O que é Arte Moderna?

O universo das artes é repleto de movimentos que apresentam variados estilos de pintura e marcam diferentes períodos da sociedade. A arte moderna foi um exemplo de expressão artística que marcou o mundo das artes e da cultura e se estendeu por quase um século.

Quer conhecer mais sobre a arte moderna e seus principais representantes? Então continue acompanhando o artigo que preparamos!

O que é arte moderna?

A arte moderna foi um conjunto de expressões artísticas originado na Europa durante as últimas décadas do século XIX, que atingiu seu ponto máximo na primeira metade do século XX, se estendendo por quase um século.

Este movimento surgiu em um período de muitas transformações tecnológicas, culturais, políticas e sociais — Segunda Revolução Industrial —, quando os artistas modernistas da época se uniram para trazer novos olhares à sociedade, rompendo com as formas tradicionais de arte e fazendo nascer o moderno.

A noção de “arte” passou a ser questionada pela comunidade artística da época, que começou a experimentar novas técnicas e estilos, ultrapassando os padrões vigentes.

A partir destas experiências, surgiram as vanguardas europeias, como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo e o Cubismo.

Mas apesar de ser muito associada à pintura, a arte moderna não se limita às telas. Este conceito também engloba outras formas de expressão cultural e artística, como a literatura, o cinema, a música, etc. Por isso, a arte moderna é considerada uma corrente artístico-cultural.

No Brasil, a arte moderna atingiu seu ápice na década de 1920, através de nomes como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Quer saber mais sobre a arte moderna no Brasil? Confira nosso artigo A história da Semana de Arte Moderna de 1922.

Formada por diferentes expressões artísticas, a arte moderna possui as seguintes características:

  • Rompimento dos padrões da época;
  • Arte como contestadora;
  • Liberdade de expressão;
  • Abandono da representação realista;
  • Uso de figuras sem lógica;
  • Aproximação da linguagem popular;
  • Uso experimental de cores, formas, técnicas e materiais.

Principais representantes da arte moderna

Agora que você já conhece o conceito de arte moderna, confira os principais representantes desse movimento no Brasil e no mundo:

1. Tarsila do Amaral – Brasil

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira muito influenciada por vanguardas europeias. Suas obras exploram formas, temáticas e cores, e apresentam um caráter tipicamente brasileiro.

Fonte: Escritório de arte

2. Anita Malfatti – Brasil

Pintora, desenhista e ilustradora, Anita Malfatti é uma das mais importantes artistas brasileiras, e desempenha um papel fundamental na introdução do visual modernista no país.

Fonte: Itaú Cultural

3. Pablo Picasso – Espanha

Pablo Picasso foi um pintor espanhol, responsável por grandes obras, como “Guernica” e “A Pomba da Paz”. Picasso também foi um dos criadores do cubismo, um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX.

Fonte: Isto É

4. Salvador Dalí – Espanha

Pintor espanhol, Salvador Dalí ficou conhecido por suas obras desconexas e fora do comum. O artista também foi um dos grandes representantes da estética surrealista.

Fonte: Gravura Contemporânea

Gostou de conhecer mais sobre a arte moderna?

No blog da Grafitti Artes, você encontra diversos outros conteúdos sobre o universo das artes, além de dicas de pintura, desenho e artesanato.

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo!

Você pode gostar de...