Aquarela botânica: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência
Categorias:

9 abril, 2025

Aquarela botânica: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

Mergulhe na técnica da aquarela botânica e saiba tudo o que você precisa para começar a pintar a natureza com leveza, cor e expressão.

Você já deve ter ouvido falar ou ter visto algum belo exemplar de aquarela botânica e com certeza se perguntou: como é possível retratar plantas e flores de forma tão expressiva? Neste conteúdo vamos explorar o conceito de aquarela botânica e suas possibilidades em diferentes projetos, além de listar os materiais necessários para iniciar na técnica e onde encontrá-los.

Pronto para juntos nos inspirarmos na técnica da aquarela botânica? Boa leitura!

Afinal, o que é a aquarela botânica?

A aquarela botânica é um ramo da ilustração científica e consiste em uma técnica de pintura simples, com muitas possibilidades que, utilizando pigmentos dissolvidos em água, retrata plantas e flores de forma realista, permitindo a observação de detalhes e a identificação dos exemplares retratados.

A aquarela botânica e suas infinitas possibilidades

Representando a beleza da natureza, a técnica da aquarela botânica explora o uso de camadas, mistura de tons e texturas, tudo isso combinando a retratação de formas orgânicas com a imprevisibilidade de traços feitos com leveza e previsão.

Originária da ilustração científica, a técnica da aquarela botânica conquistou inúmeros corações e tornou-se uma forma de retratar, com muita sensibilidade e fidelidade, espécimes de plantas e flores em cartões personalizados, itens decorativos, telas de pinturas, e, até mesmo, peças de vestuário.

Livros que vão te inspirar a colocar no papel a técnica da aquarela botânica

Retratar a flora é uma necessidade dos seres humanos, seja para auxiliar no estudo das flores e plantas ou para dar um toque de leveza à decoração dos ambientes. Por isso, muitos artistas criaram livros que são ótimos guias para quem deseja iniciar nesta bela jornada chamada aquarela botânica. Continue a leitura e confira alguns dos livros que listamos para você!

• Ilustração Botânica: Técnicas para desenhar flores e plantas - Helen Birch

Ótimo para aflorar a inspiração, o livro é um guia de técnicas e recursos que foi escrito com base nas ilustrações científicas mais importantes da artista.

• Botanical Drawing in Color: A Basic Guide to Mastering Realistic Form and Naturalistic Color - Wendy Hollender

Este é um livro de estudo indicado tanto para iniciantes quanto para especialistas, com tarefas que aumentam em complexidade conforme o avanço em seu conteúdo.

• The Modern Flower Painter: Creating Vibrant Botanical Portraits in Watercolor - Anna Mason

Artista premiada e membro da Society of Botanical Artists, Anna Mason apresenta e ensina neste livro sua técnica de pintura em aquarela e, além disso, dá dicas de como ser um artista mais completo.

• Beginner’s Guide to Botanical Flower Painting - Michael Lakin

Neste guia para iniciantes, Michael Lakin apresenta, além de diversos exercícios, dicas e detalhes sobre cor, formas de desenho, tonalidade, composição e dissecação.

• Billy Showell’s Botanical Painting in Watercolor - Billy Showell

Reunindo diversos trabalhos de Billy Showell, este livro, além de inspirar e detalhar etapas de diversos estudos da artista, serve como um guia de materiais, métodos e técnicas para realizar pinturas de aquarela botânica.

Quais os melhores materiais para iniciar na técnica da aquarela botânica e onde encontrá-los?

Assim como no início de qualquer técnica de pintura, é comum que haja algum grau de frustração nas primeiras criações de aquarela botânica e, apesar disso, o importante é não desistir de se aperfeiçoar mais a cada dia.

Para iniciar na técnica de aquarela botânica, é essencial entender sobre os tipos de materiais para aquarela, composição e as diferentes marcas disponíveis no mercado, afinal, isso fará toda diferença no resultado final das pinturas.

Tintas profissionais

São tintas compostas de pigmentos mais nobres, que dão a elas qualidade superior e um resultado final incrível nas pinturas.

Pincéis de precisão

Existem os pincéis de cerdas naturais e os de cerdas sintéticas. Para a aquarela botânica os mais indicados são os de cerdas naturais, pois são mais macios e carregam bastante água. Além disso, são mais ecológicos.

Papel para aquarela

Para a pintura em aquarela, o papel precisa ter a gramatura de 300g/m², ser de celulose ou algodão. Os papéis em algodão são os mais indicados, pois absorvem melhor a tinta e dão mais vivacidade à pintura após a secagem.

Materiais complementares

Os materiais complementares são indispensáveis para garantir que tudo saia como planejado nas pinturas em aquarela. Separe sempre um ou dois potes com água limpa, godê (caso não tenha, pode ser um pratinho), um pano ou lenços de papel para limpeza.

Na Grafitti Artes, você encontra as melhores marcas e todos os materiais necessários para iniciar suas pinturas em aquarela. Visite a loja física em Curitiba ou acesse a loja virtual e encontre papel para aquarelapincéis de precisãotintas profissionais e uma infinidade de materiais que vão fazer você se apaixonar ainda mais pela técnica da aquarela botânica. 

Gostou deste conteúdo sobre aquarela botânica? Acompanhe nosso blog e siga a Grafitti Artes no Instagram Facebook para mais dicas, tutoriais e novidades sobre o universo da arte. Em nossa loja virtual, você encontra uma seleção completa de materiais para dar asas à sua imaginação e iniciar suas criações artísticas.