Scrapbooking: o que é isso?

Você já pensou em criar um álbum de registros que reúna suas melhores memórias de uma forma criativa e personalizada? Com o scrapbooking, isso é possível! Esta arte de fazer scrapbook reúne diversas ideias e ferramentas artísticas para auxiliar na criação de álbuns de memórias únicos e diferentes.

Mas se você não sabe o que é um scrapbooking, a gente te explica! Continue acompanhando o artigo que preparamos mais para saber mais sobre scrapbook e aprender a fazer o seu próprio álbum de memórias personalizado.

A palavra scrapbook vem do inglês scrap, que significa recortes, e book, que é traduzido como livro ou álbum. Sendo assim, de maneira simplista, scrapbook é um álbum de recortes. Mas aqueles que o fazem sabem que essa arte é muito mais do que um simples recortar e colar.

Conhecendo o scrapbooking

Se você procurar pelo significado do termo scrapbook, encontrará a seguinte explicação: é um livro de páginas em branco onde, livremente, podem ser inseridos recortes de imagens, fotos, textos e outros itens relacionados a momentos importantes que se queira recordar no futuro.

Isso significa, basicamente, que scrapbook é um álbum de memórias confeccionado de forma artesanal. Sua organização é feita por meio de colagens e outras técnicas manuais.

Mas ele é apenas a ponta do iceberg. A partir da montagem de álbuns, artesãos tiveram sua criatividade provocada. Assim, começaram a inventar novas maneiras de utilizar os diversos materiais que fazem parte da técnica do scrapbooking.

Surgiram, então, as páginas decoradas e emolduradas, como quadros, caixas de madeira revestidas com papéis estampados e várias “esculturas” feitas com esses papéis, tudo decorado com apliques, adesivos e outros enfeites.

Uma breve história do scrapbooking

Engana-se quem pensa que o scrapbooking nasceu com a internet. Sua origem é antiga, estima-se que do século XV. A ideia começou na Inglaterra antiga, com a compilação de receitas, poemas e cartas, entre outros papéis que as pessoas julgavam importantes.

São considerados os primeiros scrapbooks, de fato, os álbuns montados pelo terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, e pela Rainha Vitória.

Com a chegada da fotografia, houve uma revolução nessa técnica. Se antes os álbuns eram uma junção de recortes de jornal, cartões religiosos, cartas de amor, entre outros elementos aleatórios, com o recurso das câmeras esses álbuns ganharam uma estrela principal: a foto.

A fotografia é o que justamente separa os scrapbooks antigos dos novos. Aos poucos, essa ideia de eternizar memórias foi evoluindo e caindo no gosto dos norte-americanos, que aperfeiçoaram esse hobby.

O scrapbooking é uma arte que segue evoluindo. Com a internet e os avanços tecnológicos, surgem cada vez mais novas inspirações, ferramentas e possibilidades.

Um hobby para lucrar

Apesar de no início ser considerado um passatempo, o scrapbooking tornou-se uma grande oportunidade de negócio. Aos poucos, os álbuns diferentes, mais decorados e personalizados, foram substituindo os tradicionais álbuns brancos.

As decorações de festas de aniversário e infantis também ficaram mais originais, temáticas e artesanais, dando origem ao scrap festa.

Atualmente, existe uma indústria voltada para o scrapbook, com lojas e canais de comunicação especializados. Qualquer um tem acesso a informações sobre como montá-los, seja para presentear alguém querido, desestressar, praticar um hobby ou empreender.

O scrapbook é algo bastante versátil. Com criatividade, é possível montar lindas peças gastando pouco e improvisando com materiais que já se tem em casa. É uma questão de conseguir enxergar o potencial de páginas em branco e, assim, juntar de forma harmoniosa fotos, decorações e outros recortes e acessórios.

Artigos e ferramentas para scrapbooking

Entre os artigos mais utilizados por quem pratica essa técnica, estão os papéis — sejam eles decorados, lisos ou estampados.

Quanto às ferramentas, há os furadores, peças parecidas com grampeadores que cortam o papel no formato de desenhos ou criam bordas diferenciadas. Eles têm diversos tamanhos, podendo decorar páginas ou objetos com figuras que propõem um tema ou com pequenos desenhos geométricos que formam bordas.

Com a expansão do mercado de scrapbook, novas ferramentas foram surgindo, como a dobradeira (peça de plástico com aproximadamente três milímetros de altura), que serve para auxiliar na dobradura de papéis quando o objetivo é fazer uma “lombada”.

A cola é sem acidez, para impedir que o papel e as fotos amarelem com a incidência da luz e o passar do tempo. Já as bases para corte são pranchas feitas de material resistente a lâminas, para serem usadas como suporte no momento de cortar as folhas.

Os cortadores com lâmina circular, como os cortadores de pizza, permitem movimentos curvos. Já as tesouras de precisão, com lâminas mais estreitas e fio que vai até o fim do metal, possibilitam cortar cantos e detalhes. Há ainda acessórios como canetas, carimbos e fitas decoradas.

Confira como utilizar alguns materiais para deixar o seu scrapbook ainda mais criativo e único:

  • Fita banana dupla face
    A fita banana dupla face é ideal para dar destaque a determinados elementos, pois ela deixa um efeito de alto-relevo na superfície do material.

