12 setembro, 2016
Acessórios para Pintura
Muito bem, você quer se tornar um artista plástico, e decide começar a pintar quadros. Então, você compra o material necessário: tela, pincéis, tintas, paleta, cavalete, e até avental. Mas quando olha para o expositor na loja de materiais para arte, vê também uma série de frascos com nomes estranhos, como óleo de linhaça, terebintina, secante de cobalto, médium... O que é tudo isso? Para que servem?
Este post vai te ajudar a descobrir isso. Vamos lá?
[caption id="attachment_141" align="aligncenter" width="600"] Godê plástico, pinta bolinhas, esponja abrasiva e bandeja para lavar pincéis.[/caption]Primeiro, você tem que saber que existem dois tipos básicos de tintas para pintura de telas, acrílicas e a óleo. O primeiro tipo é à base de água, e sua secagem é muito rápida. O segundo, à base de óleo, seca demoradamente (é sério. Às vezes, chega a demorar meses!). É claro que não é só isso, há outros detalhes sobre essas tintas, mas hoje, nos concentraremos naqueles frascos que você viu na loja, os chamados acessórios para pintura. Comecemos pelos acessórios de tintas à base de óleo:
Óleo de linhaça: médio tradicional mais utilizado como diluente para tintas à óleo. Utilizado para diluir as cores, serve também para aumentar o brilho e a transparência das tintas, quando combinado a solventes. O óleo de linhaça prensado a frio é o mais comum no mercado, tem cor amarelada, e seca mais rápido que o óleo refinado. Oferece maior fluidez na aplicação da tinta. Aumenta o brilho e a consistência das cores e faz com que a pintura resista ao amarelecimento. Se você tiver pintado parte de um quadro num dia, e quiser retomar a pintura dali a uma semana, pode colocar um pouco de óleo de linhaça sobre as tintas já secas da sua paleta, e elas voltarão a ter consistência para serem utilizadas novamente.
Secante de cobalto: Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas.
Terebintina: este destilado extraído dos pinheiros pode ser usado também para diluir pigmentos e ceras, além das tintas a óleo. Não altera o brilho ou a secagem da tinta, e evita rachaduras e “amarelamento”.
Os médiuns secantes são as misturas possíveis entre acessórios, que provocam efeitos diversos na pintura. A professora Eliane Tiné (Médium para pintura em tela | Eliana Tiné) selecionou alguns dos principais para você:
- Médium base: 30% de secante de cobalto, 30% de terebintina e 40% de óleo de linhaça;
- Médium francês: 2 colheres de sopa terebintina, 1 de óleo de linhaça e 5 gotas de secante de cobalto;
- Médium simples: 1 parte de diluente sintético e 1 parte de óleo de linhaça;
- Médium para natureza morta – estilo Caravaggio: partes iguais de óleo de linhaça, terebintina e verniz cristal;
- Simples médium: uso de apenas um produto, que seja somente o óleo de linhaça ou o secante de cobalto.
Para a tinta acrílica temos apenas dois produtos, que são: Água: torna a tinta mais opaca e acelera a secagem. Cria efeitos similares aquarela em proporções maiores. Médium acrílico: também composto por glicerina, dilui e retarda a secagem da tinta. Não tóxico e solúvel em água.
Notícias relacionadas