Colagem em tela: aprenda como experimentar com esta técnica

Você lembra daquela colagem que você fez no ensino fundamental? Então, ela é uma das práticas artísticas mais interessantes para explorar a sua criatividade. Essa técnica é bastante antiga e foi popularizada graças ao Movimento Cubista, que consagrou grandes nomes como Pablo Picasso e Georges Braque

No Brasil e no mundo, a colagem pode ser vista em elementos contemporâneos das artes gráficas e digitais, o que voltou a mobilizar novos artistas. Softwares de edição também oferecem opções de colagem, como o Picsart e o Canva

Mas hoje vamos explorar um outro assunto: a colagem na pintura em tela. À primeira vista, pode parecer um pouco confuso. Mas, acredite em nós, essa mistura de técnicas funciona e o resultado pode ser bastante criativo e inovador. Continue a leitura e entenda mais sobre a colagem e como você pode utilizá-la. 

Como surgiu a colagem?

Nos anos 1920, a técnica da colagem foi adotada por artistas dadaístas e surrealistas. O dadaísmo, com seu espírito de rejeição das convenções tradicionais, usou colagens para criar obras provocativas e muitas vezes absurdas. Artistas como Kurt Schwitters e Hannah Höch se destacaram no uso de colagem para desafiar normas sociais e artísticas. E não parou por aí!

A colagem continuou a evoluir ao longo do século 20, sendo adotada por vários movimentos artísticos, incluindo o expressionismo abstrato e a pop art – que traz Andy Warhol como seu principal expoente. Artistas como Robert Rauschenberg e Richard Hamilton usaram colagens para explorar a cultura popular e as questões sociais, ampliando o potencial da técnica.

Como fazer a colagem em tela? 

A maior vantagem para quem quer se embrenhar no admirável universo da colagem é não precisar dispor de grandes habilidades, como saber pintar ou desenhar. E pensando dessa forma, fica muito mais fácil dar o pontapé inicial para o desenvolvimento dessa técnica. 

Agora que você já sabe que a aplicação da colagem é bastante simples, vamos te dar um passo a passo de onde começar. Confira:

Materiais necessários

  1. Tela para pintura;
  2. Pincéis e tintas (acrílica ou óleo);
  3. Tesoura ou estilete;
  4. Papéis, revistas, fotos ou outros materiais para colagem;
  5. Cola para colagem (pode ser cola de decoupage, cola em bastão, ou cola branca diluída em água);
  6. Verniz acrílico transparente (opcional);
  7. Espátula ou cartão plástico (para alisar as colagens).

Colagem em tela: passo a passo para aplicação da técnica

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários para fazer a sua obra, é hora de saber por onde começar:

Planejamento

Antes de começar, planeje a composição da colagem. Pense em como os elementos de colagem vão interagir com a pintura. Você pode fazer um esboço prévio em um papel ou diretamente na tela.

Preparação da tela

Prepare a tela aplicando uma camada base de tinta, se desejar. Deixe a tinta secar completamente antes de aplicar os elementos da colagem. Depois, recorte os elementos que você deseja colar. Pode ser qualquer tipo de material que você ache interessante, como papéis, tecidos, fotos, ou recortes de revistas.

Aplicação da cola

Aplique uma camada fina de cola na parte de trás dos elementos de colagem e posicione-os na tela. Utilize uma espátula ou um cartão plástico para alisar o papel e remover bolhas de ar.

Integração com a pintura

Depois que a cola secar, você pode integrar os elementos colados à pintura, usando tinta para criar transições suaves entre a colagem e a pintura de fundo. Isso ajuda a unificar a composição.

Acabamento

Se desejar proteger a colagem e dar um acabamento uniforme, aplique uma camada de verniz acrílico transparente sobre toda a tela. Isso também ajuda a proteger os elementos colados. Por fim, deixe a tela secar completamente antes de manipular ou expor a peça.

Por que utilizar a colagem em tela?

A utilização da colagem em uma pintura é capaz de trazer novos olhares e uma perspectiva até mais ousada para a sua obra. Com ela, você pode incorporar materiais do cotidiano, como jornais, revistas, tecidos, ou fotos, permitindo conectar a arte ao mundo real. Isso pode adicionar um elemento de realidade, narrativa ou comentário social à sua arte.

Além disso, a colagem incentiva a experimentação e a quebra de regras tradicionais da pintura. É uma técnica que permite ao artista explorar novas direções sem as restrições de métodos convencionais.

E, se você deseja explorar novos horizontes com a colagem, nós podemos te ajudar. Aventure-se com inúmeras possibilidades com o blog da Grafitti Artes e a nossa loja virtual para ter tudo aquilo que você precisa.

Agora, se você quer novidades do mundo artístico, acesse nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...