Categorias:
15 abril, 2021
Como misturar cores com lápis?
Você já encontrou dificuldades para representar a tonalidade ideal em um trabalho artístico? Ao testar diferentes técnicas e misturar cores é possível criar novas tonalidades e alcançar o resultado final desejado.
Mas você sabe como é feita a mistura de tonalidades utilizando lápis de cor?
Misturar cores para se obter novos tons exige um certo conhecimento sobre paleta de cores e cores primárias, secundárias e terciárias.
Se você não conhece nada disso, não se preocupe! Confira o artigo para aprender a misturar cores.
A mistura de cores
Trabalhar a mistura de cores com lápis de cor é bem diferente do que usar tintas ou pastéis. Afinal, o lápis de cor não possui as mesmas propriedades dos outros materiais, por isso, as cores não se misturam da mesma forma.
Para criar diferentes tonalidades com o lápis de cor é preciso trabalhar com novas camadas em cima de cada base de cor.
Assim, ao aplicar duas cores diferentes uma em cima da outra é possível obter uma terceira tonalidade totalmente nova.
Mas afinal, como misturar cores?
Como mencionamos, para misturar cores é preciso conhecer um pouco sobre as tonalidades primárias, secundárias e terciárias. Mas não se preocupe, é bem fácil de entender!
Saiba mais sobre cada uma delas:
- Cores primárias As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Estas tonalidades são classificadas como primárias pois não podem ser obtidas através da mistura de nenhuma outra cor.
- Cores secundárias As cores secundárias são laranja, roxo e verde, e surgem a partir da mistura das cores primárias. Por isso, elas têm esse nome. Confira as misturas das cores secundárias:
- Amarelo e vermelho = laranja
- Amarelo e azul = verde
- Azul e vermelho = roxo ou violeta
- Cores terciárias Por fim, temos as cores terciárias. Estas tonalidades são obtidas através da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo, o vermelho e o roxo criam uma tonalidade similar ao vinho. O azul e o verde dão origem ao verde-água. E a mistura entre amarelo e laranja resulta em uma cor similar ao bege. As principais cores terciárias são verde oliva, turquesa, azul celeste e rosa.
- Desenhe um círculo em uma folha de papel e divida-o em seis partes iguais (fatias).
- Preencha três fatias opostas com as cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Nesse momento, a roda deve alternar entre uma fatia pintada e outra não.
- Nos espaços vazios restantes, preencha com as cores secundárias (laranja, verde e roxo).
- Cores análogas: são as tonalidades que estão mais próximas na roda de cores, ou seja, que estão lado a lado. Resulta em combinações mais suaves.
- Cores complementares: são as duas cores em posições opostas na roda, ou seja, que estão de frente uma para outra. Resulta em combinações mais vibrantes e ousadas.
- Cores complementares decompostas: combinação conhecida como tríade, utiliza as tonalidades equidistantes da roda (com distâncias iguais), que formam um triângulo. Esta combinação apresenta um efeito de alto contraste e harmônico.
- Estojo lápis aquarela Faber-Castell
- Pincel redondo fino com reservatório para aquarela Derwent
- Lápis pastel seco avulso Koh-I-Noor
- Kit lápis de cor supersoft Faber-Castell
- Bloco desenho 200 g/m² Canson
Notícias relacionadas