Categorias:
22 abril, 2021
Princípios básicos de design para criar lettering
Você, adepto do lettering, já se perguntou como o design influencia nos trabalhos de escrita e na criação das letras?
O design é composto por diversos princípios que podem e devem ser incorporados no lettering para criar trabalhos mais criativos, diferentes e atraentes.
Mas se você não sabe como utilizar estas técnicas, não se preocupe!
Confira no artigo como aplicar os princípios básicos de design em seus próximos projetos de lettering.
Conheça o lettering
O lettering ganhou bastante popularidade nos últimos anos, conquistando diversos artistas e adeptos dessa atividade.
Mas você sabe o que é lettering?
A técnica de lettering nada mais é do que a prática de desenhar letras de forma livre e criativa, unindo escrita, design e conceitos de ilustração.
O lettering se difere da caligrafia tradicional e da tipografia, pois a técnica utiliza desenho e pintura para criar um estilo único de escrita em cada trabalho, deixando as fontes pré-fabricadas de lado.
Na arte do lettering, o artista cria os trabalhos a partir do desenho livre de cada letra, combinando diferentes formas e estilos. Por isso, o lettering demanda muito treino e paciência para dominar os traços.
Os princípios de design
Como mencionamos, o lettering se apropria de alguns conceitos do design para a criação de diferentes estilos de letras.
Dessa forma, conhecer os princípios básicos de design pode auxiliar durante os estudos e no processo criativo do lettering.
Confira alguns princípios básicos que selecionamos para te ajudar a criar trabalhos de lettering:
- Linhas De maneira simplificada, as linhas representam nada mais do que traços lineares utilizados para compor palavras, desenhos e imagens. Elas apresentam diversos formatos, tamanhos e espessuras, podendo ser curvas, retas ou anguladas. Através da variação nas linhas é possível transmitir ideias e criar diferentes efeitos no trabalho. As linhas retas, por exemplo, simbolizam ordem e clareza, as onduladas transmitem movimento e as linhas em ziguezague podem simular tensão ou entusiasmo.
- Escala A escala é um conceito essencial no design, já que representa o tamanho escolhido para retratar cada elemento visual. Através do uso da escala é possível transmitir ideias e conceitos por trás do trabalho, criar diferentes efeitos, indicar quais partes do lettering são mais importantes e merecem maior destaque e ajudar o observador a compreender o desenho.
- Simetria No universo do design, a simetria é muito utilizada para criar logotipo de marcas mais equilibrados e harmônicos. Contudo, vale ressaltar que a simetria em excesso pode dar a impressão de um design espelhado, ou seja, que um lado foi copiado e reproduzido no outro. Por isso, a dica para usar essa técnica é introduzir de forma sutil elementos simétricos no trabalho. A simetria pode ainda representar mais equilíbrio e ordem na estética dos trabalhos de lettering.
- Contraste O contraste representa o nível de diferença entre dois elementos que compõem o design, e é um recurso bastante utilizado para fazer com que partes do trabalho se sobressaiam.Os contrastes mais utilizados nos trabalhos de design são: diferença entre claro e escuro; grande e pequeno; fino e grosso; entre outros. No lettering, o contraste pode alterar a legibilidade das letras. Por isso, esse recurso pode ser utilizado para fazer com que partes da escrita se sobressaiam visualmente, atraindo o olhar do espectador para certos pontos.
- Estojo canetas Pitt Hand Lettering Faber-Castell
- Bloco Hand Lettering 170 g/m² Hahnemuhle
- Caneta Caligrapher Sakura
- Bloco Lettering Marker 180 g/m² Canson
Notícias relacionadas