Os melhores marcadores para Bullet Journal

A rotina de estudos e de trabalho demanda uma organização constante em diversos aspectos.

A disponibilidade de horários para estudar ou a dedicação para alguma função específica de trabalho, além de conciliar esses compromissos com outras atividades diárias pessoais, são alguns dos pontos que demandam atenção para manter uma rotina produtiva.

E diante disso, cada um encontra a sua própria maneira de elencar prioridades e cumprir todas essas necessidades diárias.

Há quem opte por aplicativos de organização, lembretes no celular ou agendas de e-mail.

No entanto, existem pessoas que preferem escrever sobre suas demandas em agendas, planners ou Bullet Journal.

A seguir, vamos nos aprofundar nas possibilidades que o Bullet Journal oferece, além de disponibilizar dicas de como criar o seu.

Vamos lá?

O que significa Bullet Journal?

De acordo com o site oficial do Bullet Journal, “O Bullet Journal® (ou BuJo® para abreviar) foi criado por Ryder Carroll, um designer de produtos digitais e autor que mora no Brooklyn, NY. Diagnosticado com dificuldades de aprendizagem no início da vida, ele foi forçado a descobrir maneiras alternativas de se concentrar e ser produtivo. Após anos de tentativa e erro, ele desenvolveu uma metodologia que ia muito além da simples organização. Agora ele se concentra em ajudar os outros a aprenderem sobre o que o método Bullet Journal realmente é: a arte de viver intencionalmente”.

Assim, o Bullet Journal é uma maneira de personalizar e organizar as folhas de cadernos de acordo com as demandas de cada pessoa com eficiência.

Essa organização auxilia no foco e também na melhor visualização de prioridades dentro de compromissos diários.

O processo de criação desse método consistiu em acrescentar em um caderno todas as suas tarefas, objetivos, compromissos e eventos que o designer precisava cumprir, já que a sua vontade era a de centralizar todas essas informações em um só lugar.

Depois dessa etapa e como ele percebeu a lista criada, o designer foi além, e introduziu o conceito de bullets, que são breves frases ou símbolos que representam o tipo de cada demanda.

Assim, ele conseguiu definir por meio de símbolos uma tarefa que precisa ser concluída, por exemplo, bem como notas relevantes dentro dessas demandas. Com isso, ficou muito mais simples identificar visualmente as prioridades e a situação de cada tarefa.

Mas a criação também se voltou para outros elementos, como índices, páginas numeradas e legendas, tudo isso com o objetivo de criar uma organização ainda maior.

E foi justamente por esse motivo que o Bullet Journal tornou-se extremamente popular em vários países do mundo, já que é flexível e pode auxiliar em diferentes tipos de rotinas.

Como criar um bullet journal?

Se a possibilidade de organizar melhor as suas demandas diárias de uma forma visual se encaixa nas suas necessidades, a criação de um Bullet Journal pode ser uma ótima possibilidade.

Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1. Pense sobre os seus objetivos:

O primeiro passo para criar um Bullet Journal é entender melhor como esse método pode auxiliar na sua rotina.

Para essa compreensão é fundamental voltar o olhar para os seguintes pontos:

  • Se você já tentou utilizar algum outro método de organização, seja uma agenda tradicional ou agenda de e-mail, por exemplo, quais foram as suas maiores dificuldades nesses processos?
  • Durante a sua rotina, você costuma fazer anotações para se atentar a determinados compromissos?
  • Como você organiza as suas demandas diariamente? Prefere começar o dia com tarefas indispensáveis que levam mais tempo ou prefere iniciar pelas mais simples?
  • Considerando os seus compromissos diários, perceba quais são as anotações que são recorrentes. Pense sobre os tipos de anotações que você precisa fazer.
  • Decida se usará o BuJo para organizar seu estudo, trabalho, vida pessoal ou tudo ao mesmo tempo.

2. Escolha o caderno

Essa é uma das partes mais importantes, já que vai envolver o tamanho do caderno que atenderá às suas demandas.

O tamanho A5 tende a atender diferentes perfis de pessoas, verifique se esse é o modelo ideal para você, assim como os modelos disponíveis: espiral, brochura ou lombada quadrada.

3. Crie as legendas

As legendas são códigos que irão sinalizar as demandas do Bullet Journal, a classificação em que estão e a sua prioridade.

Ao escolher os símbolos, ao abrir o caderno, ficará muito mais fácil lembrar de determinada atividade que precisa ser realizada.

Formatos de bolas, quadrados, a letra X e triângulos são alguns exemplos de símbolos, mas nesses casos a imaginação pode auxiliar a criar aqueles que mais combinam com a sua personalidade, assim como o uso de cores no caderno e nos símbolos.

3. Escolha as canetas adequadas

Depois de escolher o caderno ideal, criar as legendas e símbolos e especificar os compromissos esporádicos e aqueles recorrentes, é chegado o momento de escolher as canetas ideais.

Os modelos a seguir são de alta durabilidade e possuem dezenas de cores disponíveis:

Acesse agora o site da Grafitti Artes e escolha outras opções!

Você pode gostar de...