Como utilizar estilete de precisão?

Você já ouviu falar em estilete de precisão? Esta ferramenta é bastante útil para o corte de papéis, papelões e tecidos, e para atividades minuciosas que exigem grande precisão, como montagem de maquetes, artesanato, trabalhos com serigrafia, entre outros.

Mas por ser uma ferramenta com uma lâmina bastante afiada, existem certos cuidados na hora de manusear um estilete de precisão, já que qualquer descuido pode causar acidentes.

Se você quer aprender a manusear este material com mais segurança e eficiência, continue acompanhando o artigo que preparamos.

Conheça o estilete de precisão

O estilete de precisão é um instrumento de corte formado por um cabo rígido e com uma lâmina afiada na extremidade, lembrando um bisturi ou uma caneta.

Esta ferramenta pode ser utilizada tanto para atividades do dia a dia, como cortar papel, tecido, plástico e materiais sintéticos, quanto para trabalhos minuciosos que exigem maior cuidado e atenção, como artesanato, scrapbook, montagem de maquetes e aeromodelismo.

O estilete de precisão leva este nome justamente porque ele foi desenvolvido para fazer cortes precisos. Ou seja, ele corta apenas o que precisa ser cortado.

A lâmina deste estilete corta com delicadeza e precisão áreas pequenas e detalhadas, sem prejudicar ao redor do corte e assegurando a integridade do material.

Estilete de precisão x estilete tradicional: quais as diferenças?

Existem diversas variações de ferramentas manuais de corte, com diferentes características e funções. E quando se fala em estilete, muitas pessoas podem pensar no tradicional estilete retrátil.

Para não gerar desentendimentos na hora de escolher o modelo mais adequado para uma atividade, é importante saber a diferença entre o estilete de precisão e o estilete retrátil.

Estilete de precisão
Com a forma similar a um bisturi ou uma caneta, o estilete de precisão possui um cabo rígido e uma lâmina pequena e fina presa na extremidade por articulação.

Alguns modelos de estilete de precisão podem acompanhar outros cabos e lâminas de diferentes formatos que podem ser trocadas conforme a necessidade do trabalho.

Fonte: Grafitti Artes

Estilete retrátil
O estilete retrátil é um modelo mais robusto e contém diversas lâminas retráteis divididas por segmentos quebráveis que servem para renovar a ponta da lâmina sempre que necessário, sem precisar trocar a peça por inteiro.

A alavanca permite expor a quantidade de lâmina necessária durante o uso. Este sistema também “recolhe” a lâmina dentro do corpo do estilete após o uso, para garantir que não haja acidentes na hora de guardar a ferramenta.

Fonte: Grafitti Artes

Como usar o estilete de precisão?

Os estiletes de precisão são ferramentas bastante eficientes e que podem ser utilizadas de diversas maneiras, como você já conferiu por aqui.

Mas para garantir a qualidade dos cortes de precisão em trabalhos de artesanato e outras atividades, é preciso manusear a ferramenta da maneira correta.

Confira quatro dicas para utilizar o estilete de precisão da melhor forma possível:

  1. Escolha o estilete de precisão adequado ao corte
    Antes de iniciar qualquer trabalho com estilete de precisão, é preciso escolher a ferramenta adequada. Afinal, existem diferentes tipos de lâminas, de materiais a serem cortados e de tipos de corte.
  2. Planeje o corte antes de executá-lo
    Planejar o corte de precisão antes de realizá-lo garante resultados mais satisfatórios, uma vez que esse planejamento possibilita uma perspectiva mais ampla do trabalho, ajuda a reduzir possíveis erros ou desperdícios de material e oferece maior segurança aos movimentos.
  3. Tenha uma superfície de trabalho adequada
    Ao trabalhar com estilete de precisão, é importante sempre contar com uma base de apoio plana e firme. As bases para corte são a opção mais indicada para este tipo de trabalho, pois oferecem maior estabilidade aos movimentos, tornam o corte de precisão ainda mais fácil e rápido, protegem o fio da lâmina durante o corte e aumentam a durabilidade da ferramenta.
  4. Não utilize lâminas desgastadas
    O uso de lâminas desgastadas, enferrujadas, cegas ou impróprias pode prejudicar todo o trabalho e entregar resultados insatisfatórios.

Por isso, antes de realizar qualquer corte de precisão é preciso se atentar para o estado da lâmina e do estilete como um todo.

Cuidados com a segurança

Como já mencionamos, o estilete de precisão é uma ferramenta que exige cuidado e atenção durante o manuseio, pois sua lâmina extremamente afiada pode causar acidentes graves.

Confira algumas dicas para utilizar a ferramenta com maior segurança e eficiência:

  • Caminho de corte
    Durante o corte, a lâmina do estilete pode acabar deslizando de repente. Para evitar acidentes nestes casos, é importante ter um caminho de corte livre. Ou seja, o caminho por onde a lâmina vai passar deve estar livre de obstáculos. É importante também que o usuário manuseie o estilete sempre na direção oposta à sua, lembrando de não deixar a outra mão no caminho de corte e conferindo se ninguém está na direção em que está cortando.
  • Materiais de apoio
    Para realizar cortes retos com maior segurança e estabilidade, a dica é utilizar uma régua de alumínio, pois ela não se desgasta em contato com a lâmina.

O uso da régua como material de apoio evita que o estilete deslize durante o corte, o que pode resultar em acidentes ou uma marcação torta no trabalho.

Encontre estiletes de precisão e muito mais na Grafitti Artes!

Agora que você já conferiu como utilizar um estilete de precisão com segurança, que tal renovar os seus materiais na Grafitti Artes?

Loja especializada em artigos para artesanato, pintura e desenho, a Grafitti Artes trabalha com as melhores marcas do mercado e oferece diversas opções de materiais para diferentes tipos de trabalho.

Na Grafitti, você encontra estiletes de precisão e retráteis, lâminas, base para corte, além de canetas, réguas, borrachas e muito mais!

Confira alguns produtos da Grafitti:

Quer conferir mais materiais?

Acesse nossa loja virtual e boas compras! A Grafitti entrega para todo o Brasil.

Você pode gostar de...