Como utilizar o Kit Craquelê?

kit_craquele

Para obter o efeito craquelado, aplique em sentido único o verniz base como se estivesse envernizando a peça. Passe uma camada generosa e evite esticar demais o produto. Aguarde aproximadamente 1 hora, e em seguida, com outro pincel largo e macio, passe o craquelador em sentido horizontal e vertical; assim, as ranhuras ficarão de tamanho uniforme.

caixas_craqueladas

  • Caso você deseje um craquelado de tamanhos variados, aplique o craquelador em diversas direções. O mais importante é evitar passar o verniz craquelador no mesmo lugar por duas vezes.
  • Aplique uma camada generosa do craquelador sobre a peça. Quanto mais generosa a camada, maior será a largura e tamanhos do craquelado. Se desejar um craquelado pequeno e com ranhuras mais estreitas, utilize pouco verniz base e craquelador.
  • Não é aconselhável utilizar o secador para acelerar o processo de secagem exceto na 1° etapa, quando se aplica o verniz base. Para o verniz craquelador, é melhor esperar que o produto seque naturalmente.
  • O efeito craquelado começa a surgir minutos após o uso do verniz craquelador, porém só 24 horas depois é que a peça poderá ser manuseada.
  • No caso do kit craquelê ser incolor, aplique figuras antes de começar o procedimento de craquelar – ao término de todo processo. Para destacar as ranhuras você pode utilizar betume ou mesmo tinta PVA (neste caso, após todo processo, é interessante aplicar uma camada de verniz geral, para proteger a tinta aplicada nas ranhuras).
  • Para obter um craquelado com ares de antigo, após a secagem total dos produtos, passe betume em cera ou betume diluído em solvente ou thinner.

Você pode gostar de...