Qual a melhor tinta para artesanato?

Não existe nada mais pessoal e gratificante do que criar presentes com as próprias mãos, mas muitas vezes, o artesanato pode acabar perdendo a qualidade a cor e o brilho com o tempo, por isso é muito importante escolher a tinta adequada para cada superfície, dessa forma você garantirá que o seu trabalho seja eternizado.

Para os artesãos iniciantes muitas dúvidas podem surgir, para ajudar a saná-las elaboramos uma lista com as tintas mais utilizadas e em quais lugares você pode aplicá-las para obter um resultado mais profissional.

Tinta acrílica

A primeira da lista é a mais conhecida pelos artesãos, porque dissolve em água e possui uma rápida secagem, além de ser facilmente encontrada. Oferece acabamentos foscos, brilhantes, metalizados e até mesmo em neon. Não é tóxica e pode ser aplicada em áreas externas e internas.

Fixa melhor em quais superfícies? Tecido, madeira, MDF, parede, plástico, EVA, isopor, entre outros materiais.

tinta acrilica

Tinta Látex (PVA)

É uma tinta à base de água e está disponível em várias cores desde as brilhantes às foscas, há até mesmo versões com glitter ou efeito metalizado.

Fixa melhor em quais superfícies? Superfícies porosas como madeira, gesso cerâmica, EVA, isopor, MDF, cortiça e papéis com gramatura maior.

tinta-pva

Tinta a óleo

Indicada para artesanatos sobre tela, a tinta a óleo possui uma ótima fixação e um pigmento forte, fazendo com que que a cor fique mais intensa. Se você sempre quis pintar a tela, mas nunca tentou consulte esse artigo e obtenha dicas para iniciantes.

Fixa melhor em quais superfícies? Preferencialmente tela, por possuir uma textura mais firme ela não é indicada para papéis.

tinta a oleo

Tinta spray

Criada inicialmente para a finalização de móveis, a tinta spray hoje é peça indispensável para a arte urbana.

Fixa melhor em quais superfícies? Móveis, parede, gesso, cerâmica, madeira, MDF, metal (tratado com primer).

tinta spray

Tinta verniz (craquelê)

Estão disponíveis em versões texturizadas, que produzem um efeito 3D, dando alto-relevo e mais personalidade as obras.

Fixa melhor em quais superfícies? Superfícies diversas como caixas de acrílico e MDF.

craquelê

Tinta envelhecida para tecido (betume)

Como o nome sugere essa tinta cria um efeito envelhecido, dando um ar vintage as peças. Você pode utilizá-la para criar um efeito antigo nas peças.

Fixa melhor em quais superfícies? Tecidos, Ideais para pintar fitas, elásticos, e feltros.

betume

Tinta para vidro e porcelana

Agora se o assunto for vidro é necessário aplicar uma tinta específica, a vantagem desse produto é que ele também pode ser utilizado para decorar desde peças de porcelana à garrafas pets, dando um ar sofisticados a reciclagem.

Fixa melhor em quais superfícies? Vidro, porcelana e peças lisas diversas.

tinta porcelana

Tinta esmalte

É muito utilizada, pois não possui cheiro forte e seca rapidamente. Variando entre bases de água e solvente ela pode ser utilizada para dar acabamentos foscos, acetinados e brilhantes.

Fixa melhor em quais superfícies? Madeiras, metais, PVC e alumínio.

tinta esmalte

Tinta Epóxi

Criada para o acabamento de paredes e pisos de cozinhas ou banheiros, essa tinta é inodora, concentrada, resistente a abrasão e impermeável. Além disso, ela atua na prevenção de fungos. 

Fixa melhor em quais superfícies? Azulejos e superfícies que não permitem a penetração de outros pigmentos ou não podem ter contato com tintas aquosas. 

Lembrando que essas são apenas sugestões do que pode ser feito, não deixe que isso limite a sua criatividade. Para ver mais sobre tintas e outros materiais para artesanato, visite nossa loja online

Você pode gostar de...

1 Resposta

  1. Felipe disse:

    Gostei muito da sua matéria sobre artesanato e como as cores realmente dão vida a qualquer arte. Vou acompanhar seu blog com frequência, agora que o achei.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *