Os valores tonais presentes nos lápis de grafite
Categorias:

9 maio, 2024

Os valores tonais presentes nos lápis de grafite

O uso de diferentes graduações de lápis de grafite possibilita criar diversas texturas e efeitos em ilustrações em vários estilos diferentes. 

Sobretudo, a maciez e uma quantidade maior de argila na composição do lápis garante colorações específicas que são utilizadas por artistas que desejam criar luz e sombras, o que confere mais personalidade aos seus desenhos.  

Mas como saber qual lápis de grafite escolher para criar esses resultados? Neste conteúdo nós vamos explicar a diferença entre cada modelo e de que forma cada um pode ser usado. 

Vamos lá? 

Entenda a classificação dos lápis de grafite 

O grafite presente nos lápis é formado por uma mistura de argila com o grafite. Essa mistura é queimada e depois disso forma-se então um tubo que é envolvido com madeira. 

A escolha do lápis de grafite ideal passa pela compreensão de que eles são diferentes e é justamente essa variação que possibilita explorar a criatividade com esse material. Esses lápis trazem em suas bases um código, que são os números seguidos de H, B e  F, que indicam uma graduação com consequências diferentes no momento de desenhar.  

É a mistura de argila com grafite que vem indicada na base de todos os lápis e quem criou esse código foi Lothar von Faber, um dos descendentes da renomada marca de lápis Faber Castell. 

Ele desenvolveu um sistema de graduação que varia da dureza mais alta para a mais baixa, indo de 9H a 9B, em que H representa hard (duro) e B representa black (preto). Quanto maior o índice de H, mais rígido é o lápis, devido à menor quantidade de grafite na composição e maior presença de argila. Em relação ao B, quanto maior o número, mais grafite existe na composição do lápis. 

É  importante lembrar que mesmo que exista essa convenção, cada marca pode apresentar diferentes tonalidades em lápis com a mesma escala. 

A escala de dureza dos lápis de grafite é um aspecto fundamental a se considerar. Essa escala varia desde os lápis mais macios e escuros até os mais duros e claros, permitindo uma gama ampla de tons e texturas na produção de desenhos. Essas graduações são chamadas também de valores tonais.

Diferentes graduações de grafite.
Fonte: Desenhos Realistas

O que significa a escala H nos lápis de grafite 

Os desenhos que demandam detalhes precisos, podem ser feitos com os lápis grafite com H na nomenclatura. . 

Os lápis na faixa de 9H a 4H, por exemplo, são considerados duros e são ideais para trabalhos que exigem linhas finas e detalhadas. 

Assim, um lápis 9H criará um efeito de linha mais clara e fina do que um lápis 4H e também deixará uma marca mais leve no papel, além de borrar menos, por isso são muito utilizados em desenhos técnicos. Mas os lápis 4H também são uma opção para adicionar profundidade e dimensão aos trabalhos ao mesmo tempo que mantém a nitidez dos detalhes. 

 Já os lápis considerados médio duros, 3H a H, são opções interessantes para criar um sombreamento suave nos desenhos. 

O códigos HB e F nos lápis de grafite

O código F em um lápis de grafite indica que ele tem uma ponta fina, mas com uma coloração mais forte do que os lápis da escala H que explicamos anteriormente. 

Já o HB está no meio do espectro entre os lápis “B”, mais macios, e “H”, mais duros, sendo um tipo de lápis versátil para uso cotidiano, tanto para escrever quanto para desenhar.

Eles apresentam características da rigidez dos lápis do tipo H com a tonalidade mais escura dos lápis grafite tipo B, sendo uma das graduações intermediárias junto com o de tipo F. Os lápis HB são muito utilizados para escrita em escritórios ou por estudantes na escola. 

E os lápis de grafite com o código B? 

A graduação B, como já mencionamos, está relacionada com a maciez do grafite e é indicada para traços mais escuros e suaves. É por isso que são usados para criar sombras e texturas.

A maciez presente nos modelos B, 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B permite uma aplicação uniforme, facilitando a criação de gradientes e sombras. 

Com diferentes níveis de pressão, o artista pode variar a intensidade da cor, criando efeitos de luz que dão vida e profundidade aos desenhos. 

Conheça algumas opções de marcas:

Acesse a loja da Grafitti Artes para encontrar outras opções de produtos. 

Nos siga também nas redes sociais: Instagram e Facebook.