Como criar efeito de reflexo em pinturas

Quando olhamos para alguma pintura, com todos os seus detalhes e complexidade, são muitos os pontos que chamam a atenção.

Os contornos escolhidos pelo artista, quais figuras estão presentes na tela, as cores, contraste e também o efeito de reflexo.

A presença de reflexo consegue expressar realismo e profundidade em pinturas, dando a elas características únicas incríveis.

Imagine uma tela com o desenho do mar e da lua.

Se o artista optar por acrescentar o reflexo que a lua faz na superfície da água, essa pintura ganha ainda mais personalidade.

Neste artigo, vamos abordar o efeito do reflexo em pintura, a importância deles e como fazer.

Vamos lá?

A infinitas possibilidades que o efeito de reflexo proporciona

A presença de luz em qualquer ambiente, mesmo quando for durante a noite, gera reflexos que podem ser reproduzidos em pinturas.

Seja uma fresta de luz que entra em uma cozinha e deixa o sol invadir aquele cômodo, ou a representação da lua que pode ser vista de uma janela, é possível criar diversas possibilidades de jogo de luz e reflexos.

Luz e sombra

A pintura com luminosidade e penumbra é uma possibilidade que usa a iluminação para transmitir efeitos de profundidade e autenticidade em uma obra de arte e também se relaciona com o efeito de reflexo.

Contudo, para essa prática, é preciso entender os conceitos de luminosidade e sombra, tais como é o caso da orientação da luz e sua interação com os objetos, por exemplo.

Para alcançar o objetivo de criar pinturas com o jogo de luz e sombra é possível empregar uma variedade de técnicas, como o chiaroscuro, que conta com contrastes marcantes entre claridade e escuridão para conferir profundidade.

A escolha de tonalidades para os objetos

Um ponto importante da luz e sombra em pinturas é a escolha correta de tonalidades apropriadas para cada objeto, considerando como a luz que reflete neles.

E para encontrar a tonalidade ideal, a melhor forma de aprimorar é praticando.

Essa prática deve ser aliada com a observação constante de como a luz está interagindo com o entorno.

Por último, vale lembrar também que a pintura com luz e sombra é uma técnica versátil e por isso pode ser utilizada em uma ampla gama de estilos artísticos, desde o realismo até o abstracionismo.

De que forma é possível criar o efeito de reflexo em pinturas?

Para quem está iniciando a sua trajetória na pintura, criar o efeito de reflexo pode parecer uma tarefa complexa.

Contudo, existem algumas dicas que podem facilitar a pintura e dar uma dimensão maior do que o efeito de reflexo cria nas obras de arte.

O primeiro passo é entender que o reflexo é uma versão distorcida do ambiente do refletor.

Quando falamos em tridimensionalidade, determinar a perspectiva dos refletores e se a superfície refletida é áspera ou lisa é de grande importância.

Abaixo separamos algumas dicas básicas:

  • Conforme mais áspera for a superfície, maior será a distorção da reflexão e do mesmo modo, quanto mais áspera a distorção, mais áspera a reflexão.
  • Pinturas que retratam vidro ou outros materiais, é essencial lembrar que não deve ser pintado apenas a imagem espelhada do objeto refletido, mas também a distorção da suavidade do vidro e a curva da imagem refletida.

Para entender verdadeiramente como pintar todos os reflexos na tela, você deve entender os três componentes listados aqui.

Técnicas para criar efeito de reflexo

Quando o ambiente ou objeto que está sendo retratado em uma obra conta com a luminosidade no ambiente, a sombra e a penumbra ganham destaque ao mesmo tempo em que ocultam informações desnecessárias e destacam determinados detalhes.

Para que esse efeito seja alcançado existem algumas técnicas principais que podem ser empregadas. São elas:

  • Técnicas pictóricas

Neste primeiro tipo, são usados elementos da linguagem pictórica como o ponto, a linha, a perspectiva, a cor, a textura, a dimensão (proporção e escala) e a sugestão/ilusão de movimento para guiar o reflexo.

Com isso é possível também criar movimento e quanto se relacionam, criam entre si uma composição harmônica.

  • Perspectiva cônica

A perspectiva cônica é uma técnica de desenho que pode ter um, dois ou três pontos de fuga. Esses pontos de fuga ajudam a mostrar como as formas parecem quando estão distantes e também representam as três dimensões que elas possuem.

  • Chiaroscuro

Chiaroscuro é uma técnica em que se usa luz e sombra para fazer com que uma superfície plana pareça ter volume e profundidade. O termo significa “claro-escuro” em italiano, em que “chiaro” representa algo brilhante ou claro, enquanto “scuro” se refere a algo escuro ou obscuro.

Se você quiser aplicar essas técnicas todos os materiais que precisa estão na loja virtual da Grafitti Artes, acesse agora mesmo.

Você pode gostar de...