8 junho, 2022
3 dicas para melhorar o esboço dos seus desenhos
Feito à mão livre e sem acabamento, o esboço é a “preparação” para o desenho. Confira dicas para melhorá-lo e eliminar traços desnecessários.
Geralmente feito à mão livre e sem muitos acabamentos, o esboço pode ser descrito como uma “preparação” para um desenho e/ou pintura. Quase sempre é desenhado de forma rápida, em traços soltos e sem uma preocupação com o acabamento, mas não deixa de ser uma etapa importante para se ter uma ideia do resultado final da obra.
Apesar da natureza provisória que o esboço tem, há situações em que os rabiscos ficam “bagunçados” demais e não agregam na criação do desenho de forma tão positiva. É neste momento que surge a importância de melhorar o esboço para tornar mais fácil a continuidade da obra, eliminando os traços que são desnecessários.
Mas, quais técnicas posso utilizar para fazer isso? É exatamente isso que você irá aprender neste artigo. Continue a leitura para conhecer algumas técnicas para melhorar o esboço!
O que fazer para melhorar o esboço?
Antes de conhecer as técnicas para melhorar o esboço, destacamos a importância do desenhista cuidar dessa etapa com todo o carinho. Isso porque, diferente do que muitas pessoas pensam, o esboço não pode ser negligenciado. Para quem busca aperfeiçoar sua técnica, essa etapa é uma das mais fundamentais para se ter um resultado final impecável.
Esboçar é a primeira habilidade que se desenvolve no desenho, sendo bastante eficaz para a evolução do artista. Um esboço mal executado prejudicará o potencial da obra, por isso deve-se ter a percepção que melhorar esse desenho inicial é tão importante quanto se dedicar na finalização.
Afinal, o esboço também funciona como um roteiro ou mapa para direcionar sua criação. Diferente do que a maioria imagina, um desenhista que aperfeiçoa sua habilidade de esboçar acaba se tornando mais rápido para finalizar os seus desenhos e/ou pinturas, pois aprende a passar pela fase do “branco” de forma mais estratégica.
O esboço é um verdadeiro “treino” para o cérebro do artista pensar no projeto de forma a traçar a melhor alternativa para a execução. E, claro, melhorar esse esboço faz parte dessa dinâmica, até porque ideias melhores podem surgir para incrementar o desenho.
Agora que você já entende a importância dessa etapa, confira 3 técnicas que te ajudam nesta missão de melhorar o esboço:
1. Use uma borracha limpa tipos
A borracha limpa tipos é bastante usada por desenhistas para delimitar áreas de luz nos desenhos, mas também é eficiente para apagar falhas e retirar defeitos do esboço.
Por ser bastante flexível e macia, ela lembra uma massinha de modelar e você pode ajustá-la da forma que quiser, inclusive usando em pedaços.
É um tipo de borracha que não rasga e nem amassa o papel, pois ela “absorve” o grafite quando pressionada contra o desenho. Com isso, suaviza a intensidade dos traços e ajuda o desenhista a eliminar o que não for necessário no esboço.
Outra dica é usar a borracha limpa tipos para apagar o desenho de forma sutil e usar o lápis para fazer um segundo esboço sobre o primeiro, já considerando uma melhora no acabamento.
2. Faça um segundo esboço com a ajuda da mesa de luz
A mesa de luz é um acessório bastante útil para aperfeiçoar esboços. É possível utilizar qualquer modelo que caiba o seu desenho. O passo a passo é simples:
- Use a mesa de luz como base;
- Coloque o esboço original sobre o acessório;
- Depois, coloque uma folha em branco em cima da folha do esboço;
- “Redesenhe” o esboço e elimine os traços desnecessários.
3. Utilize a técnica do decalque
Nossa terceira dica para melhorar o esboço é fazer um decalque, uma técnica utilizada para fazer uma espécie de “cópia” do desenho. Neste caso, apenas do esboço original.
O processo também é bastante simples: pegue uma folha do tamanho da utilizada no esboço e a preencha com um lápis 2B ou 4B. Feito isso, pegue uma folha em branco e use como base para a criação de um segundo esboço.
A folha do decalque deve ser colocada sobre esse papel, com a parte do grafite voltada para baixo. O esboço original vai em cima desse “sanduíche de papel”. Com as folhas alinhadas, use um lápis para desenhar novamente sobre o esboço, criando um segundo desenho pela transferência do grafite.
É uma técnica que funciona da mesma forma que um papel carbono, com a diferença que o resultado terá um acabamento em grafite. Apenas tome o cuidado de não colocar muita pressão na mão, para não criar sulcos no papel que receberá o segundo esboço.
Onde encontrar materiais para desenho?
Se você está em busca de materiais para aperfeiçoar suas técnicas de desenho vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.
A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.
Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.
Notícias relacionadas