Lápis graduado: quais são os diferentes tipos?

Quem está se aventurando no universo do desenho costuma realizar os primeiros esboços com o lápis grafite tradicional (nº2), muito utilizado em atividades escolares. Mas por apresentar um grafite nem muito duro nem muito macio, o lápis nº 2 possui certas limitações. Por isso, na hora de desenhar é importante utilizar o lápis graduado ideal.

Mas se você não conhece as variedades de lápis e grafites, não se preocupe! Confira no artigo que preparamos as diferentes graduações do lápis preto e saiba quando utilizar cada uma delas.

O desenho, tal como um jogo de jogos de casino grátis slot machines, requer as ferramentas certas para ter sucesso. Assim como é importante usar o lápis de grafite perfeito para desenhar, os jogadores muitas vezes procuram bônus e promoções ideais para aprimorar sua experiência de jogo. À medida que os artistas determinam qual grafite funciona melhor para seu trabalho, os jogadores também analisam uma variedade de jogos para encontrar aquele que corresponda às suas preferências e habilidades.

O lápis graduado

Para quem não está familiarizado com a grande variedade de tons de grafite, as aplicações do lápis graduado podem causar uma certa confusão no início. Por isso, é importante esclarecer mais sobre este assunto.

Localizada no interior do lápis, a mina de grafite é um material macio e bem escuro que se dissolve com facilidade. Mas quando a argila é misturada à composição, o grafite ganha maior rigidez, facilitando o uso.

Dependendo da concentração de argila, o lápis pode ficar mais claro ou escuro, e mais duro ou macio.

Devido às diversas opções de lápis disponíveis, foi criada uma escala de graduação formada pelas letras H, B e F para facilitar a identificação.

Saiba mais sobre cada denominação:

  • Tipo H

A letra H significa “hardness”, ou “dureza” em português. Os lápis com essa classificação apresentam uma tonalidade mais acinzentada e possuem o grafite mais duro, pois a mistura contém mais argila.

Devido às suas características, os lápis do tipo H são indicados para desenho técnico.

  • Tipo B

A letra B significa “blackness” e representa a tonalidade de preto do grafite. Estes tipos de lápis possuem menos argila na composição, resultando em um grafite mais macio e pigmentado.

O lápis tipo B é ideal para esboços e desenhos artísticos, pois permite movimentos rápidos e fluídos, além de possibilitar uma grande variedade de tonalidades.

  • Tipo F

Os lápis tipo F vem da palavra “fine”, ou “fino” em português, e representam uma opção intermediária. A mina do lápis F é menos dura e mais pigmentada do que o grafite dos modelos H.

Como o nome já sugere, os lápis tipo F apresentam um traço mais fino.

  • Tipo HB

Já o tipo HB reúne características de duas classificações de lápis. Ele mistura a rigidez dos lápis tipo H com a tonalidade mais escura dos lápis tipo B, representando assim uma opção intermediária bastante utilizada pelo público em geral.

Reconhecer as características do grafite por meio desta classificação é muito simples:

  • Quanto maior for o número acompanhado de B, mais macio e escuro é o lápis;
  • Quanto maior for o número acompanhado de H, mais duro e claro é o lápis.

As graduações de lápis

Agora que você já conheceu mais sobre o lápis graduado, confira a escala com as diferentes numerações e a utilidade de cada graduação de lápis:

(mais claro e rígido) 10H > 9H > 8H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > F > HB > B > 2B > 3B > 4B > 5B > 6B > 7B > 8B > 9B > 10B (mais macio e escuro)

Fonte: Desenhos Realistas

Enquanto os lápis do tipo H e HB são mais indicados para desenhos técnicos, pois entregam maior precisão nos traços, os lápis do tipo B são indicados para desenhos artísticos devido à maior liberdade de traços.

Dessa forma, os lápis B e 2B são usados para esboços, o 3B para criar texturas da pele, o 4B para desenhar pelos e cabelos, o 5B para sombras, e do 6B ao 9B para sombras mais escuras.

Já os desenhos realistas demandam um maior equilíbrio entre traços — rigidez para sombreamentos e maciez para tonalidades mais escuras —, por isso, as graduações centrais são mais indicadas, como H, HB, B, 2B e 4B.

Onde encontrar lápis graduado para desenho?

Se você busca complementar a sua coleção de lápis para desenho ou deseja treinar novas técnicas com os lápis mais indicados, conheça a Grafitti Artes, loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato.

Na Grafitti, você encontra diversos modelos de lápis graduados para desenvolver as suas técnicas de desenho.

Confira algumas opções disponíveis em nossa loja:

Quer conferir mais modelos?

Acesse nossa loja virtual e conheça toda a variedade de produtos para desenho da Grafitti Artes!

Você pode gostar de...