Pincéis artísticos: saiba como e quando usá-los

Tão importante quanto a criatividade e a habilidade, são os instrumentos pelos quais a veia artística ganha forma, já que bons materiais auxiliam nos resultados.

É por conta disso que é essencial conhecer bem os pincéis artísticos, seus tipos e para quais técnicas cada um pode ser utilizado.

Muitas vezes, o artista, seja ele iniciante ou profissional, pode não pensar nos detalhes no momento de escolher esse material.

Mas de nada adianta ter uma ótima ideia e excelentes tintas se o pincel não for o adequado. Afinal, ele é a varinha mágica que pode trazer vida ao seu quadro.

Neste artigo, vamos mostrar os tipos de pincéis artísticos, além de abordar os diferentes tamanhos, formatos, cerdas e suas respectivas finalidades que podem ser exploradas.

Vamos lá?

Os diferentes tamanhos de pincéis

O primeiro ponto para ser observado em um pincel é o seu tamanho, classificado por meio de número, estando os mais comuns entre o 000 e o 20.

Do menor para o maior, estes tamanhos são: 7/0 (também especificado 0000000), 6/0, 5/0, 4/0, 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 28, 30. Os tamanhos de 000 a 20 são os mais comuns. Quanto maior o número, mais pelos o pincel tem.

Em relação aos cabos, a maioria deles é feito de madeira, mas existem outras opções mais baratas, moldadas e em plástico.

Alguns cabos fabricados em série costumam ser de madeira crua não-tratada, já outros, mais elaborados, são de madeira de lei tratada.

O aspecto brilhante do cabo do pincel é alcançado quando a madeira é selada. Isso também protege o pincel contra sujeira e o torna à prova d’água.

No que diz respeito ao comprimento do cabo do pincel, não existe necessariamente uma regra, a escolha é muito subjetiva do artista e precisa se adequar melhor a preferência de quem vai passar muitos dias realizando a mesma pintura.

Quando for escolher, o artista deve pensar no tamanho da obra e o tipo de técnica que utilizará.

Na maioria das vezes, os pincéis menores funcionam bem para contornos finos e mais detalhados, como na pintura em aquarela, guache e nanquim.

Já os pincéis maiores são indicados para pinturas em acrílico ou a óleo, onde se trabalha a distância.

Se na técnica escolhida você preencherá grandes blocos de cor chapados, lisos e sem marcas, os pincéis maiores serão a melhor alternativa. Contudo, se forem pequenos blocos de cor, os pincéis pequenos são mais recomendados.

Os medianos são adequados para pinturas de 50 × 50 cm.

Mas a lógica em relação ao tamanho é simples: detalhes miúdos são feitos com pincéis pequenos, enquanto figuras grandes demandam pincéis igualmente grandes.

Os formatos dos pincéis artísticos

O formato é importante para o efeito que se pretende alcançar na pintura.

Abaixo explicamos melhor sobre os principais tipos de formatos existentes.

Pincel redondo

O pincel redondo é um dos favoritos na pintura, já que ele oferece uma grande versatilidade de pinceladas.

Com ele, é possível fazer traços finos ou grossos, retos ou curvos, dependendo da pressão e do ângulo que se aplica sobre a superfície. Ele também é ideal para fazer detalhes e acabamentos para diferentes tipos de desenhos.

Esse pincel tem uma virola redonda, que é a parte metálica que segura os pelos do pincel.

Os pelos podem ser naturais ou sintéticos, com uma forma curva ou pontiaguda.

Os pelos naturais costumam reter mais água e tinta, permitindo pinceladas mais longas e fluidas, enquanto os pelos sintéticos costumam dar mais controle e definição aos traços.

O pincel redondo pode ser usado com diferentes tipos de tinta, como óleo, acrílica, aquarela ou guache. Ele também pode ser encontrado em vários tamanhos e comprimentos, que influenciam no resultado da pintura.

Quanto maior o pincel, maior a capacidade de cor e menor a precisão e quanto menor, menor será a capacidade de cor e maior a precisão.

Pincel chanfrado

O pincel chanfrado é essencial para proporcionar delicadeza e sofisticação à pintura.

Ele tem um corte em diagonal que facilita a pintura de cantos, degradês e sombreados e é ideal para fazer traços finos e precisos, como delineados e contornos.

O pincel chanfrado pode ser trabalhado com diversas tintas como, como óleo, acrílica, aquarela ou guache.

