Conheça os tipos de canetas e suas diferenças

As canetas são objetos que nos resgatam várias memórias afetivas.

Seja para fazer a assinatura de um documento, uma lista de compras que foi fixada na geladeira, um bilhete deixado na mesa de um colega de sala de aula ou de trabalho, o uso da caneta faz parte da rotina das pessoas em muitos aspectos diferentes.

A lista dos amantes de canetas é extensa: dos que as colecionam até artistas de mão-cheia que usam canetas para desenhar e escrever de maneira estilizada.

Independente do objetivo para o qual sejam utilizadas, conhecer os tipos de canetas e suas diferenças é importante para distinguir as suas funções e utilizá-las em toda a sua capacidade.

Neste artigo vamos falar sobre os diferentes tipos de canetas, por isso, vale a pena continuar a leitura!

A importância da caneta ao longo da história

A invenção da caneta foi um marco extremamente importante para a evolução da sociedade, já que o seu uso proporcionou um meio de comunicação e de registro histórico.

Grandes invenções, por exemplo, se não tivessem sido registradas com o uso de uma pena de escrever, poderiam ser perdidas para sempre. As penas de ganso foram usadas durante muito tempo para a escrita.

Foi apenas no final do século XVIII que surgiu a iniciativa de criar um objeto que pudesse substituir a pena de ganso.

Uma nova espécie de “caneta” de metal foi criada, objeto esse baseado na estrutura da pena de ganso.

Contudo, por mais que esse tipo de caneta de metal tenha se popularizado em muitos países pela primeira vez na história, existem registros arqueológicos que demonstram a presença de pontas de metal no Egito Antigo, muitos antes do final do século XVIII.

Anos depois, já no século XIX, houve inúmeras tentativas de criar um objeto que armazenasse tinta em seu interior. Foi no ano de 1884 que Lewis E. Waterman patenteou a sua criação chamada caneta-tinteiro.

O surgimento das canetas de modelo esferográficas aconteceu no ano de 1937. A invenção, feita por Lásló Bíró, priorizou principalmente a necessidade de não borrar o papel.

Tipos de canetas: entenda as diferenças entre elas

Depois de conhecer uma breve história do surgimento das canetas, saiba que tipos de canetas existem atualmente e quais as suas características.

  • Canetas para colorir e desenhar

Para fazer um desenho, seja ele mais ou menos complexo, o artista pode trabalhar em camadas, ressaltando diferentes tons e até alternando a pintura com o contorno do desenho.

Existem canetas ideais para cada etapa do processo, que possibilitam resultados específicos para cada tipo de projeto.

  • Caneta hidrográfica

Existem muitos tipos de canetas hidrográficas e, na maior parte das vezes, elas têm uma ponta de feltro que é umedecida pela quantidade de tinta que está presente no tubo interno da caneta, feita de um material esponjoso.

As canetinhas coloridas, que as crianças amam, são exemplos de canetas hidrográficas.

  • Caneta Nankin

A caneta Nankin é bastante versátil e é usada tanto por desenhistas como por arquitetos que precisam de firmeza em seus traços.

A tinta presente nesta caneta se parece com a tinta nanquim, por isso leva esse nome. É também por conta disso que a aderência ao papel é bastante eficaz.

E a espessura de ponta varia, sendo de 0,05mm até 1,2mm.

  • Caneta para porcelana

A caneta para porcelana, na maioria das vezes, vem abastecida com pigmento e diluente, permitindo que a tinta fique homogênea. Mas, um cuidado é necessário antes do uso: o artista precisa agitar por 10 segundos antes de utilizá-la.

  • Caneta posca

A caneta posca é um tipo de caneta específica para porcelana e é a base de água.

A caneca posca tem grande fama e permite uma cobertura uniforme. Por conta disso, exige a aplicação de uma camada de verniz em spray na obra depois de pronta. As espessuras das pontas são definidas da seguinte maneira: 1M, 3M, 5M (mais finas) e 8K e17K (mais grossas).

  • Caneta para tecido

As canetas para tecido possibilitam uma série de customizações interessantes.

Com elas, é possível explorar a criatividade e transformar uma peça básica de roupa, por exemplo, em uma roupa exclusiva.

Como o próprio nome já sugere, a caneta pincel é usada para ilustração de lettering ou desenhos com aquarela.

A sua tinta é a base de água e suas cerdas são feitas de nylon, o que garante uma longa duração e também permite que o artista recarregue a tinta.

  • Caneta Stabilo e similares

Para desenhos em que o traçado precisa ser mais firme e fino, as canetas Stabilo são as mais indicadas.

A sua ponta é de feltro e a ponteira é de metal, uma combinação perfeita, que transforma a maneira de desenhar e também de escrever.

  • Marcador de texto

A cor intensa dos marcadores de texto destaca trechos importantes de textos e, por isso, é muito utilizada para estudos.

Mas também é uma excelente opção para quem gosta de criar em um bullet journal.

  • Marcador permanente

O marcador permanente pode ser aplicado em diversos tipos de superfícies, passando por papel, tecido, plástico, paredes e até mesmo metal.

Alguns marcadores são à base de água e outros de álcool. Seus tamanhos também diferem e se relacionam com a espessura daquilo que será escrito pelo marcador, possibilitando resultados diferenciados para cada espessura escolhida.

Os marcadores ProMarker estão entre as canetas favoritas dos ilustradores.

Isso se deve a sua flexibilidade, já que com eles podem auxiliar no preenchimento e também no contorno, em diferentes estilos de ilustração.

A sua tinta é a base de álcool e por isso a sua secagem é rápida.

  • Magic-color

A ponta especial da caneta Magic lembra um pincel e por isso é bastante usada por cartunistas e pintores.

Mas, apesar disso, a sua aplicação não é feita apenas em papel. Ela pode ilustrar plástico, vidro e até metal.

Encontre diferentes tipos de canetas na Grafitti Artes

Depois de conhecer os principais tipos de canetas, suas características e aplicações, chegou o momento de saber onde comprá-las.

Na Grafitti Artes existem as melhores marcas de canetas e os produtos são enviados para todo o Brasil.

Acesse as opções de canetas em nossa loja virtual!

Você pode gostar de...