5 dicas essenciais para cuidar e preservar suas obras de arte

Pense em grandes obras de arte como Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Abaporu de Tarsila do Amaral, Autorretrato com Macacos de Frida Kahlo e Noite Estrelada de Vincent van Gogh.

Todas essas obras influenciaram artistas de novas gerações e ainda continuam influenciando, além de desencadearam diferentes emoções nos públicos que as visitam nos museus ao redor do mundo.

Agora, imagine se todos esses quadros não tivessem sido preservados da maneira correta.

Tanto o meio artístico quanto a sociedade como um todo perderiam muito ao deixar de apreciar essas invenções de artistas tão importantes.

Pensando nessa relevância, separamos algumas dicas para cuidar e preservar suas obras de arte.

1. Proteção contra temperaturas altas

Um dos principais cuidados que os artistas precisam ter com suas obras é a proteção contra temperaturas muito elevadas. Esse cuidado existe por conta da capacidade que o calor tem de deteriorar a tinta, danificando assim o desenho e a sua aparência.

As temperaturas excessivas também podem descolorir as tintas, o que interfere na personalidade e na intenção que o artista desejou transmitir com as cores que escolheu para o seu quadro.

Os quadros pintados com tintas a óleo ou acrílica, são os tipos principais que demandam atenção e cuidados para ficarem distantes de fontes de calor. Em alguns casos até mesmo o calor da lâmpada pode interferir nesse aspecto.

Além da pintura em si e da tinta, o suporte da obra, como tela ou papel, também pode ser afetado pelo calor.

A própria tela pode encolher ou esticar, enquanto papel pode enrugar ou ficar quebradiço com o calor intenso. Controlar a temperatura protege não apenas a pintura, mas também o suporte.

Portanto, a primeira dica de conservação, é manter tanto os quadros finalizados quanto os materiais para pintura em lugares frescos e secos.

2. Lembre-se de retirar o pó acumulado

Outro ponto importante para conservar a qualidade e a beleza das obras, é manter os seus quadros, as tintas para tela e o restante do material para pintura longe do pó e do mofo, que podem favorecer o surgimento de pragas e danificar as telas.

Ainda neste ponto, é recomendado usar um pano seco e macio para remover o pó dos quadros periodicamente, evitando assim que ele se acumule e forme uma camada que escurece as cores e dificulta a limpeza.

Contudo, não utilize panos úmidos ou produtos químicos, pois eles podem trazer umidade e alterar a composição das tintas, prejudicando a durabilidade e o aspecto das obras.

3. O plástico bolha é um bom aliado na conservação

Muitos produtos e utensílios frágeis são envolvidos no plástico bolha para garantir a segurança e evitar que quebrem ou sejam danificados.

Os quadros podem também recorrer a essa possibilidade quando estiverem finalizados e bem secos, principalmente quando existir a necessidade de serem exportados.

No caso de mudança de casa ou até mesmo levá-los até alguma exposição, por exemplo, esse material versátil é um dos indicados para proteger a obra de possíveis danos.

Optar por materiais como jornais, papelão e madeira, pode manchar a pintura com o tempo, já que essas opções soltam pigmentos com o passar dos anos.

4. A importância da ventilação nos ambientes com obras de arte

Locais com pouca ventilação tendem a acumular umidade e por isso, tornam-se um espaço propício para a disseminação de mofo, fungos e bactérias.

E a presença deles pode ser extremamente negativa para as telas, que poderão ter a sua integridade ameaçada.

Do mesmo modo, a ventilação também promove uma temperatura mais amena, evitando os riscos que as altas temperaturas trazem para a preservação dos quadros que já mencionamos anteriormente.

5. Busque sinais de infiltração e mofo sempre que puder

Com uma frequência que se encaixe na sua rotina, olhe com cuidado a parede onde estão posicionados os seus quadros e molduras.

Essa observação precisa conferir se existem infiltrações ou a presença de ácaros e mofo nas extremidades da moldura ou atrás. Neste caso, o indicado é procurar a ajuda de um profissional para lidar com essa infiltração, pois ela também pode afetar o quadro.

Existem diversas empresas especializadas neste tipo de serviço que saberão lidar com a situação com rapidez e segurança, protegendo as suas pinturas.

Priorizar a conservação de obras de arte faz parte do processo artístico e subestimar essa importância pode fazer com que pinturas se percam para sempre.

Continue a leitura de outros artigos com dicas relevantes no blog da Grafitti Artes.

Não deixe de conhecer a nossa loja virtual e nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Você pode gostar de...