Assim como o pincel redondo, ele é encontrado com diferentes tamanhos e comprimentos, que influenciam no resultado da pintura.

Pincel chato

Os desenhos que possuem grandes extensões que precisam ser preenchidas podem contar com a versatilidade do pincel chato.

O seu uso não se restringe a pinturas, sendo também a escolha para artesanato, pinturas em MDF e até mesmo acabamentos em esculturas.

Apesar de ter as cerdas retas, o seu toque é macio.

Existem também diferentes tamanhos e larguras disponíveis.

Pincel língua de gato

O nome “língua de gato” foi dado a esse modelo de pincel devido à sua ponta arredondada, que lembra à forma de uma língua de gato.

Essa característica, de arredondamento, torna esse pincel o indicado para muitas demandas diferentes, que passam por pinturas mais delicadas de pétalas, por exemplo, até a criação de outras figuras maiores com mais detalhes.

Disponível em uma variedade de tamanhos e comprimentos, o pincel língua de gato combina a eficiência de um pincel chato com a precisão de um modelo redondo.

Além disso, a sua ponta arredondada permite uma suavidade única ao esfumar cores e criar degradês suaves. É a escolha ideal para aqueles que desejam dominar técnicas que envolvem o uso de diferentes ângulos e traços.

Pincel modelador

O pincel modelador conta com uma habilidade de retirar tintas da superfície, o que pode transformar de forma impressionante o resultado da pintura.

O seu uso proporciona uma intensa exploração de efeitos diferenciados e uma ampla gama de possibilidades criativas, além do uso se estende para várias tintas como às tintas a óleo, acrílica e guache.

Para aquelas pinturas onde há o desejo de acrescentar um jogo de luz e uma brincadeira com dimensões, o pincel modelador pode ser o instrumento para atingir esse objetivo com precisão.

O seu uso também é indicado para a modelagem de biscuit, onde o pincel auxilia na criação de detalhes precisos e conferindo acabamentos profissionais a cada peça.

Pincel de aquarela

Uma das características mais importantes para pintura de aquarela é a maciez que o pincel precisa apresentar, justamente para proporcionar a suavidade e delicadeza desse tipo de arte.
Pensando nisso, os pincéis de aquarela precisam também reter água para criar pinceladas longas e fluidas.

Para realizar pinturas de aquarela existem vários tipos de pincéis, como redondos, chatos e chanfrados e cada um deles é indicado para o efeito que o artista deseja transmitir.

A lógica para pinturas em aquarela é a mesma para outras técnicas: para desenhos menores, o aconselhado é a utilização de pincéis de números menores (os mais finos).

Para desenhos maiores, é melhor explorar os pincéis de espessura média à grande, sendo os médicos indicados para os contornos das ilustrações e os grandes para preencher grandes figuras.

Qual é a importância das cerdas dos pincéis

Nós já mencionamos brevemente sobre as cerdas dos pincéis quando explicamos sobre cada tipo, mas é necessário nos aprofundarmos nesse conceito, pois ele é bastante importante.

As cerdas podem ser naturais, de qualquer cabelo macio ou pelo de animais, ou, então, sintéticas, geralmente de filamentos de nylon extrudado.

Os pelos naturais mais utilizados são os de Marta Kolinsky — mais caros e raros —, doninha, orelha de porco, esquilo, texugo, quati, camelo, entre outros animais. No entanto, os pincéis de filamento sintético já alcançaram a mesma qualidade, oferecendo maior durabilidade.

É preciso levar em consideração, também, a tinta trabalhada e a qualidade desejada, ao escolher o pincel. As cerdas naturais, por exemplo, retêm mais tinta, são macias e flexíveis, enquanto as sintéticas são mais lisas e duras.

Outro fator em relação às cerdas é o seu comprimento. As mais longas, principalmente naturais, oferecem pinceladas mais arrastadas. Por mais que sejam naturalmente macios e agradáveis de se trabalhar, é preciso ficar atento à imprevisibilidade desse pincel, uma vez que as cerdas ficam mais soltas durante a pintura.

Já os pincéis de cerdas curtas oferecem precisão e controle, deixando marcas menos fluídas e mais mecânicas.

Você já conhecia todos esses detalhes sobre os pincéis artísticos?

Para acessar outras dicas e conteúdos relevantes, não deixe de nos acompanhar no nosso blog e também nas redes sociais:

Instagram;
Facebook.

Você pode gostar de...