Pintura em tela para iniciantes

A pintura em tela é uma das técnicas mais utilizadas hoje nos estúdios de artes. Mas apesar de ser bastante popular, este meio pode representar um desafio e tanto para quem não possui muita experiência. Neste cenário, muitos iniciantes se perguntam: como fazer pintura em tela?

Se você está aprendendo mais sobre o universo da pintura em tela e se identificou com o questionamento acima, confira algumas dicas que separamos para quem deseja desenvolver mais esta técnica:

1 – Separe os materiais necessários

Para realizar qualquer trabalho em tela, é preciso ter em mãos os materiais básicos necessários. Confira o que você vai precisar:

  • Tela em branco;
  • Tintas de cores básicas;
  • Pincéis de diferentes tamanhos;
  • Espátula para misturar as tintas;
  • Solvente e óleo de linhaça (caso use tinta a óleo);
  • Verniz artístico;
  • Lápis ou carvão para desenhar na tela;
  • Paleta para as tintas;
  • Potes para solvente e óleo.

2 – Faça um esboço da imagem a lápis

Fazer um esboço do desenho facilita sua visualização, além de auxiliar na localização de traços e tons. Por isso, a dica é realizar primeiro o desenho em tamanho reduzido para ter uma visão completa da imagem. E, em seguida, fazer o esboço a lápis ou carvão na tela em branco.

3 – Utilize uma paleta de cores limitada

Quem está começando a pintar em tela pode realizar bons trabalhos utilizando apenas cinco ou seis cores. Afinal, conforme a teoria das cores, é possível criar outras tonalidades do espectro cromático apenas com a mistura das tonalidades básicas.

Prepare as tintas na paleta
Após escolher as cores que serão utilizadas, é hora de preparar as quantidades na paleta. Para isso, você pode fazer pequenos montinhos de cada cor em volta da paleta, deixando o centro reservado para as misturas. Mas lembre-se de limpar o pincel após cada mistura.

5 – Comece pelo fundo e pelos tons escuros

Quando se trata de pintura em tela, existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas durante os trabalhos. Mas para iniciantes, a dica de pintura básica é começar trabalhando o fundo e os tons escuros definidos no esboço. Com isso, a forma da pintura ficará mais clara, facilitando o restante do trabalho na tela.

6 – Seja paciente

A pintura é uma atividade que exige calma e paciência. Durante o trabalho, é preciso ter cuidado com a exposição da tela ao sol e à poeira. E após finalizar a pintura, é importante que a tela fique secando em um local protegido da ação externa. O verniz deverá ser aplicado depois de, pelo menos, um mês para que as tintas não fiquem com um efeito amarelado ou percam a transparência.

Onde encontrar os melhores materiais?

Como você conferiu, a primeira dica para começar a pintar em tela é possuir os materiais básicos necessários.

Por isso, a Grafitti Artes, loja especializada em artigos para pintura, desenho e artesanato, fez uma seleção dos melhores materiais para você iniciar seus trabalhos em tela.

Confira alguns produtos:

Quer conhecer toda a variedade de materiais para pintura da Grafitti Artes?

Acesse nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...