26 maio, 2021
Como fazer caligrafia para convites?
A caligrafia artística sempre esteve bastante presente em convites de casamentos, eventos e outras celebrações importantes. Afinal, esta técnica de escrita artística transmite toda a elegância e sofisticação necessárias para os momentos especiais.
Ao contrário dos modelos feitos em gráficas, os convites decorados com caligrafia são todos feitos à mão, recebendo cuidados e atenção redobrados.
Se você gostaria de aprender caligrafia ou já teve contato com a prática e quer saber mais sobre este universo, confira hoje como fazer escrita artística para decorar cartas e criar convites personalizados.
O conceito de caligrafia
A caligrafia é definida como a técnica de escrever de forma bela e legível. Ela se diferencia do lettering na forma de criação, pois as palavras não são desenhadas no papel, mas sim escritas de maneira fluida e elegante.
A partir da caligrafia tradicional, surgiu outra vertente chamada de caligrafia artística. Nesta técnica, o calígrafo — profissional que trabalha com as letras —, incorpora elementos e metodologias da arte para dar vida a uma escrita única e totalmente personalizada.
Apesar de não ser muito utilizada no dia a dia, a caligrafia é uma técnica bastante popular entre profissionais que ilustram convites de casamentos e demais eventos importantes.
Além disso, a caligrafia também pode ser usada em cartas e para a criação de tipografias, anúncios e logotipos.
Para realizar a caligrafia artística e obter bons resultados com o trabalho final, é necessário utilizar materiais e instrumentos específicos, como canetas com bicos de pena e tintas especiais.
A caligrafia artística ainda apresenta diferentes estilos, influenciados por questões históricas e geográficas. Os principais estilos que compõem esta técnica são:
- caligrafia inglesa: deriva da caligrafia irlandesa e possui muitos ângulos e inclinações;
- caligrafia comercial: estilo mais utilizado atualmente, sofreu várias mudanças e continua se adaptando ao uso comum;
- caligrafia comercial alemã: possui traços finos que conferem maior elegância, além de apresentar formatos diferentes para letras minúsculas e maiúsculas.
- caligrafia italiana: já foi a caligrafia oficial da Itália, e hoje é utilizada quase que exclusivamente em lápides e documentos oficiais.
- caligrafia coulée: estilo bastante utilizado na França, possui hastes mais alongadas e uma suave inclinação para o lado esquerdo.
- caligrafia ronde: estilo francês de caligrafia com letras retas e redondas, sem nenhuma inclinação para os lados.
Como fazer caligrafia para convites
Confira algumas dicas úteis para aprender a técnica da caligrafia artística e criar convites para casamentos e demais eventos totalmente personalizados.
- Escolha um estilo
O primeiro passo para começar a desenvolver a caligrafia é escolher um estilo e focar em suas características e formas de escrita.
Neste primeiro momento, basta escolher um dos seis estilos de caligrafia que mostramos acima, adquirir os materiais adequados e seguir para a próxima etapa! - Pratique os movimentos
Cada estilo de caligrafia possui formatos diferentes e variações que exigem movimentos distintos, por isso, a prática da escrita é tão importante.
Somente através de treinos recorrentes é possível dominar as técnicas e realizar os movimentos de antebraços e ombros corretamente.
Para ajudar nesta etapa, a dica é utilizar um caderno próprio para caligrafia, treinando círculos e ondas em um primeiro momento.
Após adquirir segurança para treinar as letras, o indicado é escrever todo o alfabeto, experimentando tamanhos e espessuras diferentes e inclinações variadas. - Tenha paciência
Por fim, seja paciente! Ao treinar a caligrafia artística, é preciso escrever com calma e não ter pressa.
Escrever rápido demais pode fazer com que a tinta falhe, sendo necessário a criação de “remendos” nos traços.
Já para evitar que a escrita saia torta no papel sem pautas, a dica é fazer um traço bem fino com o grafite para servir de orientação. Depois que a tinta secar, é só apagar o traço com uma borracha macia e pronto!
Materiais para caligrafia
Quer contar com os melhores materiais para praticar caligrafia e elaborar cartas e convites personalizados? Então, conheça a Grafitti Artes.
A Grafitti é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, e conta com uma grande variedade de produtos para caligrafia e lettering.
Confira alguns de nossos materiais para caligrafia e escrita artística:
- Pena para caligrafia Leonardt
- Cabo para penas de caligrafia Keramik
- Tinta para caligrafia Talens
- Bloco caligrafia Lana
- Caneta Caligrapher Sakura
Para conhecer toda a variedade de produtos da Grafitti Artes, acesse a loja online e boas compras!
Notícias relacionadas