Passo a passo: como fazer flores artesanais para usar em decorações

Não há como negar: os acessórios decorativos handmade (feitos à mão) se tornaram uma febre no design de interiores. Um exemplo são as flores artesanais, sejam elas feitas de tecido ou papel.

Você sabe o porquê disso? Um dos principais motivos é que o trabalho manual, que é uma das grandes características do artesanato, confere exclusividade às decorações.

Afinal de contas, você mesmo pode fazê-lo e imprimir seus gostos pessoais no processo, o que ajuda a personalizar cada canto do lar e, consequentemente, deixá-lo com a sua cara. Sem mencionar, é claro, que ainda é possível repaginar outras peças decorativas, como vasos, abajures e espelhos, dando sobrevida a eles. Maravilhoso, não é?

Pensando nisso, reunimos um passo a passo para que você aprenda fazer flores artesanais em casa, aperfeiçoando seu conhecimento sobre os materiais necessários e o melhor: sem gastar muito. Confira!

Flores artesanais com papéis

Flor com pétala única em formato de copo de leite

Materiais necessários:

  • 2 folhas de papel para trabalho manual (gramatura igual ou maior a 80g);
  • régua;
  • haste;
  • lápis;
  • cola bastão;
  • tesoura de precisão.

Modo de fazer:

Com a régua e o lápis em mãos, desenhe um retângulo de 10cm de largura por 5cm de altura. Feito isso, recorte-o com a tesoura. Depois você deve pegar uma das pontas do papel e enrolá-lo de forma cilíndrica — lembrando que a base deve ser fina e o topo largo, tal qual acontece com os copos de leite.

O próximo passo é colar a base da haste e a ponta solta do papel ao resto da estrutura. Para finalizar, você deve fazer um pequeno cilindro com o segundo papel e colocá-lo dentro da flor para simular o botão dessa bela espécie. Que tal?

Flor com pétalas sobrepostas

Materiais necessários:

Modo de fazer:

Pegue o papel e faça o recorte de 10 a 15 moldes ovais de 5cm de altura por 4cm de largura. Pegue um deles e enrole a base em uma das pontas da haste, de forma similar ao caso anterior. O que mudará é que você vai revestir uma pétala com a outra, criando camadas sobrepostas de maneira similar a uma rosa. Não se esqueça de colar apenas a ponta inferior de cada uma delas, deixando o topo solto.

Flores artesanais com tecidos

Flor com pétalas em camadas

Materiais necessários:

Modo de fazer:

Pegue a caneta esferográfica e desenhe no papel o formato de uma flor com seis pétalas. Depois recorte esse padrão e coloque-o tanto sobre a seda quanto sobre a organza, fazendo o contorno deles — seis vezes em cada um — com a caneta para tecido.

A partir daí é só recortá-los com a ajuda da tesoura para tecido, e sobrepor uns aos outros em camadas. Para finalizar, use a linha e, com o auxílio do alfinete, costure o centro da flor. O resultado será um belo exemplar com volume armado graças ao chiffon!

Flor com pétalas em círculos

Materiais necessários:

  • 50cm de renda;
  • tesoura para tecido;
  • caneta para tecido;
  • botão (da cor que desejar);
  • cola para tecido.

Modo de fazer:

Com a ajuda da caneta para tecido, faça 11 círculos na renda — todos da mesma circunferência. Depois recorte-os com a tesoura e separe um para ser a base da flor. Feito isso, pegue os demais moldes e dobre-os duas ou três vezes até que o círculo se transforme em um cone. Ao conseguir, basta colá-los sobre a base e preenchê-la em formato sequencial e circular. Para dar um charme a mais, cole o botão no centro da flor!

Gostou das dicas de como fazer flores artesanais? Então não deixe de colocá-las em prática e renovar os mais diferentes cômodos do lar! Aproveite também e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e inspire-os a descobrir mais sobre o artesanato!

Você pode gostar de...