Como usar a tinta nanquim?

Material bastante conhecido no meio artístico, a tinta nanquim é uma substância de origem milenar, que desperta a curiosidade de muitos profissionais de desenho, caligrafia e pintura, principalmente quando o assunto é como usar a tinta nanquim.

Considerada uma técnica de precisão, a tinta nanquim possui algumas características que podem dificultar sua aplicação no papel.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo voltado para o uso deste material, sua história e tipos.

Continue acompanhando o artigo para entender mais sobre este assunto.

Uma breve história da tinta nanquim

Originária da China, a tinta nanquim era utilizada pelos chineses há cerca de 2 mil anos a. C. para a escrita em manuscritos.

O povo chines obtinha a tinta por meio de uma mistura de pigmento escuro (carvão) com uma solução aquosa e aplicavam a tinta em pedaços de seda utilizando pincéis de madeira ou bambu.

Mas apesar de ter sido criado na China, o nanquim ganhou fama devido ao seu uso no Japão.

Por muito tempo, a tinta nanquim foi obtida a partir da extração da tinta preta de moluscos marinhos, como polvos e lulas. Mas com o avanço nas técnicas de produção, o nanquim passou a ser fabricado a partir de uma mistura entre cânfora, gelatina e um pó conhecido como negro de fumo, muito utilizado para pigmentar graxa para sapatos, pneus, tintas para impressão, entre outros.

Atualmente, as tintas nanquim produzidas de forma artesanal e industrial contam com alguns componentes básicos, como os pigmentos (que dão cor às tintas) e os aglutinantes (que dão liga aos pigmentos).

A fórmula contém ainda um solvente que ajuda a diluir o composto da tinta de acordo com sua composição. A nanquim é uma tinta à base de água, portanto, seu solvente é a água.

Tipos de nanquim

O mercado oferece hoje dois tipos de tinta nanquim, confira mais sobre cada uma delas:

  • Nanquim sólido

Ideal para desenhos artísticos, o nanquim sólido é encontrado em formato de barra, e libera o pigmento ao friccionar a barra com água sobre uma pedra de textura fina e cor preta.

  • Nanquim líquido

Normalmente utilizado com pincel, bico de pena ou canetas recarregáveis, a tinta nanquim líquida é a opção preferida da maioria dos artistas e pode ser encontrada em potes de diversos tamanhos.

Uma característica marcante da tinta nanquim é sua pigmentação bastante concentrada, que resulta em um preto bem intenso e com alta cobertura.

Outra propriedade da nanquim, que já mencionamos, é o fato da tinta ser solúvel em água. No entanto, assim que o pigmento seca, ele se torna à prova d ‘água.

Neste artigo do blog da Grafitti Artes, você aprende a usar a caneta nanquim em desenhos.

Quais são os materiais utilizados?

Os trabalhos artísticos com tinta nanquim podem ser realizados com a ajuda de diversos instrumentos, como diferentes canetas, pincéis e até mesmo pedaços de bambu.

Na hora de criar, vale colocar a imaginação e a experimentação em prática para encontrar novos efeitos e texturas.

E antes de falarmos da forma de utilizar a tinta nanquim, vamos apresentar algumas ferramentas que podem ser usadas nos trabalhos artísticos.

  • Canetas

Para utilizar a caneta bico de pena com a tinta nanquim, é preciso umedecer a ponta da caneta em um pote de tinta e aplicar pressão na extremidade sobre uma folha de papel, para que a tinta escorra para a ponta.

É importante esclarecer que a força aplicada na ponta da caneta determina a espessura do traçado.

Já as canetas técnicas possuem um compartimento de tinta que pode ser recarregado sempre que necessário. Muito utilizado em desenhos de engenharia e arquitetura, este modelo de caneta produz um traço que varia conforme a numeração da ponta.

A caneta descartável é um modelo que possui filtro e não pode ser recarregado. Este tipo de caneta possui numeração variada, partindo da 0,1 (traço mais fino) até 0,8 (traço mais grosso).

Por oferecer maior praticidade durante o uso, este tipo de caneta não oferece o risco da tinta pingar na folha e ainda garante um traço uniforme.

Aprenda a preservar a sua caneta nanquim aqui!

  • Pincel em fibra de nylon com reservatório de água

Por fim, temos um modelo de pincel com fibras de nylon e reservatório de água, utilizado para diluir a tinta nanquim.

Quando o reservatório é pressionado, a água armazenada no corpo do pincel desce para a fibra, umedecendo a ponta e diluindo a tinta nanquim.

Como usar a tinta nanquim?

Na prática, a tinta nanquim pode ser aplicada pura diretamente sobre o papel ou ser diluída em diferentes quantidades de água.

Para utilizar o pigmento diluído, basta misturar um pouco de tinta com uma dose de água em um pote pequeno ou godê, variando as proporções de cada uma para alcançar a tonalidade desejada.

A mistura entre tinta nanquim e água é bastante simples e pode ser feita molhando o pincel no pigmento e lavando as cerdas na água. Apenas uma gota pequena de nanquim já é o suficiente para deixar a água bem preta.

A partir deste processo, é possível dosar a quantidade de água e tinta misturadas, possibilitando a criação de diferentes tonalidades, volumes, texturas e manchas.

Na hora de utilizar a tinta nanquim, é preciso ter em mente que escurecer um desenho é sempre mais fácil do que clareá-lo, já que após aplicada no papel, é impossível retirar toda a cor da superfície da folha.

Por isso, o ideal é trabalhar a tinta nanquim em camadas, começando pelas partes mais claras e ir escurecendo conforme for necessário.

Enquanto a tinta ainda estiver molhada, é possível misturar diferentes tonalidades, mas assim que o nanquim secar, já não é mais possível desfazer os traçados.

Uma dica interessante para quem utiliza tinta nanquim é contar sempre com uma tinta branca guache ou acrílica para auxiliar na criação de efeitos de brilho e cobrir pequenas áreas que devem ficar em branco.

Quer aprender a trabalhar com nanquim? Confira como fazer pontilhismo com a caneta nanquim.

Onde encontrar materiais com tinta nanquim

Como você conferiu anteriormente, a tinta nanquim é encontrada no mercado em diferentes configurações — sólido, líquido, em canetas, etc. Esta grande variedade de materiais atende a todo tipo de necessidade artística e amplia as possibilidades de criação.

Se você está em busca dos materiais ideais para os seus projetos artísticos, conheça a Grafitti Artes, uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato.

Na Grafitti, você encontra uma grande variedade de canetas e tintas nanquim para soltar a criatividade em seus trabalhos artísticos e de caligrafia.

Confira uma seleção de produtos que separamos:

Estes e muitos outros artigos artísticos, como papéis, telas, pincéis, lápis, estão na Grafitti Artes!

Acesse nossa loja virtual e boas compras! Entregamos para todo o Brasil.

Você pode gostar de...