Como utilizar cera para lacre?

Se você é fã de séries ou filmes de época, já é acostumado à forma de comunicação dos séculos passados, que era feita por meio de cartas, que demoravam semanas para chegarem até o seu destino.

O cuidado com a escrita, a escolha do papel, o tinteiro e a caneta faziam parte do momento da escrita, que poderia ser considerado um verdadeiro ritual.

Mas, além desses detalhes, existe outro item que chama ainda mais atenção: o lacre escolhido para fechar os envelopes que levavam as cartas.

O lacre de cera é uma forma extremamente elegante e sofisticada de personalizar correspondências, convites, documentos e até mesmo garrafas.

A prova disso é que os lacres continuaram sendo usados até hoje.

Neste artigo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse material incrível.

Continue a leitura!

Qual é a origem dos lacres de cera

Não há registros precisos que consigam dar uma data exata da origem do uso dos lacres de cera, contudo, os primeiros anéis-sinetes e hieróglifos inscritos em cera ou argila, que surgiram muito antes dos lacres de cera, foram encontrados no Oriente Médio, entre a Mesopotâmia e o Egito.

Mas foi durante a Idade Média que os lacres de cera se popularizaram, principalmente nas famílias nobres da época, que estampavam os seus brasões nas correspondências que enviavam.

Conforme a burguesia foi avançando, aumentou a necessidade de assegurar a integridade de documentos importantes e foi justamente aí que os lacres de cera passaram a ser usados com muito mais frequência.

Porém, como já adiantamos, o uso não se restringia apenas aos documentos. Entenda as diferenças abaixo:
Lacre de cera para carta:

Os lacres de cera também variavam conforme a classe social e o status social de quem os utilizava.

Isso acontecia principalmente por conta do alto valor da matéria-prima utilizada na produção, que era feita a base de cochonilha e outras resinas de custo elevado.

A coloração dos lacres também se modificavam conforme a demanda do uso e a situação:

  • Lacre preto: usado em cartas fúnebres;
  • Lacre verde: empregado em documentos do tesouro na Inglaterra medieval;
  • Lacre branco: era usado por imperadores alemães, duques e condes.

Contextos criativos para usar o lacre de cera

Nós citamos alguns dos usos mais comuns do lacre de cera, mas não são apenas esses que podem contar com esse detalhe inovador.

Abaixo indicamos alguns usos possíveis.

Convites de casamento:

Os convites de casamento são outros materiais que podem contar com a delicadeza dos lacres de cera para complementar a papelaria escolhida.

Juntamente com o papel escolhido e com o detalhe de uma fita, por exemplo, eles dão um toque romântico e ainda protegem o conteúdo do envelope.

É possível combinar o lacre com a decoração da festa, com elementos que remetam ao casal ou até mesmo ao local em que o casamento irá acontecer: neste ponto é só dar lugar a imaginação.

Garrafas e frascos:

Outro uso interessante e pouco comentado para a cera de lacre é na vedação e decoração de garrafas e frascos de bebidas, perfumes, cosméticos e outros produtos do gênero.

A cera pode ajudar a conservar o conteúdo do recipiente e a evitar vazamentos ou adulterações.

Além disso, ela pode valorizar a apresentação e atrair a atenção dos consumidores, transmitindo um conceito vintage e transformando o recipiente em uma peça de decoração.

A cor da cera e o desenho do sinete podem combinar com o rótulo e a embalagem do produto, ou criar um contraste.

Que tipo de cera escolher

Agora que já apresentamos um pouco sobre a história do lacre de cera e diferentes contextos para utilizá-lo, conheça quais são os principais tipos de cera existentes para orientar uma melhor escolha de cera.

Cera para lacre:

A cera para lacre é a mais utilizada para finalizar convites de casamento, lacrar documentos confidenciais, testamentos, cartas formais e também no contexto de obras de artes, no processo de autenticação com a marca pessoal do artista.

Cera para lacre medieval:

Esse tipo de cera é feita com mais resina que as ceras comuns, o que faz com que seja brilhante e também mais fácil de quebrar.

A cera para lacre medieval pode ser encontrada em bastões ou em grânulos, e deve ser derretida em uma fonte de calor, como uma vela ou uma colher dosadora.

Cera para lacre flexível:

Este tipo de cera é produzida com menos resina, o que a torna mais emborrachada e garante maior flexibilidade.

É utilizada principalmente em convites ou cartas que serão postados nos Correios, pois não quebra quando é dobrada.

A cera para lacre flexível pode ser encontrada em bastões com ou sem pavio, ou em grânulos.
Cera para lacre em vela:

Esta é uma cera que já vem com uma mecha em seu interior, o que facilita muito a aplicação, basta acender a mecha e deixar a cera derreter sobre o local desejado.

A cera para lacre em vela pode ter diferentes cores e texturas, dependendo da marca e da composição.

Você já conhecia todas essas possibilidades relacionadas a aplicação de lacre de cera?

Não perca outros artigos com dicas e assuntos relevantes do universo das artes aqui no blog da Grafitti Artes!

E se você se interessou em personalizar algum envelope ou convite com lacre de cera, nós temos algumas cores disponíveis na nossa loja virtual, como cera vermelha, chocolate e azul.

Você pode gostar de...