18 outubro, 2024
Caneta para tecidos: como e por que usar?
O artesanato está em alta novamente! Os crochês para confecção de bolsas, acessórios e camisas voltaram à moda e trouxeram o interesse por artesanato de volta. Nisso, muitas pessoas passaram a confeccionar suas próprias roupas e, outras, abriram suas próprias lojinhas online.
Por isso, hoje vamos falar de um assunto muito importante para você que deseja customizar aquela camisa velha ou abrir a sua própria loja. Ainda não sabe do que se trata o tema de hoje? Sim, vamos falar sobre caneta para tecidos!
Por que usar canetas para tecido?
Você deve estar se perguntando “por que usar caneta para tecido se eu posso usar a hidrocor?”, mas então, usar a caneta para tecido é muito mais efetivo. Isso acontece porque a tinta da caneta para tecido e a caneta hidrocor têm propriedades diferentes, e a fixação das cores depende de processos químicos distintos – por isso, há uma composição especial para cada superfície.
As canetas marcadoras para retroprojetores e CDs são um bom exemplo. Se utilizamos outra caneta para escrever em superfícies plásticas elas costumam borrar ou, algumas vezes, nem chegam a escrever.
Para tecido enfrentamos o mesmo problema, mas com um agravante: a caneta hidrocor comum pode até escrever, mas sua tinta não resistirá à primeira lavagem! Uma alternativa para os pincéis e tintas para tecido, a caneta para tecido é uma opção bem mais moderna e mais fácil de usar.
Quais são as vantagens da caneta para tecido?
Se você deseja ter cores incríveis e vibrantes no seu tecido, esse tipo de caneta garantirá que tudo saia como o planejado! Afinal, aqui na loja da Grafitti, você encontra uma infinidade de cores perfeitas para deixar o seu material lindíssimo!
Além disso, a caneta para tecido possui ponta firme, é bem fácil de manusear e não apresenta variações na quantidade de tinta dispensada a cada traço.
Como utilizar?
Pasmem, você usa a caneta para tecido assim como usa qualquer outra caneta! Sim, é isso mesmo, é bem fácil. Porém, ainda é necessário ter bastante cuidado, já que se você não souber desenhar à mão livre, não conseguirá tirar o que já foi feito. Para isso, você pode utilizar moldes e réguas com letras para facilitar a escrita e padronizar a fonte.
Para que tudo saia como você planejou, o ideal é que você estique o tecido sobre uma superfície firme e lisa, como uma capa dura de caderno ou uma prancheta, por exemplo.
Se você for utilizar a caneta em uma blusa ou em um tecido dobrado, certifique-se de colocar a superfície lisa entre as camadas de tecido para não manchar do outro lado. Com o tecido esticado e preso, você já pode começar a escrever ou desenhar/colorir.
Algumas marcas de canetas para tecido oferecem espessuras de pontas diferentes: mais finas ou mais grossas. Mas um truque para ter traços mais grossos, caso você só tenha uma espessura de ponta, é utilizar a caneta mais inclinada.
A pressão que você colocar também fará diferença: menos pressão dá um traço mais fraco ou mais suave. Mais pressão libera mais tinta, e você deve tomar cuidado para não manchar.
Pontos de atenção
Agora que você já sabe o que deve ser feito na hora de rabiscar o seu tecido, guarde as informações a seguir:
Tempo de secagem
A maioria das marcas de canetas para tecido trazem instruções de uso. Porém, é aconselhável aguardar pelo menos 24 horas para secagem e 72 horas para a lavagem. Após o uso, aconselha-se guardar as canetas na posição horizontal.
Restrições de uso
Não utilize qualquer caneta para tecido em materiais sintéticos ou engomados – para tecidos sintéticos existem canetas para tecido específicas, que possuem regras de utilização diferentes, como, por exemplo, a fixação com ferro quente.
Canetas para tecido: dicas de aplicação
Um fato é que as aplicações são infinitas! As canetas para tecido são versáteis e se adequam à qualquer arte que você deseja fazer. Com elas, você pode criar e colorir desenhos em diversas peças, como blusas, almofadas, bonecas de pano, toalhas para crianças, panos de prato, calçados, aventais e outras que a sua criatividade mandar.
Como dissemos lá no início do texto, uma boa dica é customizar alguma blusinha lisa que você já não usa mais e está esquecida no seu guarda-roupas. O ideal é que seja uma blusa de cor clara, para que o seu desenho apareça mais.Se preferir, escolha um desenho que você gosta e veja se o tecido fica transparente o suficiente para você traçar em cima dele.
Além disso, outra boa dica é investir nas assinaturas das suas obras com a caneta para tecido, já que elas podem ser usadas em papel, papelão, madeira, cerâmica, gesso e outros materiais.
E se você precisa de materiais novos ou outras boas dicas, conte com a nossa ajuda! Confira o blog da Grafitti Artes para saber mais sobre o universo artístico e criativo. Além disso, confira a nossa loja virtual para ter tudo aquilo que você precisa.
Agora, se você quer novidades e conteúdos criativos, acesse nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Notícias relacionadas