5 dicas para usar caneta Posca

A caneta Posca é uma importante ferramenta criativa que amplia as possibilidades de uso e criação dos mais diferentes trabalhos artísticos e de personalização. Afinal, esta caneta pode ser aplicada em diversas superfícies, como papel, vidro, tecido, plástico, cerâmica, entre outras, dando vida a trabalhos expressivos e únicos.

Com ela é possível dar um visual personalizado a dezenas de objetos, criar painéis e peças decorativos, ensinar arte de maneira divertida e muito mais.  

Mas apesar de ser uma ferramenta extremamente versátil, a Posca exige cuidados específicos para aumentar sua durabilidade e garantir a máxima eficiência.

Quer descobrir como cuidar da sua Posca?

Confira cinco dicas para usar de maneira correta e ampliar suas possibilidades criativas. 

Conheça mais sobre a caneta Posca

Lançada no início dos anos 80, a caneta Posca logo conquistou artistas de rua e grafiteiros, se tornando parte da cultura urbana e uma ferramenta indispensável para os desenhistas. 

A fórmula exclusiva à base de água da caneta Posca proporciona uma tinta sem odores, rica em pigmentos, resistente ao tempo e com ótima cobertura e densidade.

O marcador Posca, como a caneta também é chamada, possui 55 cores opacas, foscas e brilhantes, oferecendo opções metálicas, fluorescentes ou com glitter. 

A tinta solúvel em água pode ser aplicada em camadas, misturada (enquanto está úmida) ou através da técnica de sopro (semelhante ao efeito do spray), garantindo possibilidades criativas quase que ilimitadas. 

Para proporcionar ainda mais liberdade de criação, a Posca oferece pontas de diferentes tamanhos e formatos, que conferem maior resistência e adequação para cada tipo de uso.

Como usar a caneta Posca?

Confira agora cinco dicas para utilizar as suas canetas Posca da maneira mais adequada e aumentar a vida útil desses eficientes materiais artísticos. 

1.Durante o uso

Para garantir máxima eficiência durante o uso da caneta Posca é necessário seguir passos simples, porém efetivos:

  • Agite a caneta (ainda com tampa) para cima e para baixo por alguns minutos, até ouvir o característico som de click. A esfera no interior do marcador irá misturar a cor da tinta. 
  • Pressione a ponta contra um papel rascunho várias vezes, até que ela esteja cheia de tinta. Em seguida, teste o fluxo fazendo linhas no papel. Se o traço estiver limpo, significa que a caneta está pronta para uso. Mas caso seja necessário, utilize um pano para eliminar o excesso de tinta da ponta.

2.Problemas com a tinta

Caso a tinta pare de fluir livremente durante o uso, basta agitar a caneta novamente, lembrando sempre de colocar a tampa antes do procedimento para evitar que a tinta espirre. Após isso, force a ponta mais uma vez sobre o papel para que o pigmento escorra para a extremidade. 

3.Na hora da limpeza

A limpeza da caneta Posca é bastante simples. A ponta pode ser limpa com água corrente quantas vezes forem necessárias. 

Além disso, se a ponta ficar muito seca ao longo do tempo ou devido o fechamento incorreto, a extremidade da caneta pode ser deixada de molho em um copo com água durante a noite (por algumas horas).

4.Como armazenar

O modelo de Posca com ponta pincel deve ser armazenado na horizontal sempre que possível. 

Já os demais marcadores podem ser guardados em qualquer posição, desde que estejam tampados com firmeza. A esfera no interior do corpo da caneta é utilizada para misturar a tinta, garantindo que ela saia com maior fluidez na hora do uso.

5.A troca da ponta

Ao longo do uso, é possível que a ponta da caneta fique danificada. Nessas situações, a ponta poderá ser substituída por uma nova, vendida separadamente. 

Os modelos com ponta substituíveis são: PC-1MC; PC-3M; PC-5M; PC-7M; PC-8K; e PC-17K.

Para descobrir como utilizar a caneta Posca em diferentes superfícies, confira nosso artigo especial sobre o assunto aqui!

Com as dicas de hoje as suas canetas Posca terão uma durabilidade ainda maior para você dar vida a novas criações artísticas e peças únicas. 

Que tal visitar a Grafitti Artes e renovar suas canetas Posca e demais materiais para arte? 

A Grafitti possui uma grande variedade de Posca de diferentes cores e pontas, além de opções avulsas e kits completos.

Acesse a loja virtual e adquira seus novos materiais para pintura, desenho e artesanato na Grafitti Artes! 

Você pode gostar de...