Como aperfeiçoar seus desenhos realistas

Alguma vez você já se deparou com um desenho que mais parecia uma fotografia? Os desenhos realistas, como o nome sugere, costumam transmitir a sensação de realidade no observador, dando a impressão que a obra é, de fato, uma representação fotográfica.

Isso acontece porque o desenho realista é uma arte que visa reproduzir, da forma mais fiel possível, uma imagem real de pessoas ou objetos. 

Se você se interessa por desenhos realistas e quer aprender a aperfeiçoar a sua técnica nessa arte, acompanhe as dicas de hoje no blog da Grafitti.  

A arte dos desenhos realistas

Normalmente feitos a lápis, os desenhos realistas se baseiam em fotografias de cenários reais e são resultado da valorização do objeto e de seus detalhes.

Através do aprimoramento da percepção de cenários tridimensionais e de técnicas de luz e sombra, este tipo de desenho busca se aproximar do hiper-realismo, simulando a realidade e transmitindo mais detalhes e sensações do que a própria fotografia de referência.

A criação de um desenho realista não exige materiais caros e difíceis de se encontrar. Um bom lápis grafite, papel branco liso, lapiseira 0.5, caneta borracha e estilete são os materiais básicos necessários para produzir um desenho realista. 

Contudo, para melhorar o resultado final de sombreamento e de efeitos brancos, pode-se utilizar outras ferramentas como pincel, esfuminho e boleador. 

Vale ressaltar que o boleador, instrumento utilizado para criar sulcos no papel, pode ser substituído por qualquer ferramenta com ponta metálica, com uma caneta sem carga ou uma agulha de crochê, por exemplo.  

Como aperfeiçoar os desenhos realistas

Os desenhos realistas, assim como qualquer outro trabalho artístico, exigem estudos, treino e dedicação do artista. Afinal, somente a prática leva ao aprimoramento de traços e técnicas. 

Por isso, nós separamos algumas dicas para você aperfeiçoar seus desenhos realistas e criar obras impressionantes. 

Confira a seguir: 

1.Tenha paciência

Antes de tudo, tenha paciência! Não tente realizar o desenho todo de uma só vez. É importante treinar as partes individuais até ter certo domínio sobre a técnica. Dessa forma, pratique os traços da boca, olhos, nariz e cabelo separadamente.

Após desenvolver o controle sobre cada parte, você terá mais confiança para elaborar o desenho completo.

2.Enxergue além da imagem

Um bom desenho realista contém detalhes e informações que passam despercebidas ao observar a imagem original. 

Na hora de criar o seu desenho, procure identificar características que a maioria dos observadores não percebe, como manchas sutis na pele, direção dos fios dos cílios e das sobrancelhas, vincos dos lábios, etc. 

O importante é não deixar passar nenhum desses detalhes que tornam a pessoa única, afinal, são eles que dão personalidade e realismo ao desenho.  

3.Atenção ao enquadramento

Não existe nada mais decepcionante do que perceber que o espaço na folha não será o suficiente para finalizar o desenho de maneira proporcional. 

Para evitar isso, é importante redobrar a atenção durante o posicionamento e enquadramento da imagem na folha.

Realizar o enquadramento adequado antes de iniciar o trabalho evita que o observador tenha a impressão de que algo da imagem original tenha ficado “espremido” no desenho ou sido deixado de fora. 

4.Não ignore o contraste

O desenho realista feito com lápis grafite deve apresentar uma boa variação de tons de cinza para transmitir ao observador a sensação de volume e profundidade. 

Para isso acontecer, a dica é deixar o contraste entre tons claros e escuros bem definido. Se a imagem original apresentar áreas totalmente pretas, é fundamental reproduzir o mesmo tom no desenho, o mesmo vale para as áreas totalmente brancas. 

Já a variação de tons de cinza deve ser bem representada e equilibrada. Para identificar todas as tonalidades com mais facilidade, você pode cerrar os olhos para ter maior nitidez durante a observação das sombras.

5. Busque inspirações 

Não há nada de errado em se inspirar em obras de outros artistas, por isso, não deixe de buscar referências! 

Ao analisar o trabalho de grandes nomes do desenho realista, você absorve mais conhecimento sobre o tema, aprende novas técnicas e encontra mais inspiração para criar seus próprios trabalhos. 

Está animado para testar as dicas que aprendeu hoje? 

Então acesse a loja da Grafitti Artes e adquira os materiais ideais para iniciar o aperfeiçoamento dos seus desenhos. 

A Graffiti possui lápis grafite, caneta borracha, pincel, lapiseira, diversos tipos de papéis para desenho, além de esfuminho, boleador e estilete para auxiliar na criação dos seus desenhos realistas.

E se você precisar de outros materiais artísticos, não deixe de conferir a variedade da Grafitti Artes!

Você pode gostar de...