Os lápis para desenho

O lápis para desenho é uma das ferramentas principais e mais básicas de todo artista ou desenhista. E considerando a importância deste item, o mercado desenvolveu uma série de tipos e modelos de lápis para auxiliar os trabalhos com grafite e papel.

Constituído por uma combinação de argila e grafite, o lápis pode apresentar diferentes efeitos a partir da mistura dos dois ingredientes. Dessa forma, quanto mais argila, mais duro e claro será o lápis, e quanto mais grafite, mais escuro e suave.

Mas para quem não tem tanta experiência no universo dos desenhos, a escolha do melhor lápis para desenho pode apresentar um desafio e tanto.

Por isso, preparamos um artigo esclarecedor para você conhecer mais sobre os tipos de lápis para desenho e as características de cada um.

Confira!

Os lápis para desenho

Os lápis utilizados para desenhar possuem diferentes graduações, que se destinam basicamente a três finalidades: esboço, preenchimento e acabamento.

Os modelos identificados com a letra H (do inglês “hard”, que significa duro) servem para a elaboração inicial do desenho, o chamado esboço, pois produzem traços mais claros. Já os os lápis com a letra B (de “blackness”, ou negritude, em português), são mais macios e indicados para fazer as linhas de definição.

As graduações HB (“hard/black”) representam um grafite de dureza média, utilizado para escrita clara e visível, e a variação F (referência à palavra “fine”) produz um traço fino e resistente.

As letras apresentadas nos lápis são acompanhadas por números que indicam a intensidade do grafite; quanto maior o número, mais claro ou mais escuro será o traço produzido pelo lápis.

Confira a escala do mais rígido para o mais macio:
9H > 8H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > F > HB > B > 2B > 3B > 4B > 5B > 6B > 7B > 8B > 9B>

 

Fonte: Pinterest

De forma geral, os lápis mais duros servem para esboços e também para desenhos técnicos, como as plantas de arquitetura. Os mais macios são usados para desenhos mais artísticos, e os intermediários servem até para a escrita (como o 2B, por exemplo).

Nos desenhos artísticos, como os retratos, normalmente utiliza-se lápis H ou HB para os primeiros traços, o 2B para dar definição ao desenho e o 6B para o acabamento.

Para que o resultado final não fique muito “rabiscado”, pode-se utilizar o esfuminho, um rolo de papel em formato de lápis que serve para espalhar o grafite (ideal para representar sombreamento, por exemplo), deixando sua distribuição mais uniforme. O nome esfuminho vem de fumaça, pois o aspecto que seu uso gera no papel lembra o da névoa, tamanha é a suavidade que confere ao desenho.

E agora, uma dica para deixar o resultado final ainda mais bonito: depois de preencher as áreas mais escuras com um lápis macio (6B a 9B), passe de leve o lápis HB sobre essas áreas. Isso dará ao desenho ainda mais uniformidade, pois os traços do lápis mais duro sobre o grafite macio unirão a sequência de camadas, funcionando como uma película de acabamento.

O que é necessário além do lápis?

Como mencionamos, o lápis é um dos materiais mais importantes para o trabalho de um artista ou desenhista, mas só ele não basta!

Confira outros itens essenciais para desenvolver trabalhos de desenho ainda mais incríveis:

  • Borracha
    Para apagar o grafite do papel, o ideal são as borrachas de látex, do tipo que esfarela quando raspada contra a folha.

A desvantagem deste tipo de borracha é que, além de fazer mais sujeira, ela pode arrancar camadas do papel, e isto pode ser percebido nas áreas posteriormente recobertas com grafite.

Já as borrachas plásticas são menos porosas e marcam menos o papel, mas só devem ser usadas sobre traços de lápis mais duros (os da linha H), pois podem arrastar o grafite dos lápis macios (os da linha B), borrando o desenho.

Há ainda borrachas que são uma mistura desses dois modelos, e por isso são consideradas as melhores para apagar desenhos.

As canetas-borracha são também um instrumento interessante; podem ser usadas para apagar linhas ou detalhes muito pequenos nos desenhos técnicos e também para retirar linhas de grafite do papel, criando o efeito de reflexo sobre áreas escurecidas (como para simular a luminosidade em cabelos escuros, por exemplo).

Existe outra ferramenta muito útil para este fim, o limpa-tipos. Originalmente usado para apagar caracteres criados pelas máquinas de escrever (os “tipos”), esta borracha parece uma massinha de modelar e serve para retirar o excesso de grafite no papel, facilitando o posterior uso da borracha ou mesmo para suavizar áreas onde se colocou muito grafite, para tornar o desenho mais uniforme.

  • Papel
    Como vimos antes, existem desenhos mais técnicos e mais artísticos, e cada um requer uma superfície apropriada.

Os desenhos artísticos podem ser feitos em papéis lisos, como o Opaline (que é mais liso que o sulfite e vai muito bem com marcadores e canetinha hidrocor, por exemplo), ou em papéis com textura, que além de ser um fator a mais de acabamento do desenho, serve para fixar melhor as camadas de grafite no papel.

Já os desenhos técnicos não precisam de textura, pois são feitos na maioria das vezes com lápis mais duros, que não liberam muito grafite no papel, e, por isso, não requerem maior fixação.

  • Verniz
    Para proteger seus desenhos da sujeira e até da umidade basta usar Verniz Spray, que pode ter acabamento fosco, brilhante ou semi-brilhante. O primeiro, como o nome já diz, torna o desenho menos brilhante, ou seja, impede que a luz cause reflexo sobre o grafite. O segundo intensifica o brilho natural das camadas de grafite, e o terceiro confere brilho moderado, sem causar reflexo.

Agora que você já conhece tudo sobre os lápis para desenho, que tal renovar a sua coleção na Grafitti Artes?

A Grafitti é especializada em artigos para desenho e possui diversas opções de lápis e outros materiais para trabalhos de desenho técnico ou artístico.

Confira uma seleção de lápis para desenho que você encontra na Graffiti:

  • Lápis macios

Lápis grafite graduado Staedtler
Lápis grafite graduado com borracha Caran d’ache
Lápis grafite graduado black Staedtler

  • Lápis duros

Lápis grafite graduado Lyra
Lápis grafite graduado Koh-I-Noor
Lápis grafite graduado Derwent

Quer ver mais?

Acesse a loja virtual da Grafitti para conferir borrachas, papéis e muitos outros produtos para desenho.

Você pode gostar de...