11 setembro, 2024
Como aperfeiçoar a anatomia em desenhos?
Incorporar a anatomia nos desenhos pode ser um dos grandes desafios para artistas iniciantes, e até mesmo, para os mais experientes. Aqui, nós sabemos da dificuldade em desenhar uma mão perfeitamente ou fazer com que os joelhos não fiquem estranhos.
É necessário ter em mente que, a anatomia de um desenho são esboços detalhados e realistas sobre anatomia do corpo humano, os desenhos têm o objetivo de parecerem fotos reais da anatomia do corpo.
E o que é preciso para aprender de vez esta técnica? Sim, livros de anatomia! Hoje, vamos te dar algumas dicas de materiais de estudo e o que você pode fazer para se aprofundar no desenho anatômico. Tenha uma boa leitura!
Por que estudar a anatomia em desenhos?
Para fazer um desenho anatômico não é necessário ter o conhecimento de um médico especialista, porém é necessário ter uma noção geral das estruturas que você quer desenhar.
Será necessário compreender a anatomia para o desenho, tais como, os movimentos, expressões faciais, diferenças anatômicas, diferentes ângulos de uma mesma parte anatômica, mudanças de posições durante movimentos entre tantos outros pontos que compreendem a complexa anatomia humana ou animal.
Veja a seguir alguns exemplos:
O braço humano tem músculos específicos para a sua movimentação denominados músculos flexores, a princípio não há a necessidade de conhecer todos os músculos do braço. Mas é essencial a compreensão do comportamento do músculo flexor, ou seja:
“Como a anatomia do braço se expressa quando músculo está contraído? Ou quando está relaxado? Como o músculo em posições específicas se comporta? Há uma conexão destes músculos do braço com os movimentos que são expressos pelas mãos?”, essas são perguntas que você deve fazer a si mesmo.
Após o conhecimento desses conceitos, leve em conta que a anatomia para desenho é um desenho de construção. O desenho de construção tem como princípio a utilização de formas geométricas tridimensionais (3D) com o intuito de simplificar e estruturar as partes anatômicas observadas.
Ter esse ponto em mente te levará para além dos contornos e cópias, fazendo com que haja entendimento da construção e a composição da estrutura anatômica escolhida para o seu desenho.
E posteriormente possibilitará a reconstrução da estrutura anatômica como um arquiteto, isto é, a reconstrução de maneira livre e com maior controle, permitindo que o desenhista faça esta estrutura anatômica sob diferentes ângulos.
Anatomia em desenhos: por onde começar?
Não tenha pressa! Praticar anatomia em desenhos envolve estudo constante, observação e repetição, então, não desanime se você não conseguir de primeira. Essa é uma prática que requer bastante de você e que te ajuda a se desenvolver como um bom artista. Veja o que é preciso:
Estude proporções humanas
Sabe aquele seu amigo modelo? Chame-o para te ajudar nessa jornada. Use guias de proporção do corpo humano (como a divisão em "cabeças" para medir a altura do corpo). Em um adulto médio, a altura geralmente é de cerca de 7 a 8 cabeças. Além disso, faça esboços rápidos para capturar a estrutura geral antes de focar em detalhes.
Use referências fotográficas e bibliográficas
Se você não tem um modelo real, tudo bem! Existem outras formas de ter uma boa referência e replicar algumas posições ou áreas do corpo que você ainda não consegue desenhar bem. Para isso, você pode utilizar fotos de pessoas reais, vídeos de movimentos (como atletas ou dançarinos) e um guia de técnicas de desenho que você encontra no em nosso site!
Faça estudo de gestos
Pratique desenhar gestos rápidos em poses dinâmicas. Isso ajuda a capturar o movimento e a fluidez do corpo antes de focar nos detalhes anatômicos. Após isso, faça esboços rápidos (30 segundos a 2 minutos) para treinar o olho a ver as formas e movimentos principais.
Use e abuse da tecnologia
Existem softwares e aplicativos que permitem estudar a anatomia em 3D, como o ZygoteBody ou o Posemaniacs. E se você deseja estudar mais sobre poses específicas, você pode utilizar ferramentas como Design Doll ou Magic Poser para criar poses e visualizar ângulos complexos.
Tenha outros artistas como inspiração!
O que é melhor do que alguém que passou pelo mesmo problema e conseguiu resolvê-lo? Essa pode ser uma boa alternativa para que você tenha dicas de como pode, aos poucos, melhorar o seu desenho.
Observe como artistas consagrados representam o corpo humano. Estude o trabalho deles para entender como aplicam ou utilizam a anatomia. Seguindo esses passos, você será capaz de desenvolver uma compreensão mais profunda da anatomia e aplicá-la em seus desenhos de forma mais fluida e natural.
E se vocẽ precisa de uma outra mão amiga, conte com a nossa ajuda! Aventure-se com inúmeras possibilidades com o blog da Grafitti Artes e a nossa loja virtual para ter tudo aquilo que você precisa.
Agora, se você quer novidades do mundo artístico, acesse nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Notícias relacionadas