalhos.

O famoso pintor norte-americano Andy Warhol, importante figura do movimento Pop Art, foi apenas um dos artistas atraído pelas qualidades da tinta acrílica.

Outros nomes como Robert Motherwell, Larry Poons, Helen Frankenthaler, Bridget Riley e David Hockney também se interessaram pela flexibilidade e demais benefícios proporcionados pelo produto.

Vantagens da tinta acrílica

Como você conferiu acima, ao longo de sua história a tinta acrílica chamou atenção de diversos pintores e artistas em diferentes países.

Mas quais são as características que fazem dela um material amplamente utilizado no universo da arte?

Confira a seguir: 

  • Secagem rápida: Uma das propriedades mais valorizadas é seu tempo de secagem. Por secar rapidamente, uma segunda camada de tinta pode ser aplicada dentro de algumas horas. Logo, o artista não precisa esperar dias para dar segmento à obra.
  • Inodoro: A tinta acrílica é a base de água, portanto, ela não exala cheiros fortes e prejudiciais à saúde. Dessa forma, a pintura pode ser feita em qualquer espaço, inclusive dentro de casa, sem oferecer nenhum risco ao artista.
  • Durabilidade: Pesquisas demonstram que o acrílico possui uma grande longevidade, como prova disso, grande parte das coleções permanentes de museus e galerias de arte é composta por pinturas acrílicas.
  • Flexibilidade: Possuindo capacidade de expansão e contração, a tinta acrílica não cria rachaduras na tela nem danifica a obra.
  • Resistência: O pigmento da tinta acrílica é altamente resistente, sendo capaz de se manter por muito tempo. O brilho desse material também oferece boa resistência, inclusive contra os efeitos da luz solar.
  • Grande aderência: O alto poder de aderência da tinta acrílica possibilita que ela seja aplicada em diversas superfícies como telas, plásticos, madeira, metal, vidro e até alvenaria.
  • Versatilidade: A tinta acrílica pode ser utilizada como base para outras técnicas de pintura, pode ser aplicada junto com vernizes e demais texturas de tinta e pode ser manuseada com pincéis, espátulas, rolos e esponjas.
  • Evaporação: Devido à sua capacidade de “transpiração”, a tinta acrílica não acumula umidade e nem sofre com a ação do mofo.

A Grafitti Artes é referência quando se trata de materiais para pintura, desenhos e trabalhos artísticos.

Na Grafitti você encontra diversas marcas de tinta acrílica, tanto para uso profissional quanto amador. Além de pincéis, espátulas, telas, papéis e o que mais for necessário para você dar vida à obras de arte.

Acesse nossa loja virtual, conheça a variedade e a qualidade dos produtos e compre de quem tem experiência no mercado.  

Você pode gostar de...