Além disso, esta fita é ideal para fixar enfeites que não podem ser colados com a cola tradicional.

  • Relevo transparente
    O relevo transparente pode ser utilizado para dar volume aos enfeites e para fixar diversos itens, como botões, fitas, flores secas, alfinetes entre outras decorações que exigem um elemento incolor.
  • Cola
    Para quem deseja manter um aspecto limpo no scrapbook, mesmo utilizando diversos elementos, a dica é usar o mínimo de cola possível.

Ela pode ser substituída por fitas coloridas, estampadas e reposicionáveis, deixando uma aparência mais limpa na página e facilitando a remoção em caso de erros.

  • Carimbos
    Os carimbos com diferentes estampas dão uma nova cara ao scrapbook, pois podem ser utilizados para decorar as páginas e criar figuras únicas.

Com o auxílio de uma esponja molhada e uma carimbeira é possível criar sombreados nas bordas das páginas, resultando em um álbum totalmente personalizado.

Vale lembrar que tudo pode virar decoração em um scrapbook: um botão perdido, um ingresso de cinema, uma página de uma revista, o glitter que sobrou de outro trabalho, uma fita colorida, uma flor seca, etc. Basta usar a criatividade e expressar os sentimentos nas páginas do álbum.

Técnicas para decorar o scrapbook

O scrapbooking é uma técnica que permite grande liberdade criativa na hora de montar álbuns, agendas, capas de cadernos e demais objetos. Por isso, as possibilidades e técnicas de criação são inúmeras.

Confira algumas dicas para decorar o seu scrapbook:

  • Recortes de jornais e revistas
    Revistas e jornais velhos são grandes aliados na hora de decorar scrapbooks, pois as imagens e frases podem ser utilizadas para formar novas colagens que irão decorar as páginas do scrapbook.

Para personalizar ainda mais o scrapbook, vale complementar a colagem com canetas coloridas e tinta.

  • Mesclado com outras técnicas
    As colagens e recortes são as técnicas mais tradicionais de decoração de scrapbook. Mas para dar um toque a mais no álbum de memórias, vale mesclar diferentes técnicas, como lettering, desenhos, pinturas, costura, bordado, entre outras.

Na hora de preencher o scrapbook, o que vale é abusar da imaginação e da criatividade para criar algo único!

A técnica de lettering, por exemplo, pode ser uma grande aliada na hora de decorar o scrapbook com frases que combinem com o álbum. Quem sabe desenhar pode aproveitar esse dom para criar páginas temáticas que sejam um atrativo aos olhos.

Lembre-se que esse artesanato não se restringe à criação de álbuns. Ele pode ser aplicado em cartões, calendários, marcadores de livros, agendas, lembrancinhas de festa, objetos de decoração, caixas de MDF, entre outros.

  • Quilling
    A técnica de quilling utiliza tiras de papel de diferentes cores e gramaturas enroladas e modeladas para formar desenhos e formas diversas.

O quilling pode ser usado para decorar capas de álbuns de fotografias, agendas e scrapbooks, dando forma a composições decorativas e personalizadas.

  • Pop Up
    Outra técnica de trabalho com papel, o pop up é bastante utilizado para criar livros dobráveis com figuras que “saltam” da página.

Com mais paciência e técnica, o pop up pode ser aplicado na decoração e ilustração das páginas do scrapbook.

A internet e o scrapbooking

Grande aliada do scrapbook, a internet é uma fonte de boas referências. Em tutoriais no YouTube ou blogs, você pode aprender diferentes técnicas e encontrar materiais bem mais em conta.

Diferentemente dos scrapbooks da Inglaterra antiga, quem começa neste mundo tem a facilidade de encontrar diversas informações disponíveis. É possível pesquisar os melhores preços e marcas, buscar inspirações e ainda divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Além de ter um resultado impecável, o scrapbooking é uma arte terapêutica. É o trabalho de organizar as memórias e fazer arte com decoração.

Enquanto você tem o prazer de fazer arte, também revive as emoções do passado por meio de um pedaço de papel, exercitando, ao mesmo tempo, sua criatividade.

É, enfim, um universo em crescimento. As possibilidades são muitas, tanto para quem quer se divertir quanto para quem procura por uma renda extra.

Se você se interessou pelo scrapbooking e deseja receber outros conteúdos como este em primeira mão, continue acompanhando o blog da Grafitti Artes.

Em nosso blog, você encontra diversos artigos sobre artesanato, desenho e pintura, além de dicas úteis, curiosidades e técnicas interessantes para a realização de diferentes atividades artísticas.

Clique aqui para acessar o nosso blog e ficar por dentro de tudo!

Onde encontrar materiais para scrapbook?

Agora que você já está por dentro das diversas técnicas para decorar um scrapbook, é hora de comprar os materiais necessários e colocar a mão na massa!

Na Grafitti Artes, você encontra diversas opções de materiais e ferramentas ideais para começar um scrapbook.

Confira umas seleção de ferramentas e artigos para decoração e personalização do seu álbum de memórias:

Quer conferir toda a variedade de materiais para scrapbook da Grafitti Artes?

Acesse nossa loja virtual e conheça as opções.

Você pode gostar de...