Como usar o pincel modelador?

O universo das artes é repleto de utensílios que auxiliam na criação dos mais diversos trabalhos artísticos. O pincel modelador, por exemplo, é uma ferramenta bastante versátil, utilizada por artistas e artesãos durante trabalhos com tinta, biscuit, porcelana, cerâmica, entre outros materiais.

Mas você sabe o que é um pincel modelador e como utilizar este material nos seus trabalhos?

Por ser uma ferramenta diferente dos pincéis tradicionais, muitas pessoas podem ter dúvidas na hora de manusear o pincel modelador e aplicá-lo nos trabalhos artísticos e de modelagem.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações que você precisa saber para aprender a utilizar corretamente um pincel modelador. Continue acompanhando para saber mais!

O que é o pincel modelador?

Ao contrário dos tradicionais pincéis com cerdas, o pincel modelador possui uma ponta de borracha flexível, ideal para realizar técnicas específicas, como modelar o material, texturizar a superfície e retirar a tinta.

Este tipo de pincel é indicado para superfícies regulares, como tela, vidro, cerâmica, porcelana, metal, madeira, plástico, entre outros, e para trabalhos de modelagem com argila, biscuit e massa de modelar.

Devido à sua ponta de borracha, o pincel modelador é ideal para diferentes processos, como alisar, modelar e dar forma aos materiais, ajudando a criar detalhes em esculturas, e misturar e retirar as camadas de tinta, criando texturas e efeitos únicos na pintura.

Com tantas opções de uso, o pincel modelador se torna uma ferramenta de grande utilidade para artistas, pintores, artesãos, escultores e estudantes de arte que trabalham com modelagem.

Como usar o pincel modelador?

Agora que você já conheceu mais sobre o pincel modelador, confira algumas técnicas e formas de utilizar essa ferramenta em trabalhos artísticos de pintura.

  • Trabalhos com tinta

Para trabalhos com tinta, é possível usar o pincel modelador de diferentes formas, através das seguintes técnicas:

1. Técnica positivo
Na técnica positivo, o pincel modelador é utilizado de forma similar a um pincel tradicional ou uma caneta.

A ponta de borracha da ferramenta é umedecida na tinta e deslizada na superfície para fazer desenhos e formas variados, como folhas, flores, círculos, quadriculados, espirais, etc.

Nesta técnica, os desenhos são criados devido aos diferentes movimentos e ângulos da ponta do pincel sobre a superfície.

Como o pincel modelador não possui cerdas, ele não “absorve” a tinta. Logo, este tipo de pincel precisa ser constantemente mergulhado no pigmento.

Após o uso, basta limpar a ponta emborrachada do pincel com um pano levemente umedecido.

Fonte: Arte na Roça

2. Técnica negativo

Na técnica negativo, como o nome já sugere, o pincel modelador é utilizado para criar desenhos e formas a partir da retirada da camada de tinta.

Para isso, será necessário misturar um pouco de tinta com gel para matizar (substância que dilui o pigmento e retarda o processo de secagem), e pintar a superfície com um pincel de cerdas, criando um tipo de “plano de fundo” para o desenho.

Em seguida, basta utilizar o pincel modelador para desenhar por cima da tinta, retirando a camada do pigmento com a ponta emborrachada e criando as formas e imagens.

Após cada traço, é importante limpar a ponta do pincel em um pano umedecido para evitar que o excesso de tinta manche o desenho.

Vale ressaltar que a técnica negativa é indicada para trabalhos em superfícies lisas, como plástico, porcelana ou vidro.

Fonte: Arte na Roça

Onde encontrar pincel modelador?

Se você busca diferentes opções de pincel modelador para criar efeitos variados nos seus trabalhos artísticos, conte com a Grafitti Artes!

Loja especializada em materiais para pintura, artesanato e desenho, a Grafitti trabalha com diversas opções de marcas para estudantes, artistas e entusiastas do universo das artes.

Confira alguns pincéis modeladores e outros materiais que você encontra em nossa loja:

Quer ver toda a variedade da Grafitti Artes?

Acesse nossa loja virtual e boas compras! A Grafitti entrega em todo o Brasil.

Você pode gostar de...