Caia na folia! Como organizar um baile de Carnaval

As festas de fim de ano acabam e logo começa a contagem regressiva para o Carnaval, uma das épocas mais esperadas e comemoradas no Brasil.

Quem quer cair na folia mas não tem pique para enfrentar o calor as multidões na rua pode (e deve!) chamar os amigos e fazer seu próprio baile de carnaval em casa. Assim, é possível festejar da mesma forma, mas com a tranquilidade e comodidade de um ambiente interno.

Se você não sabe por onde começar a organização do seu baile em casa, siga os passos que destacamos abaixo:

Invista na decoração temática

Decorar um baile de carnaval é muito simples e você nem vai precisar de ajuda para isso. O passo mais importante é ter em mente que o Carnaval pede por uma decoração com muitas cores, para combinar com o clima de alegria da época.

Os objetos que podem ser utilizados são fitas esvoaçantes penduradas no teto, máscaras coladas nas paredes e pratos e copos coloridos para os convidados. Tudo é muito simples e fácil de arranjar, especialmente à época da festa.

Providencie fantasias para o baile de carnaval

No século XIX, as fantasias já eram usadas nos carnavais como forma de animar ainda mais a festa. Hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade, que vai desde personagens infantis até personalidades, como políticos e famosos. Sabendo disso, elas são itens que não podem ficar de fora do seu baile.

Você pode pedir para seus convidados virem fantasiados ou providenciar itens para eles se produzirem em sua casa. Neste período do ano, as lojas de festas estão recheadas de gravatas, chapéus, óculos e outros artigos que você pode disponibilizar para seus amigos.

Para animar ainda mais a festa, uma dica é promover um desfile ou um concurso de melhor fantasia com os presentes.

Não se esqueça das músicas tradicionais

Outro item que não pode ficar de fora da sua checklist são as marchinhas de carnaval, músicas que fazem parte da tradição brasileira desde o século passado. Você com certeza já ouviu “Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é?” ou “Mamãe, eu quero! Mamãe, eu quero!” nas festas da sua infância, não é mesmo?

Você pode contratar uma banda ou um DJ para ser a atração do seu baile. Se o orçamento estiver curto, também é possível fazer sua própria playlist em casa: basta um computador e uma caixa de som e todos vão cair na pista de dança!

Além das músicas de carnaval, você ainda pode incluir músicas famosas na atualidade. Para uma festa desse tipo, as mais indicadas são as músicas animadas, de ritmos como o funk carioca e o axé.

Sirva comidas leves e bebidas refrescantes

É muito importante lembrar que o Carnaval é durante o verão, a estação mais quente do ano. Por isso, você deve priorizar o seu bem-estar e o de seus convidados ao escolher as comidas e bebidas para servir, que devem ser leves e refrescantes.

Se sua festa inclui crianças, invista em refrigerante, sucos, picolés e sorvetes. Para os adultos que não dispensam bebidas alcoólicas, caipirinha, cerveja ou coquetéis de fruta são boas pedidas.

Quer receber mais novidades sobre organização e decoração de festas? Acompanhe nossas postagens no Facebook!

Você pode gostar de...